FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA U1 - SEÇÃO 1 U1 S1 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA
1) De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil possui atualmente 4673 empreendimentos geradores de energia em funcionamento, sendo que deste montante, mais de 60% corresponde a geração hidroelétrica. Apesar de amplamente explorada, a força das águas para a geração de energia vem dando lugar à outras fontes como a solar e a eólica.
Sobre as fontes de energia, observe as afirmativas a seguir:
I. ( ) Resíduos de produtos da agricultura são fontes de biomassa que pode ser utilizada para a geração de energia elétrica e térmica.
II. ( ) Para conhecermos o potencial real de aproveitamento dos ventos para a geração de eletricidade, basta consultarmos um mapa global de circulação atmosférica.
III. ( ) A intensidade da radiação solar recebida pela Terra pode variar em função do eixo de inclinação da Terra, em razão do movimento de translação e de acordo com a latitude. Esses fatores podem influenciar a viabilidade da utilização de energia solar em algumas regiões.
IV. ( ) A presença da radiação solar é um fator determinante para a disponibilidade de recursos naturais de energia tais como aqueles oriundos da água, dos ventos e da biomassa.
Agora, levando em conta as afirmativas acima, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa a seguir com a sequência correta:
Escolha uma:
Sobre a utilização das fontes de energia, observe as afirmativas de I até IV:
I. ( ) Um dos problemas enfrentados pelo Brasil na geração de energia elétrica é o aumento da eficiência de sistemas e equipamentos.
II. ( ) Quando uma energia é convertida de uma forma à outra, inevitavelmente ocorre uma perda de energia útil.
III. ( ) Uma questão crucial com relação à utilização de energias renováveis como a eólica e a solar, por exemplo, é o seu armazenamento, visto que por se tratar de fontes intermitentes, a geração de energia elétrica a partir destas fontes pode sofrer interferência de fatores climáticos e temporais.
IV. ( ) Uma das formas de melhor realizar o aproveitamento da energia eólica é por meio da utilização de células à combustível.
Agora, levando em conta as afirmativas acima, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa a seguir com a sequência correta:
Escolha uma:
A respeito dos conceitos iniciais de energia, marque a resposta correta.
Escolha uma:
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA U1 - SEÇÃO 1 U1 S1 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
1) O maior projeto da ciência brasileira vai virar realidade. O acelerador de partículas Sirius, em construção em Campinas, tem como objetivo aproveitar a radiação eletromagnética proveniente da aceleração de elétrons como insumo para o desenvolvimento de pesquisa científica. Ele funciona da seguinte forma: os elétrons são acelerados a velocidades próximas a da luz e produzem uma luz chamada sincrotron, que poderá ser utilizada, entre outras funções, para estudar a estrutura atômica de materiais. O projeto, que tem custo estimado em R$ 1,3 bilhão, deverá ficar pronto em 2018 (Estadão,19/12/2014)
De forma análoga à radiação eletromagnética produzida pelo Sirius para estudar a estrutura atômica de materiais, a radiação solar chega ao planeta Terra de forma natural e é aproveitada para a geração de energia.
Sobre os tipos de energia, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
O projeto desenvolvido no Havaí vai ao encontro da resolução de alguns problemas relacionados à energia e suas fontes. Sobre o assunto, analise as assertivas a seguir:
I. De acordo com o texto, é possível afirmar que o projeto tem como um de seus objetivos priorizar o uso de fontes renováveis de energia em substituição às fontes não renováveis, já que a poluição é um aspecto que não condiz com a beleza natural do lugar.
II. Com a instalação das baterias, a energia solar deixa de ser uma fonte intermitente de energia, podendo substituir em larga escala o óleo diesel.
III. Provavelmente a energia solar captada na fazenda solar de Kauai poderá ser utilizada a noite e em dias com muita nebulosidade.
Após análise das assertivas, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
O mapa a seguir indica a localização dos projetos eólicos outorgados no Brasil até janeiro de 2002. Observe e, em seguida, analise as afirmativas.
Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica (2002, pág. 71).
I. Apesar dos dados serem de 2002, o mapa condiz com a realidade climática brasileira, já que os únicos lugares viáveis para a construção de geradores eólicos estão na região nordeste do país, detentora de ventos fortes e persistentes.
II. É necessário um estudo prévio da viabilidade técnica e econômica de projetos de usinas eólicas, pois fatores como o relevo, o tipo de vegetação presente e a disponibilidade hídrica podem influenciar no perfil da circulação das massas de ar. Tal fato poderia justificar a presença de usinas eólicas em apenas algumas áreas de um mesmo estado.
II. O estado do Ceará representa o principal gerador de energia eólica do país, sendo também o detentor das usinas com maior potência.
Levando em conta as informações apresentadas acima, é correto afirmar que:
Escolha uma:
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA U1 - SEÇÃO 2 U1 S2 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA
1) As energias alternativas são aquelas que, além de serem renováveis, representam uma alternativa para as energias usualmente exploradas.
Das afirmativas a seguir, a única que apresenta apenas energias alternativas como exemplo é:
Escolha uma:
Do total da oferta interna de energia do país, a maior parte corresponde a ___________________, sendo que destas, ________________ é responsável pela maior contribuição.
A alternativa que contém os termos que preenchem corretamente e respectivamente as lacunas presentes no texto do enunciado é:
Escolha uma:
Com base no texto e em seus conhecimentos, assinale a alternativa que descreve o que matriz energética representa.
Escolha uma:
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA U1 - SEÇÃO 2 U1 S2 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
1) A Oferta Interna de Energia Brasileira – energia necessária para movimentar a economia - deverá ficar, no ano de 2016, em mais de 286 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (tep), sendo que deste total, 43,9% correspondem à energia renovável. Este indicador faz da matriz energética brasileira uma das mais limpas do mundo. Os dados constam no Boletim Mensal de Energia – Fevereiro de 2016. Quando considerada a oferta de energia elétrica – subconjunto da matriz energética-, as estimativas para 2016 mostram vantagens ainda mais significativas, com as energias renováveis podendo chegar a 79,3% de participação, superior ao indicador de 75,5% verificado em 2015 – no mundo este indicador é de 24%. A fonte hidráulica continuará preponderante, respondendo por 66,2% da matriz (64% em 2015) (MME, 2016).
Sobre a matriz energética, analise as afirmativas de I a IV:
I. ( ) A matriz energética é um importante instrumento de avaliação do desenvolvimento socioeconômico de um país.
II. ( ) Ao contrário do restante do mundo, a composição da matriz de energia elétrica do Brasil é fortemente marcada pelas fontes não renováveis.
III. ( ) Tanto a matriz energética quanto a matriz de energia elétrica, apenas, possuem a energia hidrelétrica como a mais explorada.
IV. ( ) A energia hidráulica e a cana-de-açúcar e seus produtos, são as principais contribuidoras da matriz energética renovável.
Agora, utilizando V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa, assinale a alternativa abaixo que apresenta a sequência correta de V-F para as afirmativas I até IV:
Escolha uma:
Levando em conta o texto acima, a alternativa que contém os termos que preenchem corretamente e respectivamente as lacunas presentes no texto é:
Escolha uma:
A evolução do perfil da indústria nacional é outra incerteza crítica quando se pensa no futuro da matriz energética. Há 25 anos, a fatia da indústria no consumo final energético permanece em 35%. Mas, a indústria de transformação perde participação na economia, e produtos manufaturados perdem importância na pauta de exportações. Isso ainda não se refletiu no consumo energético. Contudo, é de se esperar que mudanças no perfil da indústria afetem o consumo setorial de energia, com rebatimento na matriz energética nacional (PLANETA SUSTENTÁVEL).
Sobre o futuro da matriz energética brasileira, analise as assertivas abaixo.
I. A participação do petróleo e seus derivados tende a diminuir na matriz energética.
II. A cana-de-açúcar e seus derivados ocupará a segunda colocação em importância na matriz energética em 2030.
III. A produção dos barris de petróleo tende a diminuir ao longo do tempo.
Após a análise das assertivas, marque a alternativa correta.
Escolha uma:
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que aprovou condições especiais de financiamento para empreendimentos de geração renovável de energia elétrica nos sistemas isolados da Amazonas Energia, distribuidora de energia elétrica controlada pelo Sistema Eletrobras.
Os empreendimentos serão licitados na segunda etapa do leilão 002/2016 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), agendado para o dia 11 de maio de 2017. De acordo com o BNDES, os itens financiáveis dos projetos poderão usar 15% de recursos do Fundo Nacional de Mudanças do Clima, com taxa anual de 1%, e complementar o financiamento em TJLP, cuja taxa atual é de 7,5% ao ano, até o porcentual de 80%. O Fundo Clima, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), é um dos principais instrumentos da Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC) para apoio financeiro a projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa (ISTO É, 2017).
O trecho de reportagem apresentado mostra o quão importante é para o desenvolvimento de um país o investimento em energias renováveis. Sobre os tipos de energia, analise as assertivas a seguir.
I. Todas as fontes renováveis de energia podem ser consideradas como fontes alternativas, já que representam uma opção para a substituição dos combustíveis fósseis.
II. Uma fonte de energia pode ser considerada alternativa quando sua exploração não causa nenhum impacto ambiental.
III. Uma das vantagens atribuídas à algumas fontes de energia renovável é que podem ser implantadas em pequena escala.
Após análise das assertivas, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
A respeito das energias não renováveis, análise as afirmativas de I a IV:
I. ( ) A descoberta do pré sal levantou novas discussões a respeito de quando teria fim a era do Petróleo.
II. ( ) Uma das desvantagens atribuídas à exploração do petróleo é o risco de derramamentos em caso de acidente.
III. ( ) A principal crítica com relação aos combustíveis fósseis no quesito ambiental é a grande chance de acidentes devido a sua exploração.
IV. ( ) Qualquer local do planeta pode conter jazidas de petróleo.
Agora, levando em conta a sequência de I até IV acima, julgando “V” como verdadeiro e “F” como falso, marque a opção abaixo que contém a alternativa com a sequência correta:
Escolha uma:
A respeito do contexto socioeconômico da energia elétrica, marque a resposta correta:
Escolha uma:
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA U1 - SEÇÃO 3 U1 S3 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM
Sobres fontes de energias renováveis, analise os itens de I a IV que seguem:
I. ( ) O alcance das metas de sustentabilidade é um dos benefícios da exploração de fontes renováveis de energia.
II. ( ) O caráter difuso, intermitente e de baixa previsibilidade de algumas fontes renováveis de energia constitui um obstáculo para a sua exploração, que deve ser previsto em projeto.
III. ( ) Energia de biomassa e energia hidráulica são as mais exploradas entre as energias renováveis da matriz energética brasileira.
IV. ( ) Um aspecto importante sobre a exploração de energia renovável é que não existe nenhum dano ambiental envolvido no processo.
Agora, após análise dos itens acima, assinale a alternativa abaixo que representa corretamente a sequência de I até IV, marcando “V” para verdadeiro e “F” para falso:
Escolha uma:
O trecho de reportagem aponta para uma decisão dos Estados Unidos de explorar o carvão mineral e levanta uma reflexão sobre a preocupação com os impactos ambientais que a medida poderá gerar.
A respeito do carvão mineral, marque a alternativa correta:
Escolha uma:
Analise as assertivas abaixo, a respeito da formação dos combustíveis fósseis.
I. A decomposição da matéria orgânica por ação bacteriana é responsável pela formação do petróleo e do gás natural.
II. Com o aumento dos sedimentos sobre a matéria orgânica submarina, ocorre a diminuição da temperatura e pressão, fatos envolvidos na formação do petróleo.
III. O gás natural é composto por hidrocarbonetos leves e metano, que se acumulam em bolsas sob rochas.
Agora, assinale a alternativa abaixo que contém a resposta correta:
Escolha uma:
FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA U1 - SEÇÃO 3 U1 - AVALIAÇÃO DA UNIDADE
1) Todos os dias o professor de física de uma universidade chega em sua sala de aula com uma garrafa térmica de café quente. Em determinada aula, ele utilizou a sua garrafa para explicar aos alunos alguns princípios físicos. Foram levantados os seguintes pontos.
I. A garrafa térmica é um exemplo de sistema fechado, já que não ocorre troca de energia com o meio externo.
II. A energia total da garrafa é a somatória de todas as energias dentro deste sistema.
III. Os tipos de energia presentes dentro deste sistema não podem ter a sua quantidade alterada.
IV. Pode ocorrer alteração no valor de uma energia, no entanto, se uma energia aumenta é porque outra forma de energia presente neste sistema está diminuindo.
Após análise das assertivas de I a IV, marque a alternativa que contém a opção correta.
Escolha uma:
Em declarações aos jornalistas, o deputado do BE Jorge Costa disse que Portugal deve evoluir para "formas sustentáveis de energia, e não para hidrocarbonetos". O deputado do PAN, André Silva, assinalou que se o país quer cumprir as metas ambientais tem de "reduzir os combustíveis fósseis e travar a sua exploração", e apostar nas energias renováveis (eólica, solar, hidráulica). Segundo o parlamentar, o projeto de lei, ao proibir novas concessões para prospecção, pesquisa e produção de combustíveis fósseis, não afeta os contratos de concessão em vigor, evitando possíveis indenizações. O texto da proposta de diploma lembra que Portugal ratificou o acordo climático de Paris, em vigor desde novembro, e que visa a redução das emissões de gases efeito de estufa, o que implica o corte das emissões que, "na sua maioria, têm origem nos combustíveis fósseis - petróleo, gás e carvão (POLÍTICA AO MINUTO)
O trecho de reportagem sinaliza uma preocupação internacional na redução da emissão de gases de efeito estufa originados no uso de combustíveis fósseis. Além de contribuírem para o aquecimento global, os combustíveis fósseis são fontes não renováveis de energia, fato que se deve à sua formação. Sobre a formação dos combustíveis fósseis, analise as assertivas abaixo.
I. Petróleo e gás natural são formados por meio da decomposição da matéria orgânica por meio de microrganismos decompositores.
II. O aumento da pressão e da temperatura sofrida pela matéria orgânica que se encontra embaixo de sedimentos no fundo de oceanos, estão envolvidos na formação do petróleo.
III. O carvão mineral é composto por hidrocarbonetos leves e metano, que se acumulam em bolsas sob rochas submarinas.
Após análise das assertivas de I até III, apresentadas acima, marque a resposta a seguir correta.
Escolha uma:
A respeito do gráfico, analise as afirmativas a seguir.
I. Países com alto grau de desenvolvimento são os maiores consumidores per capita de energia.
II. É uma tendência mundial que países menos desenvolvidos disponham de menos tecnologia para exploração de fontes alternativas de energia e, portanto, consumam uma maior quantidade de energia per capita.
III. Acordos mundiais para redução de gases do efeito estufa devem ser direcionados principalmente aos países com IDH elevado.
Após análise das afirmativas de I até III apresentadas acima, marque a resposta correta.
Escolha uma:
Na oferta interna de energia elétrica – subconjunto da matriz energética, a proporção das renováveis será bem mais significativa, com previsão de chegar a 83,3%. No mundo, este indicador é de apenas 24,1%.
A estimativa é que a energia hidráulica continue sendo a mais importante na matriz elétrica de 2017, respondendo por 67,9%, percentual ligeiramente inferior ao verificado em 2016 (68,6%). Essa redução da fonte hídrica será compensada por bons desempenhos de outras fontes renováveis, como a eólica e a biomassa. A eólica deverá passar de uma proporção de 5,3% para 6,5%, e a biomassa de 8,8% para 9,0%, de 2016 para 2017 (AMBIENTE E ENERGIA).
O trecho de reportagem aborda alguns aspectos da matriz energética brasileira. A respeito do assunto, analise as assertivas abaixo:
I. A diversificação da matriz energética é um fator importante para a segurança energética de um país.
II. A matriz energética elétrica brasileira é considerada uma das mais limpas do mundo já que as energias alternativas contribuem com o maior percentual da matriz.
III. A diminuição da participação da energia hidráulica na matriz energética brasileira é um reflexo do contexto socioeconômico do país, permeado por problemas financeiros e crise política.Após a análise das assertivas, marque a resposta correta.
Escolha uma:
De acordo com os especialistas de gestão de recursos naturais, o uso correto dos recursos naturais pode criar mais empregos e assim também criar fundos mais específicos para financiar empreendimentos voltados à área sustentável.
Além disso, os especialistas também concluem que os países terão um fortalecimento nas questões políticas, o que facilitaria a transição para práticas mais eficientes, deixando o uso de combustível fóssil em segundo plano.
Segundo a Agência Brasil a expectativa do estudo é que com toda a descoberta a produção de energia limpa aumente nos próximos anos.
A estimativa feita pelo relatório conclui que o uso de metais, biomassa, minerais entre outros produtos subam suas produções de 85 bilhões para 186 bilhões de toneladas.
O texto evidencia a importância da participação das energias renováveis em um contexto mundial. A respeito do assunto, marque a assertiva correta.
Escolha uma: