Gestão da Manutenção UNIDADE DE ENSINO 4

Gestão da Manutenção /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4S1 - Atividade Diagnóstica

 

1 A manutenção produtiva se tornou indispensável nos últimos anos, pois vários outros programas de melhoria contínua e redução de custos, exigem cada vez mais dos equipamentos, principalmente a sua conservação de qualidade e sem interrupções no ciclo produtivo. Assim, um dos pilares do TPM é o pilar da manutenção autônoma, muito importante para contribuir neste novo cenário de trabalho.

A partir do entendimento sobre o que é a manutenção autônoma, avalie as alternativas a seguir e assinale a que define a manutenção autônoma.

Escolha uma:

2 A manutenção produtiva em uma empresa, se tornou indispensável nos últimos anos, pois vários outros programas de melhoria contínua e redução de custos, exigem cada vez mais dos equipamentos, principalmente a sua conservação de qualidade e sem interrupções no ciclo produtivo. Assim, um dos pilares do TPM é a o pilar da manutenção autônoma, muito importante para contribuir neste novo cenário de trabalho.

A manutenção autônoma implementada corretamente traz uma série de vantagens para a empresa. Assinale a alternativa que traz uma vantagem de aplicação da manutenção autônoma.

Escolha uma:

3 Na maioria das empresas industriais de diversos tipos, é raro encontrar apenas um tipo de linha de produção com um único produto. Normalmente temos várias linhas e produtos e diversas interrupções para modificar a linha para produzir produtos diferentes (setup) e assim não é evidente a escolha de uma linha piloto. É importante escolher uma linha para realizar a implantação e para aprendizado, pois se torna mais fácil corrigir os eventuais erros ou omissões.

Qual das alternativas abaixo representa uma característica que devemos observar  ao se escolher uma linha piloto para se implementar a manutenção autônoma?

Escolha uma:


 Gestão da Manutenção /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4S1 - Atividade de Aprendizagem

 

1 Na maioria das empresas industriais de diversos tipos, é raro encontrar apenas um tipo de linha de produção com um único produto. Normalmente temos várias linhas e produtos e diversas interrupções para modificar a linha para produzir produtos diferentes (setup) e assim não é evidente a escolha de uma linha piloto. É importante escolher uma linha para realizar a implantação e para aprendizado, pois se torna mais fácil corrigir os eventuais erros ou omissões.

Qual das alternativas abaixo representa características que devemos observar em primeiro lugar ao se escolher uma linha piloto para se implementar a manutenção autônoma?

Escolha uma:

2 A manutenção autônoma é uma estratégia simples e prática para envolver os operadores dos equipamentos ou máquinas nas atividades de manutenção diária, como por exemplo a inspeção, limpeza e lubrificação. O objetivo principal é evitar a degradação dos equipamentos ou máquinas, detectando e corrigindo se possível suas falhas em um estágio inicial, antes que resultem em algum tipo de quebra que faça a produção ser interrompida. Dentre estas falhas ou anomalias, podemos citar algumas, sendo: ruídos, vibrações, sobreaquecimento, etc. Para isto, é claro que estes operadores devem ser treinados em pontos levantados pelos especialistas do equipamento, situação em que geralmente está envolvido do time da manutenção, com seus técnicos e engenheiros.

Temos então, uma necessidade de levantamento de dados sobre as necessidades do equipamento, a serem acompanhados pelas equipes de produção. Deste modo, analise estas informações e  escolha a alternativa correta abaixo.

Escolha uma:

3 Na maioria das empresas industriais de diversos tipos, é raro encontrar apenas um tipo de linha de produção com um único produto. Normalmente temos várias linhas e produtos e diversas interrupções para modificar a linha para produzir produtos diferentes (setup) e assim não é evidente a escolha de uma linha piloto. É importante escolher uma linha para realizar a implantação e para aprendizado, pois se torna mais fácil corrigir os eventuais erros ou omissões.

Pensando assim, precisamos avaliar como isto se aplica em TPM, das alternativas abaixo uma delas é correspondente como solução deste ponto.

Escolha uma:


Gestão da Manutenção /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4S2 - Atividade Diagnóstica

1 A análise de falhas é um importante aliado, na constante busca pela identificação da causa de um problema, que chamamos de falha. Devemos pensar em falha como algo não desejado em nosso planejamento e processo produtivo.

Devemos pensar na análise de falhas como uma atividade multidisciplinar, ou seja, devemos trabalhar em equipes, previamente escolhidas, com pessoas experientes e envolvidas com o processo e os equipamentos. Temos que ter em mente também que, para toda a falha identificada, sempre temos uma causa ou origem e, consequentemente, podemos e devemos ter uma solução.

Podemos observar que a falha é algo não desejado e precisamos utilizar meios para eliminá-la e / ou mitiga-la. Sendo assim, qual é a alternativa que descreve exatamente o que é uma falha?

Escolha uma:

2 Confiabilidade é um conceito que se originou do termo em inglês reliability, que expressa a capacidade de um equipamento desempenhar uma função específica, sob condições estipuladas, durante um certo intervalo de tempo. O termo confiabilidade R(t) é usado como uma medida de desempenho de confiabilidade segundo a norma NBR 5462 (ABNT, 1994).

Pensando que temos um equipamento em nossa empresa e queremos que o mesmo não tenha falhas, qual a alternativa que representa a confiabilidade deste equipamento?

Escolha uma:

3 A ideia do método ABC é muito simples, mas extremamente eficaz. Em primeiro lugar, a elaboração da curva ABC nada mais é do que a classificação das informações que representam o maior grau de importância ou impacto. No nosso caso, seria a classificação das falhas.

No momento em que elaboramos a curva abc de falhas, conseguimos classificar as falhas em faixas de importância. Deste modo, assinale a alternativa que apresenta exatamente o motivo de se classificar as falhas.

Escolha uma:


 Gestão da Manutenção /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4S2 - Atividade de Aprendizagem

1 Em primeiro lugar, a elaboração da curva ABC nada mais é do que a classificação das informações que representam o maior grau de importância ou impacto. No nosso caso, seria a classificação das falhas. Uma vez determinado um critério, então se faz necessário agrupa-los e apresenta-los em um gráfico específico. Figura – Modelo de uma curva ABC.

Tem-se que a classificação pelo método da curva ABC determina o foco para solução das falhas. Qual das alternativas a seguir demonstra esta afirmação de forma correta.

Escolha uma:

2 Podemos expressar a confiabilidade através de uma equação [1.1], a partir de uma distribuição a uma taxa constante:

Em que R(t) é a confiabilidade a um qualquer tempo t; e é a base logarítmica;  é a taxa de falhas e; t é o tempo de operação. A taxa de falhas é descrita pela equação [1.2], em que Nf é igual ao número de falhas e Nho é igual ao número de horas de operação.     

Avaliando as equações apresentadas no texto-base, tem-se que, se aumentarmos o número de falhas, o que acontece com o índice de confiabilidade? Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

 

3 A FMEA e a FTA são ferramentas consagradas e muito utilizadas na indústria para análise de falhas, sendo que podemos e devemos aplicá-las nas falhas que encontramos em equipamentos. A FTA é uma técnica gráfica dedutiva, estruturada em termos de eventos, ao invés de componentes. Esta ferramenta é usada para montagem de uma árvore de falha, que se inicia com a identificação do componente que falhou ou que tem uma grande probabilidade de falha. Este componente deve ser colocado no topo da árvore, e a seguir, listamos os componentes que fazem parte do sistema e interligamos, ou seja, montamos um fluxograma.

De acordo com o texto-base, assinale a alternativa que apresenta a vantagem de se utilizar a FTA.

Escolha uma:


 Gestão da Manutenção /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4S3 - Atividade Diagnóstica

 

1 Um equipamento deve ser revisado afim de mitigar ou eliminar as paradas durante o período alocado para a produção. Isto é muito importante para a empresa, pois deste modo, evita-se problemas de qualidade do produto, paradas na produção, e indiretamente, conseguimos manter o cliente fidelizado com produtos entregues na data solicitada e com qualidade.

Qual é o objetivo da manutenção preventiva, que é um dos focos para realizarmos a programação? Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

2 Tem-se que a política de terceirização, na maioria das vezes, está intimamente interligada à cultura da empresa. Assim, podemos nos deparar com diversas formas de aplicação e graus de participação. Temos também, além da cultura da empresa, a abordagem estratégica, em que a empresa determina o que é confidencial e assim não terceiriza. Portanto, deve-se em primeiro lugar buscar entender estas limitações (cultural e estratégica), para se buscar uma forma de avaliação destas políticas de terceirização.

Tendo uma visualização da importância da política de terceirização, como a estratégia da empresa pode influenciar nisto? Escolha a alternativa correta.

Escolha uma:

3 O ciclo PDCA merece um destaque especial, pois é uma ferramenta muito utilizada em várias áreas na indústria. Nesta seção, iremos avaliar o ciclo PDCA sob o ponto de vista da aplicação na manutenção industrial. Lembrando que o ciclo PDCA, trata-se de etapas organizadas de maneira cíclica, com o objetivo de aperfeiçoar e aprimorar processos e produtos, divididas em:

Plan – Planejamento: Como fazer;

Do – Execução: Realizar;

Check – Verificação: Acompanhar os resultados e comparar com as metas;

Act – Ação: Proceder como o planejado, e reiniciar o ciclo.

Qual é o objetivo do ciclo PDCA, muito utilizado na manutenção? Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:


 Gestão da Manutenção /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4S3 - Atividade de Aprendizagem

 

1 Os planos de manutenção devem ser elaborados por times multidisciplinares, com foco nos equipamentos indispensáveis a produção. Basicamente, temos dois tipos de planos: o plano que demonstra as frequências necessárias de cada atividade programada, e o plano de registro que demonstra a realização do plano no equipamento.

Para que são utilizados os planos que demonstram as frequências necessárias de cada atividade? Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

2 Utilizando outro ponto de vista para se avaliar o desempenho, temos que não podemos nos ater somente no planejamento de manutenção (apesar de ser o foco principal), mas também devemos nos preocupar com qualquer tarefa que interrompa o tempo de produção do equipamento, ou aumente o tempo de parada para a manutenção.

Em diversas situações práticas, é comum encontrarmos outras falhas que não estão planejadas, e que precisamos de mais tempo e materiais. Como devemos proceder nesta situação apresentada? Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

3 O ciclo PDCA merece um destaque especial, pois é uma ferramenta muito utilizada em várias áreas na indústria. Nesta seção, iremos avaliar o ciclo PDCA sob o ponto de vista da aplicação na manutenção industrial. Normalmente, o ciclo PDCA é gerenciado pelo time da qualidade da empresa, mas aqui vamos trabalhar com este ciclo desenvolvido para a manutenção. Lembrando que o ciclo PDCA, trata-se de etapas organizadas de maneira cíclica, com o objetivo de aperfeiçoar e aprimorar processos e produtos.

Tem-se que o PDCA é utilizado de maneira cíclica. Portanto, qual é o impacto gerado se o giro das atividades for realizado de maneira inadequada? Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

 


 Gestão da Manutenção /UNIDADE DE ENSINO 4 /U4 - Avaliação da Unidade

 

1 Como o TPM teve início no Japão em empresa do setor de autopeças do grupo da Toyota, você precisa avaliar o cenário da época onde a indústria automotiva mundial ainda estava na fase de produção em sistema convencional, ou seja, produção em massa. Neste contexto a Toyota estava “fora” do circuito mundial de fabricação de automóveis e ela precisa então inovar para se tornar competitiva. Também observando a definição de Marketing sendo: um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, desenvolvimento de produtos ou serviços que atendam às necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência.

Analisando o texto-base, avalie como os conceitos apresentados se aplicam em TPM. A partir dessa avaliação, qual é o item obrigatório para o sucesso da empresa?

Escolha uma:

2 Em diversas empresas industriais, tem-se uma preocupação muito grande na contratação de profissionais, e sempre se procura profissionais experientes e com amplo conhecimento da área. Mesmo assim, quando se trata de definir gestores para um novo programa, se faz necessário avaliar alguns aspectos técnicos e gerenciais do time a ser escolhido.

Pensando em conseguir alocar a melhor equipe de trabalho, devemos ter quais competências gerenciais?

Escolha uma:

3 A análise de falhas é um importante aliado, na constante busca pela identificação da causa de um ou vários problemas que são encontrados em equipamentos de manufatura, que chamamos de falha. Devemos pensar em falha como algo não desejado em nosso planejamento e processo produtivo.

Devemos pensar na análise de falhas como uma atividade multidisciplinar, ou seja, devemos trabalhar em equipes, previamente escolhidas, com pessoas experientes e envolvidas com o processo e os equipamentos. Temos que ter em mente também que, para toda a falha identificada, sempre temos uma causa ou origem e, consequentemente, podemos e devemos ter uma solução.

A Manutenção Centrada na Confiabilidade (MCC), é um processo usado para determinar o que precisa ser feito para assegurar que qualquer equipamento continue a cumprir as funções desejadas.

Sabendo que a falha é algo não desejado em um processo de produção contínua, e que a manutenção centrada na confiabilidade é necessária para assegurar que os equipamentos trabalhem sem falhas, analise esta afirmação e assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

4 A FMEA e a FTA são ferramentas consagradas e muito utilizadas na indústria para análise de falhas, sendo que podemos e devemos aplicá-las nas falhas que encontramos em equipamentos. Tem-se que a FMEA é uma ferramenta utilizada para se definir, identificar e eliminar falhas conhecidas ou potenciais em processos produtivos. Temos basicamente dois estágios, sendo que no primeiro estágio o foco está em identificar os possíveis modos de falhas de um processo e seus efeitos. Para o segundo estágio, as equipes determinam o nível do risco destas falhas, colocando-as em ordem de prioridade. Deste sistema, a falha mais crítica será considerada prioritária para a aplicação de ações de melhoria.

A utilização do FMEA nas industrias é vital para se elaborar uma análise de falhas atuais e prever a possibilidade de novas falhas. Analisando o que foi apresentado, como esta ferramenta de análise pode contribuir para a redução das falhas dos equipamentos? Assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

5 A busca da excelência é uma prática comum em muitas organizações industriais, afim de combinar a maior rentabilidade com a melhor qualidade e confiabilidade. Desta maneira, temos a implantação e o gerenciamento dos modelos de excelência como sendo uma ferramenta muito importante para a manutenção e claro, como sendo um objeto a ser avaliado. O modelo de avaliação para excelência da gestão da manutenção tem como objetivo principal estabelecer um parâmetro de excelência, afim de avaliar o nível de maturidade da gestão praticada em relação a este referencial e assim, implementar ações de melhoria. O ciclo PDCA trata-se de etapas organizadas de maneira cíclica, com o objetivo de aperfeiçoar e aprimorar processos e produtos.

Tem-se que, se a empresa possui um modelo de excelência na gestão da manutenção e utiliza o PDCA como melhoria contínua, que vantagens esta empresa terá? Assinale a alternativa correta.

Escolha uma: