O que faz o engenheiro mecânico? Conheça a profissão
Você sabe o que faz o engenheiro mecânico? As atuações são variadas, com uma gama de opções. Leia este texto e conheça algumas das principais!
Com a enorme quantidade de cursos de engenharia, fica difícil saber como escolher a melhor opção. Cada pessoa tem suas preferências e, além delas, é comum investigar a média salarial e as possibilidades de atuação para cada área antes de escolher o curso.
Falando nisso, o que faz o engenheiro mecânico? Se a quantidade de cursos de engenharia no Brasil já é grande, as possibilidades para cada uma delas também são. A seguir apresentaremos algumas áreas de atuação da engenharia mecânica e um breve resumo das atividades.
Como é o curso de Engenharia Mecânica?
O curso de Engenharia Mecânica não se difere muito dos outros, seguindo um mesmo modelo. Sua duração é de cinco anos, nos quais o estudante irá ver diversas disciplinas que o deixará pronto para assumir as tarefas que citaremos mais a frente.
Como uma boa graduação de exatas, a Engenharia Mecânica mescla muito bem a prática com a teoria. Para mandar bem nas aulas, o aluno precisa compreender a parte matemática e física dos objetos, assim como estar ligado nas tecnologias da área.
Quais são as principais matérias de Engenharia Mecânica?
Indo ao encontro dos outros cursos, a Engenharia Mecânica também possui o ciclo básico das engenharias. Nos dois primeiros anos de graduação, são vistas as disciplinas comuns da área. Algumas delas são:
Após isto, nos três últimos anos do curso, é hora de ver as matérias específicas do campo de estudo da Engenharia Mecânica. Com uma formação completa, alguns exemplos de disciplinas vistas são:
- Automação;
- Dinâmica das Máquinas;
- Elementos de Máquinas;
- Eletromagnetismo;
- Estatística;
- Gestão de Projetos;
- Máquinas Hidráulicas;
- Mecânica dos Fluidos;
- Sistemas de Controle; e
- Termodinâmica.
Quais as principais atuações do engenheiro mecânico?
Em geral, o que faz o engenheiro mecânico é a idealização, desenvolvimento e construção de projetos de sistemas mecânicos. Projetando máquinas, motores, dispositivos, automóveis, equipamentos, etc, ele pode se encontrar em diversos espaços.
A área de atuação da engenharia mecânica é bem ampla, afinal, as máquinas e outros produtos que precisam de sistemas mecânicos estão por toda a parte. Deste modo, destacamos algumas das atuações que você poderá ter após a graduação:
-
Indústria automotiva
Se você perguntar para qualquer pessoa onde a Engenharia Mecânica atua, certamente essa será a primeira resposta. O engenheiro mecânico automotivo projeta, desenvolve e aprimora veículos, otimizando o desempenho destes automóveis.
Dentro da cadeia de produção, você poderá trabalhar na criação de um design externo atrativo e funcional, além de realizar melhorias práticas, como redução de consumo de combustível. Atualmente, a grande preocupação é em produzir modelos sustentáveis, que tenham um bom desempenho sem ser agressivo com o ambiente.
-
Pesquisa e desenvolvimento de projetos
Assim como as demais graduações, a realização de pesquisas e estudos para trabalhar no processo criativo é sempre uma boa ideia. Há sempre espaço para o desenvolvimento de produtos, que precisarão contar com muita técnica e praticidade.
Na Engenharia Mecânica, o campo de estudo está voltado, muitas vezes, para o desenvolvimento de projetos para diversas empresas. O profissional participa ativamente de todo o processo, indo de seu desenho até a produção final.
-
Indústria petroquímica
De tudo o que faz o engenheiro mecânico, uma das áreas que mais pagam bem é a indústria petroquímica. As oportunidades no Brasil são boas, afinal, contamos com a Petrobras, uma das maiores e mais lucrativas do setor do petróleo.
As possibilidades também são altas, podendo ir da extração, com construção de máquinas para a perfuração, até a os produtos petroquímicos. O refino, tratamento e distribuição do combustível também são tarefas do engenheiro mecânico.
-
Realização de testes
A produção dos sistemas mecânicos não é tão simples quanto parece: além de passar por uma idealização bem pensada e complexa, os produtos precisam ser testados antes de estarem de fato prontos. Para isso, são criados protótipos físicos e digitais.
Com a utilização de softwares específicos, a produção pode ser analisada e testada de forma automatizada. Com os testes, além de garantir a segurança e qualidade dos objetos, é possível reduzir os custos para as empresas.
-
Gestão
Para quem tem bastante experiência — além de uma formação completa —, trabalhar com gestão é uma ótima oportunidade. Este é um cargo alto, que pode estar ligado ao gerenciamento de equipes ou de processos.
É fundamental contar com habilidades pessoais, como uma boa comunicação e liderança, pois esse profissional poderá, em muitos casos, trabalhar com funcionários de outros setores. Por estar na engenharia, essa gestão é mais prática.
-
Manutenção
Mesmo os melhores equipamentos mecânicos estão sujeitos ao desgaste do tempo, além das possibilidades de falha. Neste sentido, a manutenção é mais uma área de atuação da engenharia mecânica.
O profissional que assume este cargo deve desenvolver medidas de cuidados com o maquinário, tanto de forma preventiva quanto corretiva. Além de dar manutenção nos sistemas mecânicos, ele deve estar a frente e pensar em como manter suas estruturas seguras, duradouras e com um bom desempenho.
-
Empregos públicos
Em toda graduação, seja de exatas, humanas ou biológicas, trabalhar em um emprego público é sempre uma opção interessante. Para quem se preocupa com a estabilidade, os concursos são a melhor escolha.
As possibilidades de trabalho estão tanto no nível municipal, estadual e nacional, sendo fundamental pesquisar pelos editais abertos. Com salários interessantes, a maioria das vagas se encontram no poder executivo, mas é possível achar também em algumas empresas públicas.
-
Desenvolvimento de novos produtos
Para finalizar, vamos falar um pouco da inovação na Engenharia Mecânica. No desenvolvimento de novos produtos, o profissional constrói projetos 2D ou 3D bem detalhados, com o uso dos melhores softwares de engenharia e de desenho.
Diferente do desenvolvimento de projetos, a ideia aqui é a inovação. É preciso estar ligado nas tendências, no mercado e ter um bom entendimento de design.