1 Lembrando que os pronomes pessoais eu e tu cumprem a função de sujeito, enquanto os pronomes oblíquos mim e ti cumprem outras funções, leia atentamente as frases a seguir: I. Ele não se referiu a mim. II. Joana entregou um texto para mim corrigir. III. Para mim, a prova foi fácil. IV. Por favor, não saia sem mim. Assinale a única alternativa em que o pronome pessoal foi usado de forma incorreta: Escolha uma
2 Papai, por que você não coloca meu marido no lugar do seu sócio que acaba de falecer?
A vírgula colocada após o vocábulo Papai marca a existência de um diálogo, de forma a caracterizar um termo isolado da oração que faz parte de nosso próprio cotidiano. Este termo da oração, com a função de chamar alguém ou alguma coisa personificada para dirigir ao interlocutor, até mesmo pelo próprio nome, chama-se
3 (ITA, adaptada) A oração subordinada concessiva é aquela que indica um fato contrário ao expresso na oração principal, mas insuficiente para anulá-lo. Em qual dos períodos abaixo há uma oração subordinada adverbial que expressa ideia de concessão?
4 Leia o texto a seguir:
Era uma tarde cinzenta, ____ bonita de se ver. Maria ____ João passeavam de bicicleta pelo parque, ____ estava todo limpo ____ florido. ____ a previsão do tempo, a chuva começou a cair aos poucos. ____, o passeio precisava continuar, ____ a vontade de estarem juntos, ____ começaram a namorar, era maior que qualquer tempestade.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto.
Escolha uma:
5 Releia a fala do primeiro balão ''aquele não é o sujeito que vive furando a fila do mercadinho?'' existe uma relação de dependência entre as orações que compõem o período anterior. A oraçao subordinada destacada exerce a função sintática de:
6 Observe as frases abaixo: Naquele restaurante, só pensei em comer doces, que eram a especialidade do chef. Naquele restaurante, só pensei em comer doces que eram a especialidade do chef Assinale a alternativa correta quanto ao sentido das frases acima. Escolha uma:
7 Leia as frase a seguir:
I. A funcionária cuja a gerente elogiou esteve presente na reunião sobre as vendas.
II. Eis a mulher com cujas ações não concordamos.
III. Aquela é a escola cuja diretora todos criticam.
IV. Este é o gestor em cujo talento todos confiam.
Há erro no emprego do pronome relativo em:
Escolha uma:
8 “Mauro me convidou para jantar e eu havia aceitado tal convite. Mas tarde naquele dia, minhas amigas me questionaram me questionaram o porquê do convite ser aceito. Respondi da maneira mais sincera: nunca se rejeita comida.”
Sobre os verbos em destaque, assinale a alternativa correta:
9 (FGV-SP, adaptada) Leia as frases a seguir:
I. Mau agradecidas, as juízas se postaram diante do procurador, a exigir recompensas.
II. Seu mal humor ultrapassa os limites do suportável.
III. Mal chegou a dizer isso, e tomou um sopapo que o lançou longe.
IV. As respostas estavam mau dispostas sobre a mesa, de forma que ninguém sabia a sequência correta.
V. Então, mau ajeitada, desceu triste para o salão, sem perceber que alguém a observava.
Assinale a alternativa em que as formas mal ou mau estão utilizadas de acordo com a norma culta:
10 Veja a frase a seguir: