Resistência dos Materiais Unidade de ensino 1

Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 1 /U1S1 - Atividade Diagnóstica

1  “As reações exercidas sobre uma estrutura bidimensional podem ser divididas em três grupos, que correspondem a três tipos de apoios: Reações equivalentes a uma força com linha de ação conhecida; reações equivalentes a uma força de direção, sentido e intensidade desconhecidos; reações equivalentes a uma força e a um binário.”

A Figura apresenta três tipos de apoios. A partir das definições estudadas sobre apoios, da esquerda para a direita, qual o nome destes apoios?

Figura - Apoios

 

 

 

2 “Para projetar os membros e as conexões de uma treliça, é necessário primeiro determinar a força desenvolvida em cada membro quando a treliça está sujeita a um determinado carregamento. Para isso, faremos duas hipóteses importantes: Todas as cargas são aplicadas nos nós; os membros são conectados entre si por pinos lisos. ”

 Para uma treliça, quando aplicadas forças em seus nós, quais os tipos de forças internas que as barras desta treliça podem ter?

 

Escolha uma:

 

 

3 “ Para analisar ou projetar uma treliça, é necessário determinar a força em cada um de seus membros. Uma maneira de fazer isso é usar o método dos nós. Esse método se baseia no fato de que se a treliça inteira está em equilíbrio, então cada um de seus nós também está em equilíbrio. ”  

 

Para a treliça da Figura, analise seu comportamento. Supondo  que  e  são forças de carregamento maiores que 0 e mantém o sentido indicado na figura. Quais barras terão a mesma força interna, entre si? 

Figura - Treliça


 Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 2 /U1S2 - Atividade Diagnóstica

“Para que a barra sofra deformação uniforme é necessário que a força P seja aplicada ao longo do eixo do centroide da seção transversal e que o material seja homogêneo e isotrópico”

A partir dessa hipótese simplificadora, qual afirmativa melhor define os materiais homogêneos?

Escolha uma:

 

2 “Segundo o portal G1 do Rio Grande do Norte de 07/03/2017, uma forte ventania levantou parte do telhado do Centro de Artesanato da Praia dos Artistas em Natal nesta terça-feira (7), por volta das 14h40.

O fato da barra da treliça do telhado quebrar sob ação do vento, depende de quais aspectos?

Escolha uma:

 

3 Segundo o site Casa e Jardim de 21/07/2016: “Ao utilizar o tijolo aparente na decoração, facilmente nasce um ar rústico e descolado na casa. Versátil, esse recurso pode ser usado do banheiro à fachada”. Estes tijolos cerâmicos possuem dimensões média de 11,5cm de comprimento por 24cm de largura e 5,2cm de altura, e dependo da qualidade destes materiais, podem suportar cargas de compressão de até 10tf.

Conhecendo esse tipo de tijolo, qual a máxima tensão normal média que esse material pode suportar?

Escolha uma:


 Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 2 /U1S2 - Atividade de Aprendizagem

 

1 Em uma edificação, os pilares são elementos estruturais, conhecidos popularmente como colunas, que transmitem as cargas do edifício para a fundação. Este carregamento é aplicado no sentido da força peso, ou seja, verticalmente, e distribuído na fundação gerando uma tensão normal de compressão.

Qual a tensão normal média para uma força de compressão de intensidade de 1000N  aplicada em uma placa de dimensão 2m x 1m?

Escolha uma:

2 Para erguer cargas verticalmente nas industrias em geral, são utilizados equipamentos que possuem a capacidade de suportar o peso dos materiais. Existem diversos modelos, como guindastes, gruas, guinchos etc., sendo a diferença entre eles a forma como são montados e as cargas que podem suportar. A figura a seguir apresenta um esquema de um equipamento para suporte de carga vertical.

Figura - Equipamento.

Fonte: Adaptado de Beer et al. (2015, p.18)

O equipamento acima possui dois trechos distintos sendo que o segmento AB tem adm=165MPa e o segmento BC tem adm=100MPa . Conhecendo as tensões admissíveis de cada barra, qual deve ser o d1 e d2 diâmetro, respectivamente?

Escolha uma:

 

3 Para fixação de uma arandela é necessário o uso de um suporte. Este suporte pode ser montado de diversas formas, uma delas é utilizando cabos com o propósito de montar uma treliça simples de duas barras conforme a Figura a seguir:

Figura - Arandela

Fonte: Adaptado de Hibbeler (2010, p.29)

 

A luminária mostrada na figura tem massa de 50kg e é sustentada por dois cabos de diâmetro de 10mm. Determine a tensão normal média para as hastes AB e BC, respectivamente.

Escolha uma:


 Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 3 /U1S3 - Atividade Diagnóstica

 

1 “Tipo de tensão mecânica gerada pela aplicação, num mesmo objeto, de forças em sentidos contrários, mas com mesma direção, causando deformação ou corte; tensão de corte, tensão tangencial: a tesoura é um objeto que corta usando tensão de cisalhamento. ”

A tensão de cisalhamento média é considerada para quais tipos de elementos estruturais para seu dimensionamento?

Escolha uma:

2 “Treliças são formadas unicamente por elementos retilíneos conectados juntos, localizados nas extremidades de cada elemento. Os elementos de uma treliça são, portanto, elementos sujeitos a duas forças, ou seja, elementos que atuam sob duas forças de mesmo módulo, mas de sentidos opostos ao elemento. ”

A Figura a seguir apresenta um exemplo de ligação entre as barras de uma treliça de madeira. Quais tensões médias ocorrem nas seções AB, BC e EDB, respectivamente, devido a força F?

Figura - Ligação entre as barras

Escolha uma:

 

3 “Ligação é a união entre dois membros ou peças em qualquer tipo de estrutura e em especial nas estruturas de aço e é de fundamental importância pelo que ela representa, a segurança da construção. É um item que deve ser tratado com cuidado pois pode representar um custo elevado dependendo da sua complexidade”.

A Figura a seguir apresenta uma barra conectada a um apoio fixo. Qual tipo de esforço o parafuso A está sofrendo devido a carga F?

Figura - Apoio

 

Fonte: Adaptado de Beer et al. (2015)

Escolha uma:

 


Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 3 /U1S3 - Atividade de Aprendizagem

1 “O cimbramento é uma estrutura de suporte provisória, composta por um conjunto de elementos que apoiam as fôrmas horizontais (vigas e lajes), suportando as cargas atuantes (peso próprio do concreto, movimentação de operários e equipamentos etc.) e transmitindo-as ao piso ou ao pavimento inferior. Para tanto, deve ser dimensionado, entre outras coisas, em função da magnitude de carga a ser transferida, da escora e da resistência do material utilizado. Estes elementos normalmente dividem-se em:

• Suporte: escoras, torres etc.
• Trama: vigotas principais (conhecidas também como longarinas) e vigotas secundárias (conhecidas também como barrotes)
• Acessórios: peças que unem, posicionam e ajustam as anteriores”

Sabendo que a magnitude da força na escora P=70KN e a tensão de esmagamento da madeira é de e=2,5MPa . Qual deve ser a medida L da placa que liga a escora e a vigota?
Figura – Escora de madeira

Fonte: Adaptado de Beer et al. (2015, p.22)

Escolha uma:

2 “As tesouras são uma montagem de várias peças formando uma estrutura rígida, geralmente de forma triangular. São capazes de suportar cargas sobre vãos mais ou menos grandes, sem suporte intermediário. Esse tipo de estrutura tem tido bastante desenvolvimento nos últimos anos através de novos conectores, e tem sido muito usada”.

A figura apresenta a conexão das peças de uma tesoura qualquer. Para este caso, devido a uma carga na barra de 6 kN qual a tensão de cisalhamento na seção EDB?
Figura – Conexão entre peças de uma tesoura.

Fonte: Adaptado de Hibbeler (2010, p.25)

Escolha uma:

3 “É um tipo de máquina que, em geral, é equipada com uma grua, cabos ou correntes e roldanas, e pode ser utilizada tanto para elevar e baixar materiais como para movê-los horizontalmente. É usado principalmente para levantar itens de peso elevado e transportá-los para outros lugares”.

Para o guindaste apresentado na Figura 3.13, calcule a máxima tensão de cisalhamento média no pino B de diâmetro de 16mm, sabendo que este está sujeito a um cisalhamento duplo e que o curso do guindaste (x) é de 0,30 m a 3,60 m.
Figura - Guindaste

 

 

Fonte: Adaptado de Hibbeler (2010, p.31)

Escolha uma:

 


 Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 1 - Encontro 3 /U1 - Avaliação da Unidade

 

1 “Treliça é uma estrutura de membros esbeltos conectados entre si em suas extremidades”. No encontro destes elementos tem-se os nós. Para uma treliça com carregamento em seus nós, as barras apresentarão forças internas normais, podendo ser de compressão ou de tração.

Para a treliça apresentada na figura, sabendo a intensidade das forças F1=2kN e F2=3kN , quais devem ser as forças internas nas barras AB, AD, BD, BC e CD, respectivamente?

Figura - Treliça

 

Fonte: Elaborado pelo autor (2017)

Escolha uma:

2 A resistência dos materiais é uma disciplina onde se estuda a capacidade de um corpo resistir a um carregamento. A partir disso, estruturas são dimensionadas pré-determinando a forma e o carregamento que atenda a um projeto, assim pode-se adotar um material com uma tensão conhecida para dimensionar a geometria da peça.

Para a estrutura apresentada na figura a seguir, determine o diâmetro mínimo das cordas AB e BC, respectivamente, sabendo que ambas podem ter adm=100Ma e P=5kN.

Figura - Estrutura.

Escolha uma:

 

3 É comum que determinados pontos ao longo do comprimento longitudinal das estruturas apresentem variação da área de seção transversal, e também as barras podem sofrer outros carregamentos externos ao longo da barra. Assim deve-se analisar em qual seção transversal há uma tensão máxima.

 

A figura a seguir apresenta um cabo de 60 mm de diâmetro carregado por duas forças, 2P e P. O apoio A é móvel e o B é fixo. Sabendo que a tensão normal máxima permitida do material é de 50 MPa, qual o valor da máxima carga P o sistema?

Figura - Cabo

 

 

 

Escolha uma:

4 A tensão de cisalhamento é um tipo de tensão gerada devido a aplicação, na seção transversal de um material, de forças de mesma direção, porém com sentido contrário, proporcionando no material uma deformação ou corte. Este tipo de esforço é muito comum em elementos de ligação de estruturas.

A figura a seguir apresenta a ligação de duas barras tracionadas. Sabendo que a intensidade de tração nas barras é de 5 kN, qual é a tensão de cisalhamento no pino A que possui diâmetro de 25 mm?

Figura - Ligação

 

Escolha uma:

5 Nas ligações das estruturas, os parafusos, rebite e pino, além de sofrerem tensões de cisalhamento na ligação, estes podem proporcionar tensões de esmagamento no contato com a superfície das barras que estão conectadas. Para este tipo de tensão, também é considerado o valor médio.

Para o parafuso apresentado na figura, calcule a tensão de esmagamento atuante na arruela do parafuso, sabendo que há uma folga de 2 mm entre a arruela e o parafuso.

Figura - Parafuso

 

Fonte: Hibbeler (2010, p.45)

Escolha uma: