Manufatura Mecânica: Conformação dos Metais U1

Manufatura Mecânica: Conformação dos Metais /U1 - Seção 1 /U1S1 - Atividade Diagnóstica

 

1) Conhecer algumas propriedades mecânicas é de extrema importância quando tratamos do tema de conformação plástica a quente e a frio.

Avalie as afirmações que seguem a respeito de algumas destas propriedades e verifique se estão corretas.
I. A ductilidade é capacidade que um processo adquire em através da aplicação de um esforço modificar e deformar plasticamente um material. 
II. A tenacidade é a capacidade que o material tem de absorver energia durante um impacto e transformá-la em deformação plástica. 
III. O encruamento é o fenômeno que modifica a microestrutura dos metais através da deformação plástica quando esta é realizada abaixo da temperatura de recristalização e que causa o endurecimento e aumento de resistência mecânica do metal.

Agora, assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETAS, apenas.
Escolha uma:
a. I, II e III estão corretas. 
b. II e III, apenas. 
c. I e III, apenas. 
d. I e II, apenas. 
e. II, apenas.

2) Uma variável muito importante na conformação plástica é a temperatura, pois, se pensarmos no aspecto das características do produto proveniente da conformação é esta variável que é determinante na formação destas características.

Avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. A característica que distingue o trabalho a quente do trabalho a frio é a temperatura de recristalização que é específica em cada um dos casos, além de gerar efeitos na microestrutura e nas propriedades mecânicas dos metais devido a esta variação nas condições de trabalho.

PORQUE

II. A temperatura de fusão do metal – Tm, dada em K (Kelvin), é usualmente utilizada como um fator limitante entre trabalho a quente e trabalho a frio e a referência é 0,5 Tm.

Assinale a alternativa CORRETA em relação as asserções apresentadas.
Escolha uma:
a. As asserções I e II são corretas, porém a II não é uma justificativa da I. 
b. As duas asserções são falsas. 
c. As asserções I e II são corretas, e a II justificativa a I. 
d. A asserção I é verdadeira, porém a II é falsa. 
e. A asserção II é verdadeira, porém a I é falsa.


3) Para manufaturar mecanicamente uma peça devemos conhecer o tipo de processo e o material que será utilizado. Sabemos também que um processo de fabricação mecânica é aquele que tem como objetivo a transformação de um material ou corpo metálico em uma peça ou ainda em uma matéria-prima processada, modificando sua forma inicial e lhe conferindo as dimensões, as características e a forma especificadas em projeto.

A seguir estão relacionados os processos mecânicos e metalúrgicos, divididos em quatro grupos que estão dispostos na primeira coluna e alguns exemplos dos vários tipos de processos referentes a cada um destes quatro grupos estão dispostos na segunda coluna, ou da direita. Relacione os grupos com os tipos de processos pertencentes a cada grupo.
Grupo de processos. Tipos de processos.
1. Conformação plástica. I. Fresamento
2. Usinagem. II. Metalurgia do Pó.
3. Solidificação. III. Forjamento.
4. Sinterização. IV. Fundição.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre os quatro grupos e os tipos de processos apresentados.
Escolha uma:
a. 1 – IV; 2 – II; 3 – I; 4 – III. 
b. 1 – I; 2 – II; 3 – III; 4 – IV. 
c. 1 – IV; 2 – II; 3 – III; 4 – I. 
d. 1 – III; 2 – II; 3 – I; 4 – IV. 
e. 1 – III; 2 – I; 3 – IV; 4 – II.


 Manufatura Mecânica: Conformação dos Metais /U1 - Seção 1 /U1S1 - Atividade de Aprendizagem

1) Um processo é conhecido como o de conformação plástica quando ele for realizado utilizando um material no estado sólido e que os esforços aplicados para conferir a sua modificação de forma, gerem tensões abaixo da tensão limite de resistência do material. Isto nos indica que o trabalho realizado no processo deve ocorrer dentro da região plástica do material.
O diagrama tensão-deformação (σ x ε) é utilizado para se entender sobre a região plástica do material pois é através dele enxergamos o comportamento do material quando submetido a um determinado estado de tensão.
Observe o diagrama tensão-deformação apresentado a seguir e analise as afirmações que seguem, indicando se são V - Verdadeiras ou F - Falsa.

Figura – Diagrama Tensão x Deformação (σ x ε).


Fonte: Adaptado de https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Fluencia.jpg. Acessado em 26/02/2017.
( ) Os processos de conformação plástica devem ser realizados com materiais que apresentem características postadas dentro da chamada zona plástica do diagrama tensão x deformação.
( ) A zona elástica é representada por picos e vales. Nesta fase ocorre o escoamento dos metais quando submetidos aos esforços.
( ) A zona plástica é visualizada na forma de uma curva no gráfico e é nesta zona que ocorre a deformação plástica dos metais, ou seja o material permanece deformado após a aplicação do esforço.
( ) O ponto T indicado no gráfico define a maior tensão admissível e que é adequado aos processos de conformação plástica, enquanto o ponto K define a tensão que gera o rompimento do material.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA para V - Verdadeira ou F – Falso.
Escolha uma:
a. V – V – F – F. 
b. F – V – V – V. 
c. V – V – V – F. 
d. V – F – V – V. 
e. V – F – F – V.


2) Uma variável muito importante na conformação plástica dos metais é a temperatura, pois, esta variável é determinante na formação das características do produto proveniente da conformação.

Analise as afirmações que seguem referentes as vantagens e desvantagens do trabalho a quente na conformação de metais. 
I. No trabalho a quente a microestrutura do metal é refinada, de modo que sua tenacidade melhora possibilitando que o material absorva energia durante um impacto e transforme em deformação plástica.
II. O trabalho a quente permite, a obtenção de dimensões dentro de estreitas tolerâncias, além de produzir melhor acabamento superficial que se trabalharmos a frio.
III. Para um trabalho a quente é necessário um menor esforço mecânico e desta forma podem ser utilizadas máquinas de menor capacidade em relação ao trabalho a frio, considerando-se uma mesma quantidade de deformação.
IV. Em uma conformação através de trabalho a quente a deformação é menos profunda, a dureza do material aumenta e a ductilidade diminui.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETAS.
Escolha uma:
a. As afirmações I, II e IV, apenas. 
b. As afirmações I e III, apenas. 
c. As afirmações I e IV, apenas. 
d. As afirmações II e IV, apenas. 
e. Todas as afirmações são corretas. 


3) No trabalho a frio também se evidenciam alguns defeitos, tais como o encruamento, a casca de laranja e as linhas de distensão. Na tabela que segue estão apresentados estes três defeitos citados e as características que mais os evidenciam fora de ordem. 
Associe os vários defeitos apresentados na conformação plástica a frio com as suas características.
Defeitos apresentados na conformação a frio. Características.
1 - Casca de laranja. I - Ocorrem em principalmente em chapas que apresentam baixo carbono (0,3% máx. de carbono) e gerando uma superfície áspera.
2 - Encruamento. II - A sua superfície apresenta um grau de rugosidade muito alto (acima de 1/3 da espessura de revestimento/ pintura que a peça será submetida e normalmente varia entre 25 à 125 µm) e a falha está relacionada ao tamanho do grão do material.
3 - Linhas de distensão. III - Esta falha causará o endurecimento e aumento da resistência mecânica do metal.

Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA entre os defeitos apresentados na conformação a frio e suas respectivas características.
Escolha uma:
a. 1 – II; 2 – I; 3 – III. 
b. 1 – I; 2 – III; 3 – II. 
c. 1 – III; 2 – II; 3 – I. 
d. 1 – III; 2 – I; 3 – III. 
e. 1 – II; 2 – III; 3 – I.


Manufatura Mecânica: Conformação dos Metais /U1 - Seção 2 /U1S2 - Atividade Diagnóstica
1) As vantagens observadas na utilização da laminação são muitas. Ele apresenta a vantagem de ser bastante produtivo e de oferecer um do produto acabado com boa capacidade de controle dimensional e quanto a precisão, assim como conseguir produzir produtos, tais como chapas com espessura muito pequenas e perfis longos como as bobinas, que são impossíveis de serem produzidas por outros processos.

Podemos citar que as duas principais razões que levam a utilização da deformação plástica por laminação são:

Escolha uma:

a. Existe a possibilidade de conformação de peças de grande dimensão e complexidade geométrica e o material pode ser estirado e reduzido em secção transversal mais do que com qualquer outro processo. 

b. Obter formas e perfis que seriam difíceis ou dispendiosas se forem produzidas por outros processos e métodos e o fato de obter – se melhorias das propriedades mecânicas dos metais. 

c. Podem-se aplicar altas velocidades e sua aplicação requer baixo custo de controle de qualidade devido à uniformidade da produção e a facilidade para a detecção de desvios. 

d. Uma possível economia de material, que ocorre pela adequação das formas e na menor relação resistência x peso e a inexistência de movimento relativo entre as paredes do cilindro e do metal, mantendo assim menores forças de atrito e um menor esforço utilizado. 

e. Este processo é barato em comparação com outros processos de conformação mecânica a quente e as segregações que acontecem devido a concentração de alguns elementos nas partes mais quentes do lingote, geralmente as últimas a se solidificarem, podem acarretar heterogeneidades nas propriedades o que é muito bom. 

2) No processo de laminação o metal passa pelos cilindros laminadores sofrendo tensões de compressão bastante altas, devido a ação de prensagem que ocorre pelos cilindros sobre o material, além de tensões de cisalhamento superficial, devido ao atrito entre os cilindros laminadores e o metal em laminação. As forças de atrito devem também puxa o material em direção aos cilindros. 
Verifique as peças e materiais relacionados a seguir e analise quais são produtos obtidos através da laminação.

I. Barra redonda.
II. Trilhos.
III. Perfil em T Duplo.
IV. Tarugo.
V. Bobina de chapa.
VI. Engrenagem.
VII. Bobina de Arame.
VIII. Virabrequim.

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as peças e materiais produzidos pelo processo de laminação.
Escolha uma:
a. I – II – III – IV – V, apenas. 
b. I – II – III – VII – VIII, apenas. 
c. II – III – IV – V - VII, apenas. 
d. I – II – IV – VII - VIII, apenas. 
e. II – III – V – VI - VII, apenas. 


3) Se considerarmos a forma mais simples conhecida para o processo de Laminação, podemos elencar algumas características muito particulares. A sua definição indica que o metal deve passar no meio de dois cilindros de forma forçada e que estes cilindros estão dispostos a uma distância menor que a espessura da peça que vai ser deformada e que a deformação plástica do metal ocorre durante a passagem pelos cilindros.

Avalie as afirmações a seguir referente a outras características existentes na definição de laminação e indique se cada uma delas é V - Verdadeira ou F - Falso.
( ) Os cilindros utilizados giram no mesmo sentido.
( ) A espessura do metal é reduzida e o comprimento e largura são aumentados durante a passagem do metal pelos cilindros.
( ) A velocidade em um determinado ponto do metal é igual antes e depois que ele passa pelos cilindros.
( ) A velocidade superficial dos dois cilindros é a mesma.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA para V - Verdadeiro ou F - Falso.
Escolha uma:
a. F – V – F – F. 
b. F – V – V – V. 
c. V – V – F – V. 
d. F – V – F – V. 
e. V – V – V – V.


 Manufatura Mecânica: Conformação dos Metais /U1 - Seção 2 /U1S2 - Atividade de Aprendizagem

1) Os laminadores são classificações comumente em duas categorias que é a quente e frio. Vários outros tipos de classificação também existem como: em função do produto que está sendo laminado, em relação ao número de cilindros, pelo seu diâmetro, pela disposição das cadeiras, etc.
A mais conhecida das classificações é aquela que se dá pelo número de cilindros em conjunto com a disposição destes cilindros. Avalie as afirmações que seguem referentes aos tipos de laminadores. 
I. O laminador Sendzimir é utilizado para obtenção de grandes reduções na espessura.
II. O laminador Contínuo apresenta um conjunto de cilindros montados na horizontal e na vertical.
III. Em um laminador Trio o metal a ser laminado é alimentado entre o cilindro inferior e o médio, por onde passa inicialmente, sendo o seu retorno realizado entre o superior e o médio.
IV. O laminador Quádruo é utilizado para laminar e relaminar chapas, tendo como vantagem a uniformidade da espessura por toda a seção transversal em função da ação dos cilindros de suporte.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETAS, apenas.
Escolha uma:


a. As afirmações II e IV são corretas. 
b. As afirmações I, II e III são corretas. 
c. As afirmações I, III e IV são corretas. 
d. Todas as afirmações são corretas. 
e. As afirmações I, II e IV são corretas. 


2) Em um determinado ponto do metal que passa pelos cilindros laminadores por unidade de tempo, o volume antes e depois do metal passar sempre deve ser o mesmo. Veja a fórmula a seguir, e considere que b é a largura de uma placa, h é a sua espessura e v é a sua velocidade.
b0.h0.v0 = b.h.v = b1.h1.v1
Desta forma para manter os volumes iguais, a velocidade de saída  é maior que a velocidade de entrada v0.

Sabendo que uma placa de 2 mm de espessura e 1,2 m de largura deve ser laminada até atingir 0,58 mm de espessura e 1, 21 m de largura e que sua velocidade final máxima é de 1080 m/min, pergunta-se: Qual deve ser a velocidade de entrada do metal no laminador em metros por minuto?
Escolha uma:

a. 934,9 m/min. 
b. 188,5 m/min. 
c. 845,7 m/ min. 
d. 315,8 m/ min. 
e. 565,8 m/ min. 

3) Os cilindros de laminação podem ser classificados em: cilindro de trabalho e o cilindro de apoio ou encosto. Veja figura a seguir.
Figura – Cilindros de Laminação.

Fonte: Laminação. IFSC.Joinville.p.6.
A vida útil do cilindro de apoio é bem maior que os cilindros de trabalho, pois não estão expostos a um atrito tão elevado diferente dos de trabalho que são mais frequentemente trocados, pois estão sujeitos a um maior desgaste por estarem em contato direto com o material a ser laminado, portanto mais sujeitos ao atrito e ao calor. Os dois tipos de cilindros se completam para realização de uma laminação apropriada. 
Analise as duas asserções que seguem e a relação entre elas.
I. Um cilindro de apoio possui um maior diâmetro e uma resistência mecânica superior quando comparado ao cilindro de trabalho.


PORQUE


II. Sua função é apoiar os cilindros de trabalho, evitando que flexionem, o que geraria uma variação dimensional no material laminado.

Assinale a alternativa que apresenta a análise CORRETA em relação as asserções apresentadas.
Escolha uma:
a. A asserção I é verdadeira e a asserção II é falsa. 
b. As duas asserções são verdadeiras e a II justifica a I. 
c. As duas asserções são falsas. 
d. As duas asserções são verdadeiras, porém a II não justifica a I. 
e. A asserção I é falsa e a asserção II é verdadeira.


 Manufatura Mecânica: Conformação dos Metais /U1 - Seção 3 /U1S3 - Atividade Diagnóstica

1) Sabemos que uma trefilação é um processo de conformação plástica no qual a matéria-prima é puxada em direção a uma matriz. Neste tipo de processo são envolvidas forças e tensões sendo uma que envolve a execução do trabalho de deslocamento do material e outra que é ligada diretamente ao processo de deformação do metal. Veja a figura a seguir.


Figura – Forças e Tensões.


Adaptado de http://mmborges.com/processos/sub_conformacao_intro01.htm. Acessado em: 08/04/2017.

Quais são as forças envolvidas na trefilação, respectivamente para trabalho, representado na figura pelo número 1 e deformação, representado na figura pelo número 2?
Escolha uma:

a. 1 - Tração e 2 - Compressão. 
b. 1 - Compressão e 2 - Tração. 
c. 1 - Torção e 2 – Tração. 
d. 1 - Compressão e 2 - Flexão. 
e. 1 - Tração e 2 - Cisalhamento. 

2) No processo de trefilação onde se utiliza as trefiladoras de tambor as máquinas são tipicamente rotativas e de acordo com o grupo podem operar de forma simples ou através de vários conjuntos de fieira e matriz como é o caso da múltipla. Ainda sobre este grupo de trefiladoras, existem a máquina de trefilar sem e com deslizamento.
Sobre a máquina com deslizamento, avalie as etapas que o fio-máquina percorre ao longo do processo e que estão descritas na tabela que segue e ordene de forma que o processo seja realizado adequadamente.

1 O fio-máquina é alinhado em uma roldana.
2 O fio-máquina recebe o tracionamento proveniente de um anel tirante.
3 O segundo anel trabalha para que o fio passe pela segunda fieira.
4 O fio-máquina passa pela desbobinadeira.
5 O fio-máquina dá algumas voltas em formato de hélice no anel tirante.
6 O fio-máquina passa pela primeira fieira.
7 O ciclo se repete para os demais conjuntos de matrizes e anel tirante.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a ordem CORRETA das etapas que o fio-máquina percorre ao longo do processo quando é utilizado uma máquina com deslizamento.
Escolha uma:
a. 7 – 2 – 1 – 3 – 4 – 6 – 5. 
b. 1 – 4 – 2 – 6 – 3 – 5 – 7. 
c. 6 – 2 – 5 – 4 – 1 – 3 – 7. 
d. 4 – 1 – 6 – 3 – 2 – 7 – 5. 
e. 4 – 1 – 6 – 2 – 5 – 3 – 7. 

3) Os principais produtos produzidos pela trefilação são os arames e fios, tubos e barras. E e os equipamentos são definidos de acordo com os produtos a serem fabricados. São conhecidos dois grupos básicos de equipamentos de trefilação que são as trefiladoras de bancada e as trefiladoras de tambor.

Analise as características apresentadas a seguir e indique se são características ligadas ao processo de trefilação, assinalando V – Verdadeiro ou F – Falso.
( ) Obtenção de produtos de grande comprimento contínuo.
( ) Produção de produtos com seções transversais médias e grandes.
( ) O processo permite obtenção de boa qualidade de superfície.
( ) São possíveis excelente controle dimensional do produto obtido no processo.
( ) A matéria-prima utilizada para trefilar arames e fios são as barras de até meia polegada de diâmetro e seis metros de comprimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA para V-Verdadeiro ou F-Falso.
Escolha uma:
a. F – V – V – V – V. 
b. V – F – V – F – V. 
c. F – V – V – V – F. 
d. V – F – V – V – F. 
e. V – F – F – V – F.


 Manufatura Mecânica: Conformação dos Metais /U1 - Seção 3 /U1S3 - Atividade de Aprendizagem

 

1) Uma trefiladora de bancada é utilizada para produzir peças não bobináveis tais como barras e tubos, cujo comprimento final é definido e limitado.


Sobre as trefiladoras de bancada, analise as afirmações que seguem e verifique se são corretas ou não.
I. Para fixar o fio-máquina nas garras de tração existentes no banco de estiramento é necessário produzir uma ponta em seu início e passa-lo através do orifício da matriz.
II. Algumas das partes que constituem uma trefiladora de bancada são: estrutura, fieira (matriz), mordaça, gancho e corrente sem-fim.
III. O tracionamento realizado para o estiramento ocorre quando um mecanismo pneumático é acionado.
IV. O carro que ficha a mordaça e automaticamente o fio-máquina inicia um deslocamento rotativo, no sentido anti-horário a matriz, tracionando o fio-máquina linearmente em relação a matriz.
V. O fio-máquina é forçando a passar pelo furo da matriz gerando sua redução e automaticamente o produto acabado.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETAS.
Escolha uma:

a. Apenas as afirmações I, II e III são corretas. 
b. Apenas as afirmações I, II, III e V são corretas. 
c. Apenas as afirmações I, II e IV são corretas. 
d. Apenas as afirmações II, III, IV e V são corretas. 
e. Apenas as afirmações I, II e V são corretas. 

2)  Para a trefilação de arames, fios e cabos que são do grupo de produtos bobináveis são utilizadas as trefiladoras de tambor.
A seguir é apresentado fora de ordem as etapas básicas para a produção de arames.

Analise cada uma dessas etapas e as organize de forma que a sequência para trefilar um arame de aço fique correta e adequada.
1 Recobrir pelo método de imersão em Ca (OH)2 - leite de cal - a uma temperatura de 100°C
2 O fio-máquina é recebido após ser laminado a quente.
3 Lavar em água corrente.
4 Trefilar a seco.
5 Decarepação química utilizando HCl ácido clorídrico.
6 Secar em estufa.
7 Trefilação úmida - com lubrificante líquido.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA para as etapas para trefilar um arame de aço.
Escolha uma:

a. 2 – 4 – 5 – 7 – 1 – 3 – 6. 
b. 2 – 3 – 6 – 1 – 7 – 4 – 5. 
c. 2 – 5 – 3 – 1 – 6 – 4 – 7. 
d. 4 – 1 – 7 – 2 – 3 – 6 – 5. 
e. 5 – 2 – 1 – 4 – 3 – 7 – 6. 

3) Sabemos que existem quatro tipos de trefilação de tubos que são: sem apoio interno, com mandril passante, com bucha interna e com bucha flutuante.
Analise as asserções postadas a seguir e a relação entre elas que se referem a trefilação utilizando mandril ou bucha.
I. Na trefilação de tubos em que se utiliza mandril ou bucha, deve-se utilizar matriz sem cone de redução o que aumenta a proporção de deformação e automaticamente aumenta a redução da espessura da parede do metal e consequentemente a produção de tubos com bitolas menores e paredes mais finas.

PORQUE

II. Os processos de trefilação de tubos utilizando mandril ou bucha normalmente é realizado posteriormente a um processo de laminação não plana que utiliza mandril e serve para dar acabamento, finalizar as dimensões e melhorar a microestrutura do metal.

Assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA para a análise das asserções dispostas e a relação existente entre elas.
Escolha uma:

a. As asserções I e II são verdadeiras e a II justifica corretamente a I. 
b. A asserção I é verdadeira e a II é falsa. 
c. As asserções I e II são falsas. 
d. A asserção I é falsa e a II é verdadeira. 
e. As asserções I e II são verdadeiras, porém a II não justifica a I.


 


 Manufatura Mecânica: Conformação dos Metais /U1 - Seção 3 /U1 - Avaliação da Unidade

 

1) Observe a figura apresentada a seguir.
Zona de deformação e ângulo de contato durante a laminação.




Fonte: Chiaverini. 1986.
Avalie as afirmações que seguem referentes a região de deformação que ocorre no contato do metal com os cilindros de laminação e indique as que estiverem corretas.


I. O contato entre cilindros e o metal em laminação se dá através do arco AB.
II. O ângulo de contato é representado pelo < que pode ser chamado também de ângulo de ataque.
III. A região limitada pelas seções AA;BB e arco AB, formam a chamada zona de deslocamento e é utilizada para que o metal seja movimentado no processo sem interferir na deformação do metal.
IV. O ângulo de contato está diretamente relacionado com a redução de espessura, h0-h1 e ao diâmetro do cilindro laminador representado na fórmula por 2R.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmações CORRETAS.
Escolha uma:

a. I, II e IV, apenas. 
b. I e III, apenas. 
c. I, III e IV, apenas. 
d. II e IV, apenas. 
e. I, II e III, apenas. 
2) A ferramenta empregada na trefilação é a matriz que também é bastante conhecida como fieira ou trefila. A matriz é fundamental ao processo, pois é através dela que é realizado a deformação do metal.
Sobre o perfil interno de uma matriz de trefilação, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas.
I. O perfil interno de uma matriz que é constituído por cones e cilindros, influencia na variação dos parâmetros de trefilação como por exemplo a força necessária para deformação do metal, o atrito entre fio e matriz e o modo de deformação.

PORQUE


II. Ao variar os ângulos de algum dos cones ou o campo de tolerância do diâmetro do cilindro ocorre um aumento ou redução de variáveis como a força necessária para deformação do metal, o atrito entre fio e matriz e o modo de deformação.

Agora, assinale a alternativa CORRETA.
Escolha uma:

a. As duas asserções são falsas. 
b. A asserção I é verdadeira e a II é falsa. 
c. As duas asserções são verdadeiras, porém a II não é uma justificativa para a I. 
d. A asserção I é falsa e a II é verdadeira. 
e. As duas asserções são verdadeiras e a II justifica corretamente a I. 


3) O processo de trefilação pode apresentar defeitos que devem ser evitados através de controles de alguns parâmetros, tais como a qualidade do material, redução entre passes, velocidade, lubrificação e limpeza periódica da matriz.
Analise as afirmações a seguir referente aos motivos de ocorrência por tipo de defeito provenientes do processo de trefilação e indique V – Verdadeiro se o motivo da falha estiver correta ou F – Falso.
( ) Uma fratura irregular com estrangulamento ocorre devido a esforço em excesso por má lubrificação ou por redução executada em excesso.
( ) Uma fratura com risco lateral ao redor da marca de inclusão ocorre devido a uma partícula muito dura impregnada no metal de partida.
( ) Uma fratura com trinca aberta em duas partes ocorre devido a trincas provenientes do processo inicial de laminação.
( ) As marcas em forma de “v”, conhecidas como chevrons, ocorrem por várias razões como por exemplo realizar reduções grandes e inclusão de partículas duras estranhas ao metal.
( ) Um diâmetro irregular ocorre em função de partículas duras que impregnam na matriz e depois se soltam com a evolução do processo.

Referente as falhas que ocorrem em um processo de trefilação e seus motivos, assinale a sequência CORRETA para V - Verdadeiro ou F - Falso.
Escolha uma:

a. V – V – V – V - V. 
b. V – V – V – V - F. 
c. V – F – F – V - V. 
d. F – F – V – V - V. 
e. F – V – V – F - V. 


4) Os laminadores possuem vários tipos de classificação. A mais conhecida das classificações é aquela que se dá pelo número de cilindros em conjunto com a disposição destes cilindros.
Associe os tipos de laminadores que estão na primeira coluna da tabela disponível a seguir com as principais características apresentadas de cada um deles dispostos na segunda coluna da tabela.
Classificação Características
1 - Laminador Quádruo. I - Dois cilindros de trabalho com diâmetro menor posicionados no centro e outros dois cilindros de apoio com diâmetro maior posicionados externamente.
2 - Laminador Universal. II - Um conjunto de cadeiras duo em série.
3 - Laminador Contínuo. III - Utilizado para obtenção de grandes reduções na espessura.


4 - Laminador Sendzimir. IV - Um conjunto de cilindros horizontais e verticais, como por exemplo um laminador universal tipo Grey que fabrica perfilados pesados.


Assinale a alternativa que apresenta a associação entre os tipos de laminadores e suas características CORRETA.
Escolha uma:

a. 1 – I; 2 – IV; 3 – II; 4 – III. 
b. 1 – II; 2 – I; 3 – IV; 4 – III. 
c. 1 – I; 2 – IV; 3 – III; 4 – II. 
d. 1 – III; 2 – IV; 3 – II; 4 – I. 
e. 1 – I; 2 – III; 3 – II; 4 – IV. 


5) A temperatura tem efeito na resistência dos metais e nas suas propriedades mecânicas, sendo assim uma variável muito importante na conformação plástica de metais, como o aço, por exemplo. 
Avalie as afirmações que seguem referentes aos efeitos da variável temperatura em um processo de conformação plástica dos metais.
I. Devido a variável temperatura classificamos o processo de conformação em três grupos: trabalho a quente, morno e frio. 
II. A característica que distingue estes três grupos é a temperatura de fusão que é específica em cada um dos casos. 
III. São gerados efeitos na estrutura e nas propriedades mecânicas dos metais devido a esta variação nas condições de trabalho. 
IV. A oxidação superficial e distorções da peça são associadas a variações de temperatura e ocorrem em produtos de metais conformados sob temperaturas elevadas. 
V. Produtos de metais conformados a quente e morno permitem a manufatura de produtos com melhor acabamento e obtenção de características dimensionais e geométricas com maior reprodutibilidade.

Sobre a variável temperatura e seus efeitos sobre o processo de conformação plástica é correto o que se afirma em.
Escolha uma:

a. I, II e III, apenas. 
b. Todas as afirmações são corretas. 
c. I, III e IV, apenas. 
d. I, II, III e IV, apenas. 
e. II, III e V, apenas.