Analise um Case quanto à determinação do tamanho do lote de compras para etiquetas em uma empresa de colorifício, de modo que atenda tanto às necessidades do fornecedor e como o Departamento de Compras auxilia no processo de reduções de custo.
A falta das etiquetas impede que o material seja embalado corretamente, podendo causar atrasos na expedição do material e, até mesmo, o descumprimento de prazos estabelecidos com os clientes.
A capacidade física da empresa impede a compra de grandes quantidades de etiquetas, que são colocadas nos produtos, fato que atrapalha as negociações que permitiriam a compra ideal.
Até 2016 as etiquetas eram compradas pelo valor de R$ 0,058/etiqueta para uma programação de 45 dias, numa quantidade de aproximadamente 4.320 etiquetas (dividido entre os oito modelos). Esse montante de etiquetas supria a necessidade de quatro fornos que produzem uma quantidade de produtos de modo a serem necessárias 24 etiquetas por dia por forno, totalizando 96 etiquetas por dia que, compradas a cada 45 dias resultava em oito compras anuais de lotes de Q = 4320 etiquetas.
No início de 2017, o fornecedor expôs à empresa, sua dificuldade de continuar produzindo em lotes menores.
Assim, o Departamento de Compras tem de entrar em ação para obter um acordo satisfatório entre o fornecedor e a empresa.
Observe os problemas apontados e dê a saída para essa situação.
Resposta:
Verificando o Case em questão a dificuldade da empresa é no armazenamento de um grande volume de etiquetas, uma saída para as empresas, seria que a empresa comprasse um volume maior de etiquetas, um lote com maior volume e a entrega ser acordada fracionadas assim sendo possível utilizar o estoque do fornecedor e só iria receber quando fosse possível uma nova entrega. Outra solução é a empresa alugar um novo local para armazenagem de etiquetas, negociando um desconto com o fabricante para compensar no valor do aluguel, e já o fornecedor iria ganhar no volume das vendas.
Resposta tipo 2:
Pelo que nota-se, a empresa esta com grande dificuldade de alinhamento entre as partes, seu espaço onde se localiza esta ficando pequeno para armazenar maior quantidade de etiquetas a cada nova aquisição. Dessa forma a primeira coisa a se fazer seria uma aquisição de pequenos lotes ou uma aquisição superior porem com entregas fracionadas conforme a disponibilidade de espaço da empresa que compra as etiquetas. Assim o espaço físico do fornecedor seria utilizado ate que fosse possível a entrega, mas tem um problema se a empresa optar por pequenos lotes o problema seria o preço iria custar mais caro, porque onde a muita oferta de demanda os preços aumentam e ai quando o produto e finalizado e ate chegar ao consumidor final ficaria quase que inviável o preço por tanto a empresa toma prejuízo ;já para entregas fracionadas ate funcionaria mas por um curto prazo, porque sempre acontece imprevistos e isso ambas empresas devem estar atentas. Outra proposta seria alugar um espaço perto da empresa para armazenar as etiquetas, mas não por muito tempo pôs aluguel sempre se corre riscos e um determinado tempo tornar inviável também. Uma empresa não pode depender de aluguel sempre, o certo seria que a empresa que adquire as etiquetas tivesse um terreno grande onde possa aumentar o espaço com uma nova construção para usar como depósito e assim fazer grandes estoques essa saída resolveria 100% praticamente os atrasos de entrega e aumentaria a produtividade e assim conquistando novos clientes.