1 Analise as afirmações com relação ao núcleo celular a seguir:
I - É a estrutura responsável pela reprodução celular.
II - Esta estrutura contém o material genético responsável pelas características hereditárias.
III - Quando o núcleo não consegue mais se dividir, a célula morre.
IV - É a estrutura responsável pela permeabilidade seletiva, controlando a entrada e a saída de substâncias na célula.
V - Apresenta-se envolto pela carioteca. Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas: Escolher uma resposta.
2 Sabemos que os radicais livres estão envolvidos com várias patologias e podem induzir lesões celulares, particularmente lesões de membrana. Podemos afirmar que: Escolher uma resposta
3 As substâncias conhecidas como antioxidantes neutralizam os radicais livres ou seus efeitos. Alimentos antioxidantes são aqueles ricos em substâncias que podem “varrer” os radicais livres e fortalecer a membrana celular, para que os danos do “bombardeio” não afetem o núcleo e o DNA da célula, impedindo a reprodução celular. De acordo com estas informações, analise as seguintes afirmações:
I - Nosso organismo tem sistemas de inativação desses radicais que incluem os antioxidantes endógenos (ou exógenos como selênio, zinco e vitamina E), enzimas como a superóxido dismutase, catalases e a glutationa peroxidase.
II - Acredita-se que os processos patológicos que ocorrem em função dos radicais livres não se fundamentam no desequilíbrio entre a formação e a destruição desses radicais, ou seja, entre os radicais livres e os antioxidantes.
III - O papel do elemento zinco no organismo humano está envolvido na estabilização d e membranas estruturais e na proteção celular, prevenindo a peroxidação lipídica.
IV - O papel fisiológico do zinco como antioxidante é evidenciado por dois mecanismos: proteção contra oxidação e inibição da produção de espécies reativas de oxigênio, reforçando, assim, o papel do zinco como estabilizador da membrana plasmática e organelas celulares.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
Escolher uma resposta.
4 O núcleo celular é uma estrutura que contém o material genético responsável pela reprodução e propagação da vida, o DNA. Interferências na comunicação nuclear e cromossômica acarretam morte celular e ou anomalias funcionais no organismo. Assinale a alternativa correta:
5 Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) de acordo com as seguintes afirmações:
As anormalidades genéticas adquiridas são mutações que resultam de alteração do material genético. Muitas doenças resultam de danos em genes ou cromossomos, e esses defeitos podem ocorrer de maneira espontânea, herdada ou por meio de influência agressiva do ambiente. Assim:
( ) Defeitos na duplicação do DNA podem causar mutações genéticas. As mutações tornam -se alterações permanentes na estrutura do DNA, podendo ser corrigidas por mecanismos de reparo do próprio DNA, os quais previnem danos graves ao organismo.
( ) Apesar de mutações genéticas serem de extrema importância pa ra a evolução de uma espécie, a sobrevivência do indivíduo não depende da estabilidade de seu genoma. A estabilidade não deve resultar em mecanismo de replicação, mas, sim, em mecanismos que reparem os danos no DNA.
( ) Entende-se por reparo a correção de erros causados por muta¬ções, realizada por mecanismos existentes e conhecidos de reparo do DNA lesado, onde uma célula pode ter vários sistemas capazes de atuar ao mesmo tempo no DNA lesado.
( ) Também a radiação ionizante pode causar mutações genéticas em mulheres grávidas, no entanto, existem mecanismos de reparo do DNA para este tipo específico de dano. Se eles falharem ou se o dano for muito grave para ser co rigido, danos permanentes ao DNA podem ocorrer, resultando em malformações.
6 Sabendo que os defeitos do tubo neural (DTNs) são anomalias congênitas graves relacionadas aos tecidos do sistema nervoso (cérebro e medula espinhal) e que as substâncias que causam danos ao desenvolvimento de embriões ou fetos são conhecidas como substâncias teratogênicas, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas seguintes afirmações:
( ) Os defeitos do tubo neural resultam do fechamento completo do tubo neural durante a quarta semana de desenvolvimento embrionário.
( ) As condições clínicas mais comuns dos defeitos do tubo neural são espinha bífida e anencefalia, e as causas que contribuem para esses distúrbios são danos genéticos e teratogênicos.
( ) As infecções maternas durante a gravidez também podem causar efeitos teratogênicas sobre o feto.
( ) Um dos principais riscos associados ao aumento da incidência das DTNs é a deficiência materna de ácido fólico, que tem início antes mesmo da mulher saber que está grávida.
( ) Os distúrbios que ocorrem após a concepção, que, portanto, não são herdados, são distúrbios do desenvolvimento. Durante o período de organogênese, o sistema que está mais susceptível não será afetado. Marque a alternativa correspondente