MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA U2

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA U2 - SEÇÃO 1 U2 S1 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

 

1) A volatilidade dos combustíveis é uma propriedade que representa a quantidade que evapora para determinadas temperaturas na pressão de 1 atm, em outras palavras, é a propriedade dos combustíveis que representa a tendência destes a mudar do estado líquido para o gasoso a uma determinada temperatura.

Simêncio, Éder Cícero Adão. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.

Um motor de ciclo Otto apresenta ________ funcionamento quando a volatilidade da gasolina não é ________ baixa ou muito ________.

Assinale a alternativa que contem as palavras que completam corretamente as lacunas.
Escolha uma:

2) O poder calorífico dos combustíveis, que representa o calor gerado na combustão, apresenta duas classificações, o poder calorífico superior e o poder calorífico inferior, sendo que o poder calorífico superior representa o calor gerado na combustão de 1 kg de combustível e os gases gerados são resfriados para que o vapor de água resultante da combustão seja condensado, enquanto que o poder calorífico inferior representa também o calor gerado na combustão de 1 kg de combustível, porém, neste caso, os gases não são resfriados a ponto do vapor de água ser condensado.

O poder calorífico dos combustíveis que tem maior interesse ao analisar os motores de combustão interna levando em conta que a água gerada pela combustão se encontra sempre no estado de vapor
Escolha uma:

3) Quando se analisa os combustíveis aplicados em motores de combustão interna, um parâmetro analisado é o poder calorífico, que representa a quantidade de energia contida em um determinado combustível e este poder calorífico pode ser especificado em dois tipos principais: o poder calorífico superior e o poder calorífico inferior, que se diferem quanto a temperatura dos gases resultantes da combustão.

Analisando um combustível para motores de combustão interna, quanto maior for o poder calorífico deste combustível, maior a energia deste e, por consequência, quanto maior é a energia contida por volume
Escolha uma:


 MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA U2 - SEÇÃO 1 U2 S1 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

 

1) Os combustíveis podem ser classificados em relação ao seu poder antidetonante, que é estabelecido em relação a octanagem dos combustíveis, de modo que combustíveis com diferentes contagens vão apresentar comportamentos diferentes se utilizados em um mesmo motor.

Considerando um determinado motor de ciclo Otto, quando utilizado um combustível com maior octanagem do que o que estava sendo utilizado anteriormente, preservando todas as outras propriedades do combustível, gera
Escolha uma:

2) Na grande maioria dos motores de combustão interna são utilizados combustíveis no estado líquido, que chegam a câmara de combustão dos motores já forma de gotículas para facilitar a mistura do combustível líquido com o ar gasoso. Porém, os motores podem sem projetados e manufaturados para trabalharem com combustível em um dos estados: gasoso, líquido e sólido.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos conceitos contidos na coluna A com suas respectivas explicações na coluna B.

COLUNA A

COLUNA B

I. Combustível no estado gasoso

1. Combustível que apresenta a maior densidade e, por isto, apresenta a vantagem de ser o que pode gerar a combustão com maior energia.

II. Combustível no estado líquido

2. Dos três estados dos combustíveis, é o estado que apresenta a melhor mistura com o ar e, também, a melhor uniformidade de distribuição nos cilindros.

 

III. Combustível no estado sólido

3. Apesar de não ser o melhor em formar uma mistura homogênea com o ar nos cilindros dos motores de combustão interna, apresenta a vantagem do seu armazenamento ser relativamente mais fácil que o combustível no estado que gera melhor uniformidade com o ar.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.

Escolha uma:

3) Durante a análise de um motor Diesel, realizou-se ensaios com combustíveis de diferentes valores de cetano de modo que foi coletado a informação que ao passar de um combustível com Número de Cetano de 45 para um novo combustível com Número de Cetano diferente observou-se uma variação no retardamento da explosão que era de cerca de 2 ms para 1,58 ms na mesma rotação de 2000 RPM.

Em relação ao Número de Cetano do novo combustível assinale a alternativa correta.
Escolha uma:


MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA U2 - SEÇÃO 2 U2 S2 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA
1) Nos motores de ignição por faísca (MIF), durante o tempo de compressão no qual o pistão está movimentando em direção ao ponto morto superior, inicialmente se inicia a compressão da mistura combustível-ar até um determinado ponto no qual é gerado uma faísca na vela com o objetivo de iniciar a combustão.

Nos MIF, a combustão ocorre devido a ________ gerada nos eletrodos da ________ de ignição, gerando assim, o início da ________ da mistura combustível-ar.

Assinale a alternativa que apresenta as palavras que completam corretamente as lacunas.
Escolha uma:

2) Em alguns casos, os motores de combustão interna que operam com ignição por faísca, podem apresentar autoignição que representa uma certa quantidade da mistura ar-combustível que atinge a temperatura de auto ignição, assim queimando sem a intervenção da faísca da vela, sendo que quando a intensidade desta autoignição se torna grande, diz-se que ocorre detonação.

A detonação nos motores de ciclo Otto pode ocorrer devido
Escolha uma:

3) Em motores de combustão interna que trabalham com ciclo Diesel, diferentemente dos motores com ignição por faísca, nestes a combustão é caracterizada por ocorrer através da auto ignição do combustível que é injetado a alta velocidade e queima quase instantaneamente ao entrar em contato com o ar a alta temperatura na câmara de combustão.

Assinale a alternativa correta quanto a combustão nos motores de combustão de ciclo Diesel.
Escolha uma:


 MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA U2 - SEÇÃO 2 U2 S2 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

 

1) Durante a análise de um motor de combustão interna que opera segundo o ciclo Diesel com 4 tempos foi verificado que quando este está trabalhando a 1200 RPM, 36° da rotação é tomado pelo processo de combustão do combustível.

Em relação ao contexto apresentado, assinale a alternativa que representa o tempo que dura a combustão do motor Diesel.
Escolha uma:

2) A velocidade de propagação da chama durante a combustão da mistura ar-combustível é de extrema importância, uma vez que esta deve ser levada em conta ao realizar o ajuste do momento ideal da ocorrência da faísca na vela para início da combustão, pois como a velocidade de propagação da chama é constante mas a velocidade dos pistões não, tem-se um momento ideal de acionamento da faísca para cada valor de rotação do motor.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir para os fatores que influenciam a velocidade de propagação da chama, faça a associação dos conceitos contidos na coluna A com suas respectivas explicações na coluna B.

COLUNA A

COLUNA B

I. Relação ar-combustível

1. Favorece aumento na velocidade da queima por favorecer o início da combustão e favorecer a propagação da combustão devido a elevada temperatura da mistura ar-combustível.

II. Gases residuais

2. Desfavorece maiores velocidades de propagação da frente de chama, desacelerando a combustão.

III. Elevada Pressão e elevada temperatura

3. Misturas com quantidade de combustível em cerca de 10% a mais que o valor estequiométrico (levemente rica) favorecem que se tenha maior velocidade de propagação da chama.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.

Escolha uma:

3) Para um motor de combustão interna, é possível verificar a sua eficiência pela diferença do trabalho positivo e negativo através de diagramas de pressão versus ângulo do virabrequim, Figura 1.

Figura 1: Diagrama pressão versus ângulo do virabrequim de uma combustão convencional dos MCI.


BRUNETTI, F. Motores de combustão interna: volume 1, 2ed. São Paulo: Blucher.

Em relação as propriedades obtidas por diagramas de pressão versus ângulo do virabrequim para motores de combustão interna, avalie as afirmativas a seguir:

I. Um motor apresenta melhor rendimento quanto maior for a área à direita de PMS.

II. O trabalho positivo representa a energia que deve ser fornecida ao motor.

III. O trabalho negativo representa a energia útil que o motor fornece e onde a maior parte da massa da mistura ar-combustível é queimada.

É correto o que se afirma em
Escolha uma:


 MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA U2 - SEÇÃO 3 U2 S3 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

 

1) Na análise de uma determinada mistura ar-combustível, verifica-se a Fração relativa combustível-ar, que é a razão da fração real de ar-combustível pela fração estequiométrica para um determinado combustível e, a partir do resultado, é possível determinar se a mistura é rica, pobre ou estequiométrica.

Tomando como referência a fração relativa de combustível-ar, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.

( ) Quando a fração relativa de combustível-ar é menor que 1, diz-se que a mistura é estequiométrica.

( ) Quando a fração relativa de combustível-ar é maior que 1, diz-se que a mistura é pobre.

( ) Quando a fração relativa de combustível-ar é igual a 1, diz-se que a mistura é rica.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
Escolha uma:

2) Nos motores de combustão interna de ciclo Otto, a propagação da chama da combustão depende da proporção de combustível e ar na mistura, de modo que alterando um, deve-se alterar também o outro para que seja mantida a proporção da mistura ar e combustível.

Uma vez que o acelerador dos motores Otto controlam a admissão de ________, um sistema injetor ou um ________ deve ser o responsável pela injeção de ________.

Assinale a alternativa correta.
Escolha uma:

3) Os sistemas de injeção de combustível são utilizados em motores de combustão interna com o proposito de controlar o sistema de injeção de combustível em relação a quantidade de ar que está sendo admitido no motor.

Em relação aos sistemas de injeção eletrônico de combustível, assinale a alternativa correta quanto sua vantagem em relação ao carburador.
Escolha uma:


 MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA U2 - SEÇÃO 3 U2 S3 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

 

1) Os motores de combustão interna que funcionam seguindo o ciclo Otto podem ser projetados para trabalharem com sistema de injeção direta de combustível, ou com sistema de injeção indireta, como representado na Figura 1.

Figura 1: Dois diferentes métodos de injeção de combustível em motores de ciclo Otto.

O sistema de injeção de injeção de combustível aplicado em motores de ciclo Otto apresentado na Figura 1 (a) representa
Escolha uma:

2) Os principais gases produzidos pela combustão da mistura ar-gasolina nos motores de combustão interna de ciclo Otto são H2O (vapor de água); CO2 (dióxido de carbono); CO (monóxido de carbono); H2 (hidrogênio); CH4 (metano); O2 (oxigênio); NOX(óxidos de nitrogênio); HC (hidrocarbonetos); N2 (nitrogênio); SOX (óxidos de enxofre).

Dentre esses gases gerados na combustão da mistura ar-gasolina, assinale a alternativa que representa o perigo do CO ao ser humano.
Escolha uma:

3) Considere um motor que funciona segundo o ciclo Otto de quatro cilindros a quatro tempos, que trabalha em um ambiente com temperatura de 27ºC e pressão de 101Kpa, sendo alimentado com GNV (consideremos o GNV como um composto CH4) tem a equação química de queima do GNV representada como:

Para a queima do GNV no motor citado, avalie as afirmativas a seguir:

I. Para cada molécula de CH4 (GNV), são necessárias duas moléculas de O2 (oxigênio gasoso) para a queima completa do GNV.

II. A relação combustível-ar estequiométrica para o GNV analisado é: Fe = 0,068.

III. O valor da relação inversa combustível-ar é: λ = 14,7.

É correto o que se afirma em:
Escolha uma:


 MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA U2 - SEÇÃO 3 U2 - AVALIAÇÃO DA UNIDADE

 

1) No ensaio de um motor de ciclo Otto foi possível coletar a informação de que, quando opera com etanol com relação combustível-ar estequiométrica (Fe) de 0,12 e a carga média apresenta fração relativa combustível-ar (FR) de 0,83. Porém quando em plena carga, opera com a fração relativa combustível-ar (FR) em 1,15.

Em relação aos resultados obtidos para este motor ensaiado, avalie as afirmativas a seguir:

I. Quando em carga média, a sua relação combustível-ar (F) é de 0,112.

II. Quando em plena carga média, a sua relação combustível-ar (F) passa para 0,0996.

III. Considerando que a massa de ar da mistura estequiométrica para o etanol é de 412,4 g/mol, a massa de combustível que passa pelo gicleur do motor, quando em plena carga, é cerca de 45,5 kg.

É correto o que se afirma em
Escolha uma:

2) O estudo da combustão nos motores de combustão interna é extremamente importante, uma vez que todo o trabalho útil gerado por estes motores provem da combustão da mistura ar-combustível, assim sendo, a combustão deve ser cuidadosamente controlada pra gerar o máximo de trabalho.

De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir em relação a ignição nos motores de combustão interna, faça a associação dos conceitos contidos na coluna A com suas respectivas explicações na coluna B.

COLUNA A

COLUNA B

I. Razão pela qual é necessário que a faísca ocorra antes do pistão atingir o PMS.

1. Favorece a distribuição do combustível quando é injetado na câmara de combustão e favorece assim uma melhor queima devido a homogeneidade que gera para a mistura ar-combustível.

II. Finalidade das reentrâncias dos pistões usados em sistemas de injeção direta de motores do ciclo Diesel.

2. Representa um grande pico de pressão na câmara de combustão devido a uma autoignição não controlada.

III. Detonação.

3. A combustão apresenta um tempo finito de propagação, assim não ocorrendo instantaneamente, o que deve ser considerado uma vez que a rotação dos motores de combustão interna é relativamente alta.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.

Escolha uma:

3) Os motores de combustão interna que trabalham com a ignição da mistura ar-combustível através de faísca (MIF) apresentam a vela de ignição para controlar a geração da faísca e, assim, controlar o momento ideal para o início da combustão, sendo que a faísca pode ser acionada de forma adiantada, atrasa ou ideal como indicado na Figura 1 a seguir.

Figura 1: Variação no avanço da faísca para motores de ignição por faísca.

Assinale a alternativa que indique a situação no qual o avanço da faísca apresenta a melhor relação com o trabalho útil gerado pela explosão do combustível.
Escolha uma:

4) Pela análise de curvas características de motores de combustão interna em relação à mistura de combustível-ar pode-se verificar a mistura ideal para cada carga que o motor é submetido, como indicado na curva da Figura 1.

Figura 1: Curva característica de um determinado motor em relação à mistura de combustível-ar.

BRUNETTI, F. Motores de combustão interna: volume 1, 2ed. São Paulo: Blucher, p. 454.

Com relação à curva característica de motores de combustão interna em relação à mistura, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. A variação da relação da mistura combustível-ar deve ser realizada em relação a carga do motor.

PORQUE

II. Em cargas baixas a mistura de combustível-ar deve ser rica, de modo que ao se aproximar das cargas médias a mistura deve ir passando para a relação de mistura pobre, porém, conforme a carga passa de média para alta a mistura deve ir enriquecendo.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:

5) Na primeira partida do dia em veículos que utilizam motores de ciclo Otto, sabe-se que a Unidade de Controle Eletrônico dosa a fração combustível-ar (FR) para maior que 1, ou seja, a fração entre a quantidade real de combustível-ar pela sua relação estequiométrica (FR=F/Fe) é maior que 1.

Essa relação combustível-ar (FR) maior que 1 representa que
Escolha uma: