Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 3 - Encontro 1 /U3S1 - Atividade Diagnóstica
1 Para um estado de tensão de carregamento multiaxial, devemos expressar as equações a partir das componentes de deformação Ex, Ey e Ez em função das componentes de tensão Tx, Ty e Tz. Para isso, teremos que analisar separadamente cada efeito das componentes de tensão e utilizar o princípio de superposição. Este princípio afirma que podemos determinar separadamente os efeitos dos vários carregamentos, que ocorrem de forma combinada, e juntar os resultados obtidos. Para isso, são necessárias duas condições para utilização deste princípio.
Quais condições são necessárias para utilização do princípio de superposição, descrito no texto-base?
Como é conhecida a constante representada pela razão entre a deformação lateral pela deformação longitudinal de um material?
Escolha uma:
Para o diagrama tensão-deformação de cisalhamento, apresentado na figura a seguir, determine o módulo de elasticidade transversal.
Figura – Diagrama tensão-deformação de cisalhamento
Escolha uma:
Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 3 - Encontro 1 /U3S1 - Atividade de Aprendizagem
1 Tem-se que a generalização da Lei de Hooke ocorre em casos de carregamento multiaxial, sendo que esta lei é válida apenas para materiais com comportamento elástico e o sentido positivo representa tensão de tração e o negativo tensão de compressão.
Uma placa, apresentada na figura a seguir, originalmente tem espessura Ly=25mm e nela é desenhado um círculo com diâmetro de 200mm . Sabendo que as tensões aplicadas tem intensidade de tx=90MPa e tz=150MPa e o material tem um coeficiente Poisson v=0,30 e um módulo de elasticidade E=100GPa, deseja-se saber qual o comprimento em AB , o comprimento em CD e a espessura da placa após a aplicação das tensões.
Figura – Desenho esquemático da placa
2 De modo análogo ao ensaio de tração, o diagrama tesão-deformação de cisalhamento também apresentará um trecho inicial reto com comportamento linear elástico até um limite de proporcionalidade entre a tensão de cisalhamento (Tlp) e a deformação (Ylp).
A partir do diagrama tensão-deformação de cisalhamento do material do elemento de ligação apresentado na figura, determine o módulo de elasticidade e o carregamento P necessário para provocar o escoamento do material. Sabendo que o parafuso tem diâmetro de 5 mm e coeficiente de Poisson é igual a 0,35.
Figura – Diagrama tensão-deformação de cisalhamento.
Para o bloco apresentado na figura a seguir, é aplicado uma tensão de compressão que faz o bloco se deformar 2mm ao longo do eixo y, com isso sua forma sofre uma inclinação 0=88º . Determine Ex, Ey e Yxy , considerando v=0,3 .
Figura – Desenho esquemático da deformação de um bloco.
Escolha uma:
Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 3 - Encontro 2 /U3S2 - Atividade Diagnóstica
1 As forças axiais aplicadas a uma barra causam tensões normais, enquanto que as forças transversais aplicadas a rebites e pinos causam tensões de cisalhamento. Estas dependências entre tensões normais e forças axiais, tensões de cisalhamento e forças transversais, é devido ao fato de as tensões sempre serem analisadas em planos normais aos eixos das barras e dos rebites.
Em uma emenda de uma barra de madeira, conforme mostra a Figura a seguir, determine o carregamento P máximo para que a tensão de cisalhamento não exceda a 600KPa.
Figura – Barra com emenda
Fonte: Beer et al. (2015, p. 36)
Para um corpo de prova com seção transversal A e sujeito a um carregamento axial P, conforme mostra a figura, qual deve ser o valor do ângulo para se ter a tensão de cisalhamento máxima no plano inclinado?
Figura – Corpo de prova
Fonte: Hibbeler (2010, p. 31)
Fonte: Beer et al. (2015, p.26)
Para definir o estado de tensões em um determinado ponto Q, quantas componentes de tensões são necessárias?
Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 3 - Encontro 2 /U3S2 - Atividade de Aprendizagem
1 Um carregamento axial pode causar tensões normais e cisalhantes desde que o plano de aplicação do carregamento e o carregamento não sejam perpendiculares entre si. Da mesma forma, os esforços cortantes atuantes na seção transversal de um parafuso podem causar tensões normais e cisalhantes, atuantes em cada um dos infinitos planos não perpendiculares ao eixo do parafuso.
Para uma emenda de uma barra de madeira, mostrada na Figura a seguir, determine a tensão normal e a tensão de cisalhamento na emenda, sabendo que o carregamento é P=8KN.
Figura – Barra com emenda.
Fonte: Beer et al. (2015, p.36)
Determine a tensão normal e a de cisalhamento para o plano obliquo apresentado na Figura a seguir.
Figura – Tensão em um plano obliquo
Fonte: Hibbeler (2010, p. 31)
Em um bloco de apoio quadrado com lado medindo 150mm, conforme mostrado na Figura, temos um carregamento de 6KN. Determine a tensão normal e de cisalhamento na seção a-a.
Figura – Bloco de apoio
Fonte: Hibbeler (2010, p.45)
Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 3 - Encontro 3 /U3S3 - Atividade Diagnóstica
1 Além das Equações para transformação de tensão no plano, outra forma de se fazer a transformação de tensão é por meio de uma solução gráfica. Esta solução gráfica facilita a visualização da variação das componentes de tensões, e é conhecida como círculo de Mohr.
Para o estado plano de tensões representado pelo círculo de Mohr a seguir, determine o valor da tensão máxima de cisalhamento.
Figura – Círculo de Mohr
Fonte: Adaptado de Beer et al. (2015, p.468)
Para o círculo de Mohr apresentado na figura, identifique as tensões principais.
Figura – Círculo de Mohr
Fonte: Beer et al. (2015, p. 469)
Para o estado plano de tensão apresentado na Figura, identifique quais as tensões atuantes, sabendo que trata-se de um plano x-y.
Figura – Estado plano de tensão
Fonte: Adaptado de Hibbeler (2010, p.333)
Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 3 - Encontro 3 /U3S3 - Atividade de Aprendizagem
1 O estado geral de tensão em um ponto é determinado por seis componentes, três componentes de tensão normal e outras três componentes de tensão de cisalhamento. Este estado de tensão, na prática profissional, para facilitar a interpretação dos problemas reais, é simplificado a um estado plano de tensão.
Determine as tensões normal e de cisalhamento que atuam na face obliqua da região hachurada apresentada na figura. Desenvolva pelo método de análise com base no equilíbrio do elemento hachurado.
Figura – Estado de tensão
Fonte: Adaptado de Beer el al. (2015, p.462)
Determine as tensões principais para o estado de tensão apresentado na Figura.
Figura – Estado de tensão
Fonte: Beer el al. (2015, p.462)
Os planos para tensão de cisalhamento máxima podem ser determinados orientando um elemento a 45º em relação à posição de um elemento que define os planos das tensões principais”.
Determine a tensão máxima de cisalhamento e a orientação deste plano para o estado de tensão apresentado na Figura.
Figura – Estado de tensão
Fonte: Adaptado de Beer el al. (2015, p.462)
Resistência dos Materiais /UNIDADE DE ENSINO 3 - Encontro 3 /U3 - Avaliação da Unidade
1 Tem-se que a generalização da Lei de Hooke ocorre em casos de carregamento multiaxial, sendo que esta lei é válida apenas para materiais com comportamento elástico. O sentido positivo da tensão representa uma tensão de tração e o sentido negativo da tensão, representa uma tensão de compressão.
Em uma placa com dimensões apresentadas na figura a seguir e espesssura de 5 mm, foi desenhado uma linha com inclinação 4:10. Sabendo que E=100GPa e v=0,30, determine a inclinação da linha após ocorrer a deformação devido ao carregamento apresentado na figura.
Figura - Desenho esquemático da placa
Fonte: Beer el al. (2015, p. 103)
Para a emenda de uma barra de aço, mostrada na Figura a seguir, determine a tensão normal e a tensão de cisalhamento no plano da solda da emenda.
Figura – Barra com emenda.
Fonte: Hibbeler (2010, p.27)
Em um ensaio de tração, um corpo de prova de aço rompeu-se a um ângulo de 52º, conforme mostra a figura a seguir. Sabendo que o diâmetro do corpo de prova é de 12mm e a carga de ruptura foi de 200Kn, determine a tensão normal e a tensão de cisalhamento que ocorreu na área do plano de ruptura inclinado.
Figura – Corpo de prova de aço
Fonte: Hibbeler (2010, p. 28)
Determine as tensões normal e de cisalhamento que atuam na face obliqua da região sombreada apresentada na figura a seguir. Desenvolva as equações aplicando o equilíbrio de forças atuantes no elemento sombreado.
Figura – Estado plano de tensão
Fonte: Beer et al. (2015, p. 462)
Determine as tensões principais para o estado de tensão apresentado na Figura.
Figura – Estado plano de tensão
Fonte: Beer el al. (2015, p.462)