MANUFATURA MECÂNICA: SOLDAGEM U1

MANUFATURA MECÂNICA: SOLDAGEM U1 - SEÇÃO 1 U1 S1 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

 

1) Uma indústria automotiva deseja soldar alguns componentes de um carro que utiliza aço de baixa liga. O engenheiro responsável pelo processo de fabricação indicou ao inspetor de soldagem que o soldador utilizasse o eletrodo E8018-B1, de acordo com a AWS 5.5.

De acordo com as informações, as características básicas do eletrodo especificado, são:
Escolha uma:

2) Sabe-se que durante o processo de soldagem existe fusão localizada dos metais, que é seguida por um resfriamento imposto pela geometria da junta a ser soldada. Assim, por consequência, a microestrutura da junta e as propriedades do metal adjacente são modificadas, como o nível de dureza, formação de trincas e tensões residuais.

A região adjacente à junta, que sofre mudanças microestruturais por causa do processo de soldagem é:
Escolha uma:

3) "A capacidade de um material ser soldado nas condições de fabricação impostas por uma estrutura específica projetada de forma adequada e de se comportar adequadamente em serviço”. Uma definição alternativa, mais prática, seria: “a facilidade relativa com que uma solda satisfatória, que resulte em uma junta similar ao metal sendo soldado, pode ser produzida”.

De acordo com a definição proposta, pode-se afirmar que se refere a:
Escolha uma:


 MANUFATURA MECÂNICA: SOLDAGEM U1 - SEÇÃO 1 U1 S1 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

 

 1) A falha em se fundir e preencher completamente a raiz da junta é uma descontinuidade no processo de soldagem.

Complete as lacunas a seguir:

A ____________ é causada por diversos fatores, destacando-se a manipulação incorreta do ___________, um projeto inadequado da junta ou, alternativamente, a escolha de um eletrodo muito ________ para um dado chanfro e o uso de uma ___________ energia de soldagem, que geram uma redução da seção útil da solda além de ser um concentrador de tensões.
Assinale a alternativa que contém os termos que preenchem corretamente a frase:
Escolha uma:

2) Ao se iniciar o processo de inspeção de soldagem, deve-se ter o conhecimento que algumas descontinuidades podem estar presentes na solda, que podem comprometer a qualidade e integridade da peça.

Um inspetor de soldagem constatou a presença de reentrâncias agudas provenientes da ação da fonte de calor do arco entre o passe da solda e o metal de base, além da presença de trinca superficial com indícios de surgimento de pontos de oxidação, o que ocasionou a rejeição do material.

De acordo com a não-conformidade constatada, pode-se concluir que a descontinuidade é:
Escolha uma:

3) A presença de determinadas descontinuidades numa solda podem comprometer a qualidade do produto, podendo ser levado ao descarte. Um soldador numa indústria automobilística utilizou uma corrente elevada, o que acarretou no aumento da temperatura da poça de fusão. Como consequência, elevou-se a solubilidade do oxigênio e outros gases na poça, formando bolhas de gás que ficam aprisionadas na solda.

Mediante ao problema enunciado no texto-base, qual a descontinuidade do processo de soldagem está presente?
Escolha uma:


 MANUFATURA MECÂNICA: SOLDAGEM U1 - SEÇÃO 2 U1 S2 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

 1) "O nível de importância de uma determinada descontinuidade não pode ser analisado de forma segura enquanto não se estabelecer qual o modo ou os modos de falha que estão sendo afetados pela descontinuidade. A determinação destes modos exige a consideração de parâmetros concernentes a temperatura, condição de serviço, estado de tensão e dependência com o tempo."

De acordo com o texto, analise as afirmativas e marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

( ) A trinca é uma descontinuidade bidimensional, sendo formada através da ruptura local do material.

( ) A porosidade é caracterizada pelo desprendimento de gases durante a solidificação do metal.

( ) A inclusão de escória ocorre quando o material metálico é retido na zona fundida.

( ) Os respingos são materiais de adição em forma globular não aderidos à superfície do metal de base.

( ) A falta de penetração é a falta de material metálico no término da soldagem.

( ) A falta de fusão ocorre quando a zona fundida não possui fusão completa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Escolha uma:

2) Durante o processo de soldagem de duas chapas metálicas, foi constatada a presença de um composto metálico, com elevado ponto de fusão, dispersos da poça de fusão entre dois passes sequenciais. Durante a inspeção de soldagem, o responsável técnico concluiu que não houve a limpeza correta da superfície soldada e que o eletrodo não possuía o diâmetro adequado em relação ao diâmetro do chanfro, rejeitando o processo de fabricação.

De acordo com a análise realizada pelo inspetor de soldagem, pode-se afirmar que o defeito foi:
Escolha uma:

3) "Os boroscópios são instrumentos equipados com lentes ópticas de precisão, os boroscópios proporcionam imagens de alta qualidade à ocular, podendo ser efetuada a sua ligação à câmara para gravar e registrar a imagem da inspeção. Encontram - se disponíveis com um diâmetro ultra- fino até 0,9 mm.


De acordo com os métodos de avaliação de soldagem, pode-se afirmar que o boroscópio é utilizado:
Escolha uma:


 MANUFATURA MECÂNICA: SOLDAGEM U1 - SEÇÃO 2 U1 S2 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

 

1) "A série de normas ISO 9000 para o sistema da qualidade considera a soldagem como um processo especial que, dependendo da complexidade da construção soldada, requer métodos de controle que podem abranger as atividades de projeto, de seleção de materiais de fabricação e de inspeção, a fim de garantir que a qualidade especificada seja atingida."

De acordo com o sistema de Gestão da Qualidade em Soldagem, julgue as seguintes asserções:

( ) O responsável pelo processo de soldagem deve documentar as possíveis não-conformidades na fase de planejamento da solda.

( ) A escolha do tratamento térmico aplicável deve ser feita na fase de execução da solda.

( ) O plano de soldagem deve ser elaborado na etapa de registro do processo de fabricação.

( ) Havendo uma não- conformidade, os ensaios não- destrutivos são realizados na fase de execução e final da solda, afim de garantir a qualidade do produto.

( ) Havendo uma não- conformidade e a mesma foi solucionada, deve haver o registro das descontinuidades afim de guardar o histórico do processo.

Assinale a alternativa correta quanto a veracidade de cada asserção.
Escolha uma:

2) Algumas descontinuidades podem estar presentes no processo de soldagem, por exemplo, quando a corrente é insuficiente, quando a velocidade da soldagem é executada rapidamente, quando o insumo de calor não é capaz de fundir o material soldado ou até mesmo, pela falta de experiência do soldador.

Em um relatório de não-conformidade, o inspetor responsável anexou a imagem que segue destacando a descontinuidade encontrada.

De acordo com a análise visual da imagem e com o texto base, qual o defeito de soldagem está presente?
Escolha uma:

3) "Podemos definir descontinuidade como sendo uma interrupção das estruturas típicas de uma junta soldada, no que se refere à homogeneidade de características físicas, mecânicas ou metalúrgicas. De acordo com as exigências de qualidade da junta soldada, uma descontinuidade pode ser considerada um defeito, exigindo ações corretivas."

De acordo com o texto, tem-se os seguintes defeitos:


Assinale a alternativa correta que corresponde, de acordo com as imagens do texto-base aos tipos de defeitos em (a), (b), (c), (d) e (e), respectivamente:
Escolha uma:


 MANUFATURA MECÂNICA: SOLDAGEM U1 - SEÇÃO 3 U1 S3 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

1) Em uma discussão um dos alunos, levantou o seguinte assunto: a intensidade da corrente elétrica na soldagem, ela chega a alcançar 500 A ou mais. Observe a figura a seguir:

Figura: Desenho esquemático do processo de soldagem a arco elétrico.

Fonte: Macedo, W. Curso técnico integrado em mecânica. IFTCE – Instituto Federal Tecnológico do Ceará. (s/d).

Se por um lado a amperagem é a responsável por gerar o calor para fundir o metal na soldagem, a tensão (dada em [V]) está associada ao equipamento de soldagem, que deverá fornecer uma tensão entre [...]. As máquinas de soldagem devem ser versáteis, permitindo que se faça a regulagem tanto da corrente como da tensão, de acordo com as características do projeto de soldagem.

Com relação a tensão (dada em [V]) sendo associada ao equipamento de soldagem, determine o intervalo que deverá fornecer uma tensão.
Escolha uma:

2)Em uma aula prática de manufatura mecânica, o professor explicou sobre a segurança em soldagem. “A soldagem é uma operação que envolve uma série de variáveis que devem ser monitoradas e controladas, a fim de que não causem danos físicos ao soldador e degradação ao meio ambiente. Dentre essas variáveis, pode-se citar: o calor, a elevada luminosidade, a ocorrência de faíscas, a utilização de corrente e tensão elétrica inadequadas, dentre outras. Esse fato exige que o soldador utilize equipamento específico para executar a operação de soldagem”. Os EPIS são acessórios indispensáveis para o soldador.

Associe as especificidades sobre os EPIS utilizados pelos soldadores e suas especificidades na coluna da esquerda com suas respectivas denominações na coluna da direita:


I. Manga de Couro.


II. Sapatos de Segurança.


III. Óculos de Proteção.


IV. Ombreira de Couro.


V. Perneiras de Couro.


VI. Avental de Couro.


VII. Capacete de Proteção.


VIII. Luva de Couro.


Figura 1.10|unidade 1|: Desenho esquemático da utilização de EPI para soldagem.

A seguir, assinale a alternativa que contem a sequência correta da associação:
Escolha uma:

3) Observe a figura:



Figura - Desenho esquemático do processo de soldagem por fusão.

Fonte: Portal Metálica. Disponível em http://wwwo.metalica.com.br/o-que-e-soldagem (acessado em 23/06/2018).

Sobre o processo de soldagem por fusão, marque V (verdadeiro) ou F (Falso):

( ) Tem-se que o metal de adição é aquele que será o responsável em unir as duas partes a serem soldadas e metal base é o material da peça principal.

( ) Vale ressaltar que é de extrema importância que exista afinidade química entre o metal de adição e o metal-base.

( ) A quantidade de energia (calor) para a fusão seja adequada.

( ) O soldador deverá ser hábil, dentre outros fatores.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:


 MANUFATURA MECÂNICA: SOLDAGEM U1 - SEÇÃO 3 U1 S3 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

 

1) Sobre a Soldagem de ligas não-ferrosas como aspectos gerais, deve-se discutir e analisar para o uso profissional, as duas classes que são as mais utilizadas em manufatura de soldagem de ligas não metálicas: as ligas de alumínio e as ligas de cobre. Considerando as ligas de alumínio e de cobre, analise as afirmações a seguir:

I. Quando se solda alumínio é comum aplicar um pré-aquecimento (não superior a 200 Cº) para juntas de grandes espessuras, para evitar problemas de falta de fusão.

II. A ocorrência de porosidades, formação de trincas de solidificação e perda de resistência mecânica são três problemas que podem ocorrer na soldagem de ligas de cobre.

III. Considerando que no processo de soldagem a arco atinge-se temperaturas elevadíssimas, não se deve soldar ligas de cobre e zinco por esse método porque pode levar a vaporização do zinco na poça de fusão.

IV. Na soldagem de ligas de cobre, usa-se como gás de proteção argônio, Hélio ou uma mistura desses dois gases.

Com relação as ligas de alumínio e cobre. É correto o que se afirma em:
Escolha uma:

2) A figura a seguir apresenta uma soldagem tradicional.

Fonte: Mecânica Industrial. Disponível em https://www.mecanicaindustrial.com.br/solda-etratamentos-

superficiais/ (acessado em 23/06/2018).

Sobre a soldagem tradicional, marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Envolve processos de fabricação com atuação do soldador profissional, seja em reparos, seja na soldagem de peças de pequeno a grande porte realizadas manualmente.

( ) Um exemplo típico é a linha de montagem de veículos.

( ) Também é chamada de soldagem robótica.

( ) Este tipo de solda pode ser feita em locais diversificados como o fundo do mar por exemplo.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:

3) Para soldagem de ligas ferrosas e não ferrosas o soldador deverá utilizar um kit especifico para este processo, observe o Kit Tig DC a seguir:

Figura. Kit Tig DC solda todas as ligas ferrosas.

Fonte. Disponível em < http://www.algisoldas.com.br/imagens/produtos/Tig-DC-solda-todas-as-ligas-ferrosas.jpg>. Acesso em 23 de jun. 2018.

Sobre a soldagem de ligas ferrosas, marque (V) para verdadeira ou (F) para falsa:

( ) As ligas ferrosas são basicamente os aços (com teores de carbono até 2,0%) e os ferros fundidos (com teores de carbono acima de 2% e abaixo de 4,5%).

( ) O carbono é um elemento químico que tem forte influência na soldagem de ligas ferrosas: quanto maior o teor de carbono, mas difícil é a realização da solda, pois o carbono afeta diretamente a dureza da liga Fe-C.

( ) Para as ligas ferrosas, quando se solda alumínio é comum aplicar um pré-aquecimento (não superior a 200 Cº) para juntas de grandes espessuras, para evitar problemas de falta de fusão.

( ) Para este tipo de liga quando se fala em “estimar cuidados especiais para a realização da solda” está se falando, por exemplo, na realização de um pré-aquecimento no material a ser soldado ou até um tratamento térmico prévio.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:


 MANUFATURA MECÂNICA: SOLDAGEM U1 - SEÇÃO 3 U1 - AVALIAÇÃO DA UNIDADE

 

1) De acordo com Ferraresi (2014, p. 06), no procedimento de inspeção visual de solda devem constar os seguintes itens, sequencialmente:

1.Normas de referência

2. Objetivo

3. Método de Ensaio

4. Sistemática de registro de resultados

5. Requisitos adicionais

6. Inspeção (relação de descontinuidades, irregularidades a serem examinadas e/ou observações a serem efetuadas)

7. instrumentos

8. Condição superficial requerida para o ensaio

9. Iluminação requerida

10. Sequência do ensaio

11. Método de preparação da superfície

12. Estado disponível da superfície

Confira se as etapas estão sequenciais.

Assinale a alternativa que apresenta a ordem dos procedimentos realizados:
Escolha uma:

2) "Porosidade no metal de solda de ligas de alumínio é um dos defeitos de maior ocorrência na soldagem deste material. Essa porosidade tem como origem o aprisionamento de hidrogênio (gases) durante o processo de solidificação. O hidrogênio é altamente solúvel no alumínio fundido, motivo pelo qual, durante a soldagem das ligas de Al, é consideravelmente elevada a probabilidade da ocorrência de porosidade."

De acordo com documentação técnica aplicável em soldagem, qual a norma pertinente ao processo de soldagem em estruturas de Alumínio?
Escolha uma:

3) Observe a figura a seguir:

Figura: Defeitos em soldas, avaliadas por inspeção visual.

Fonte: Alusolda. Disponível em: < http://www.alusolda.com.br/conteudo/defeitos-e-solucoes-mais-comuns-na-soldagem-eletrica.html > (acessado em 23/06/2018).

Analise as proposições a seguir:

I. A figura mostra que fica evidente por inspeção visual que o principal defeito observado é uma trinca no cordão de solda. A provável causa da ocorrência desse defeito é o rápido resfriamento do cordão de solda.

PORQUE

II. Uma possível solução para esse tipo de problema é a utilização de uma corrente (amperagem) mais baixa (fazendo testes preliminares) até que se atinja o ponto ideal de fusão do metal sem gerar respingos. Essa solução funciona muito bem caso o soldador tenha pouca experiência.

Assinale a alternativa correta com base nas asserções descritas.
Escolha uma:

4) Em um congresso sobre equipamentos e procedimentos de soldagem, abriu-se o seguinte debate: As soldas podem apresentar defeitos que comprometem sua qualidade e podem pôr em risco a peça soldada, caso tais defeitos não sejam percebidos. Tais defeitos, também conhecidos como descontinuidades, podem ser assim classificados: defeitos por falta de penetração; defeitos por falta de fusão; porosidades; mordeduras; trincas; inclusões de escórias; respingos.

Considerando a classificação dos defeitos que podem apresentar nas soldas , analise as afirmações a seguir:

I.Defeitos por falta de penetração: é o tipo de defeito (descontinuidade) no qual o cordão de solda não conseguiu preencher completamente o espaço entre as juntas.

II. Defeito por falta de fusão: esse tipo de defeito pode não ser percebido em uma inspeção visual porque os poros podem se formar na parte interna do cordão de solda.

III. Mordeduras: são defeitos de caráter geométrico ou pequenos vincos na solda provocados por insuficiência de penetração do metal de solda no metal base.

IV. Trincas: esse talvez seja o maior vilão entre as descontinuidades da solda, pois pode (tal como a porosidade) ocorrer tanto externamente quanto internamente à solda diminuindo fortemente a resistência da solda, podendo leva-la ao colapso com facilidade.

Sobre os tipos de defeitos que ocorrem durante a soldagem, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:

5) Um inspetor de soldagem registrou uma não-conformidade que apresentava características de falta de limpeza adequada na raiz da solda e que o soldador utilizou um eletrodo com diâmetro incorreto.

A seguir, tem-se o registro por imagem da descontinuidade:

De acordo com o texto-base e a imagem da raiz da solda, qual descontinuidade foi apresentada?
Escolha uma: