1 Sobre o conceito de lesão reversível, podemos afirmar que: Escolher uma resposta.
2 As lesões irreversíveis acontecem quando:
Escolher uma resposta.
3 As As lesões degenerativas são classificadas de acordo com o acúmulo de algumas substâncias. De acordo com esta afirmação, quais são as afirmações corretas
4 Um queloide é um crescimento adicional de tecido cicatricial sobre uma ferida da pele, assim:
5 Assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas seguintes questões: Uma lesão física, causada por uma fonte mecânica, térmica ou química pode levar a danos na estrutura de células e afetar suas funções. Assim:
( ) As lesões no joelho, excepcionalmente no menisco, são muito comuns em atletas, adultos co m sobrepeso ou obesos, praticantes de atividade física em demasia, causando estresse e dano desta articulação.
( ) A ferida de pressão (escara ou úlcera decúbito) consiste em lesões que aparecem em cima de proeminências ósseas, tais como a parte traseira da cabeça, ombro, osso sacro e osso do calcanhar. As formações dessas lesões ocorrem por causa da compressão entre uma proeminência óssea e tecidos moles. A extensão da lesão pode ir desde a formação de úlceras até a necrose, onde há a morte do tecido.
( ) A lesão térmica é aquela causada por extremos de temperatura, como ocorre no caso das queimaduras e ulcerações pelo frio. Esse tipo de lesão também pode ser superficial, atingindo camadas da pele, ou atingir músculo, vasos sanguíneos e inervações, agravando o quadro.
( ) Toxinas endógenas (de dentro do próprio organismo, como no esôfago, estômago e intestino delgado) não causam lesões no organismo, são substâncias benéficas. Somente substâncias externas ao organismo, como o álcool, que lesa as células do fígado, levando à cirrose hepática, é que podem danificar estas estruturas
6 Muitas doenças envolvem a participação dos radicais livres de oxigênio na formação de lesões, pois esses radicais interagem com os fosfolipídios de membrana. Assim, assinale Verdadeiro (V) ou Falso (F) nas seguintes afirmações:
( ) Durante os processos metabólicos, esses radicais atuam como mediadores para a transferência de elétrons nas várias reações bioquímicas. Porém, a produção excessiva deste elemento no organismo pode conduzir a danos oxidativos.
( ) A oxidação é a combinação de uma substância com o O2 (oxigênio) ou perda de hidrogênio ou de elétrons.
( ) As oxidações biológicas são catalisadas ou geradas por enzimas específicas, como Superóxido Dismutase (SOD), Catalase (CAT) e Glutationa Peroxidase (GPx).
( ) As espécies reativas de oxigênio nunca devem agir de forma benéfica ao organismo, mesmo quando usadas pelo sistema imunitário para atacar e aniquilar agentes patogênicos ou quando atuam como moléculas mensageiras em vias de sinalização celular.
( ) O “estresse oxidativo” é o desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio e as substâncias antioxidantes . Quando há esse desequilíbrio, acontece a possibilidade de aparecer diferentes doenças.