Farmácia Clínica Unidade Ensino 4

FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 4 - U4S1 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

Questão 1
Segundo o Ministério da Saúde (Brasil, 1997), a ação educativa tem por fim desenvolver no indivíduo a capacidade de analisar criticamente a sua realidade, de decidir ações conjuntas para resolver problemas e modificar situações e ainda, de organizar e realizar as ações, avaliando-as com espírito crítico.

Assinale abaixo uma das bases teóricas do processo educativo

a. Humanismo

Questão 2
É importante que se tenha uma educação continuada no ambiente de trabalho, principalmente quando se trata de um ambiente hospitalar. Assim, a educação continuada pode ser feita por meio de treinamentos e cursos, ou ainda pelo direcionamento de pós graduação visando a capacitação do aluno ou do profissional de farmácia, podendo ser de forma emergencial ou ao longo prazo.

Assinale uma das bases do processo de aprendizagem

c. Transmissão

Questão 3
E notável que o aprimoramento aos colaboradores implica diretamente na qualidade e no nível do atendimento prestado na área da saúde, e é tão importante esse processo educativo que o nosso sistema único de saúde (SUS) tem em um de seus compromissos a necessidade permanente de desenvolvimento para os seus trabalhadores, projetando novos conhecimentos, valores e idéias capazes de produzir mudança na prática de sua gestão.

A qual base teórica do processo de aprendizagem se refere essa definição?

d. Cognitivo


 FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 4 - U4S1 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

Questão 1
No contexto das ações de saúde sabemos que o paciente, o farmacêutico juntamente com a equipe multiprofissional de saúde é que somam seus esforços visando a promoção a saúde. Este contexto de promoção em saúde, seja com ações individuais ou ações coletivas, visa a educação permanente com foco na qualidade e excelência no atendimento de pacientes.Assinale a seguir uma das ações farmacêuticas que resultam em promoção a saúde?

c. Prevenção a saúde

Questão 2
A educação permanente em saúde é alvo de estudos e incentivos, tanto que o Ministério da Saúde (MS) criou uma portaria destinada a esses cuidados, ela institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores para esse referido setor e de outras providências.

Qual das portarias listadas a seguir se refere o texto citado acima?

c. Nº 199/GM em 13 de fevereiro de 2004

Questão 3
A educação permanente em saúde é alvo de estudos e incentivos, tanto que o Ministério da Saúde (MS) criou uma portaria destinada a esses cuidados, que institui a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde como estratégia do Sistema Único de Saúde para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores no setor, dando outras providências a esses funcionários.

Qual das alternativas a seguir está relacionada a essa portaria?

c. Estimular e transformar a educação em saúde em instituições de ensino


 

FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 4 - U4S2 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

Questão 1
Todos os testes realizados com medicamentos não podem assegurar que esse produto é 100% seguro, afinal de contas somente após vários anos de uso e em diferentes condições clínicas é que se tem as informações sobre os efeitos farmacológicos e efeitos adversos que os medicamentos podem causar. Nesse sentido, a notificação é extremamente importante, pois é através das informações coletadas com pacientes que se pode trabalhar na segurança e eficácia de determinado medicamento, assim como também nas boas práticas de fabricação do produto, alertando sobre alguma informação especifica. Dependendo do caso, deve-se retirar um medicamento do mercado após haver a inspeção nas indústrias.

Assinale qual das alternativas abaixo podem ser notificadas no site da ANVISA

c. Em casos em que um paciente cai em ambiente hospitalar, através de um efeito adverso de saneantes, devido ao uso de um cosmético e decorrente de transfusão sanguínea

Questão 2
Após receber uma notificação, a ANVISA informa ao notificante (exemplo, se o notificado for um medicamento, é informado a indústria farmacêutica detentora do seu registro) que existe um registro ao seu respeito no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Embora essa notificação deva ser mantida sob sigilo, ela é disponibilizada para outros sistemas, tais como a vigilância municipal e estadual.

Assinale a seguir uma das possíveis ações que podem ser tomadas caso ocorra uma notificação.

a. Interditar um lote

Questão 3
Reação do tipo A é quando um efeito farmacológico é aumentado mesmo em doses habituais, geralmente são dependente de dose, com alta morbidade e baixa mortalidade, podendo ser evitada com ajuste de dose. Geralmente é decorrente de um mecanismo de superdosagem, ou efeito colateral, citotoxicidade, interação medicamentosa e até mesmo alteração de forma farmacêutica.

Granulocitopenia induzida por sulfonamida é uma reação adversa de que tipo?

e. Tipo B


 

FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 4 - U4S2 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

Questão 1
É qualquer reposta que acarrete prejuízo ao paciente ou que seja indesejável e não intencional do uso de um determinado medicamento; isso pode ocorrer em doses usualmente empregadas em profilaxia, diagnóstico, terapias diversas ou até mesmo nas modificação de funções fisiológicas.

A definição descrita se refere a qual termo citado nas alternativas?

e. Reação adversa a medicamento

Questão 2
Quando acontece algum tipo de reação adversa a um determinado medicamento, se faz necessário a realização de uma notificação no sistema da Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA); ela é feita pelos profissionais da área da saúde ou até mesmo por usuários do medicamento, essa notificação é feita em um sistema informatizado. Para isso a ANVISA disponibiliza um site especifico para essa finalidade.

Quais os tipos de reações adversas, segundo classificação de Rawlins e Thompson 1998 que podem ocorrer:

b. Reações A e B

Questão 3
Um estudo clinico é qualquer investigação em seres humanos, objetivando descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos, clínicos e/ou outros efeitos de produto(s) identificando reações adversas ao produto(s) em investigação, com o objetivo de averiguar sua segurança e/ou eficácia

Nessa etapa relatada os testes são internacionais, com multicentros onde a quantidade mínima nessa fase é de 800 pessoas. Neste caso testa-se determinada via de administração, dose correta, contra- indicações, efeitos colaterais, indicação terapêutica, levantamento de informações que destaquem o novo produto dos demais do mercado, fármaco-economia, estratégias para divulgação do produto. A qual etapa se refere essa parte do estudo clinico de um medicamento?

e. Fase III


 

FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 4 - U4S3 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

Questão 1
Foi no ano de 1959 que médicos da Alemanha relataram o nascimento de crianças com malformação congênita. Essas ocorrências aconteciam no esqueleto de crianças, indo até a ausência de membros superiores e inferiores, surgindo assim a focomelia que nada mais é do que o encurtamento dos membros junto ao tronco. Esse nome foi dado porque essa anomalia se assemelha a forma de uma foca. Em alguns casos também foi notificado a amelia que é a ausência total de braços ou pernas ou ainda de dedos.

Assinale a alternativa que contenha uma das indicações clinicas da talidomida?

b. AIDS

Questão 2
Em 2003 cria-se a lei nº 10.651, de 16 de abril de 2003, no art. 1º, inciso III, exige-se ainda que a embalagem e o rótulo exibam “ostensivamente a proibição de seu uso por mulheres grávidas ou sob risco de engravidar”, acompanhada de texto, em linguagem popular, que deixe claro a grande probabilidade de ocorrência de efeitos teratogênicos.

A qual lista listada a seguir pertence a Talidomida?

e. Lista C3

Questão 3
No Brasil desde a década de 70 vem sendo feito esforços diversos para produzir a farmacovigilância no Barsil. O início aconteceu com a criação de legislações, destacando-se a Política Nacional de Medicamentos criada em 1998. O proposito foi garantir a segurança, eficácia e a qualidade dos medicamentos por meio da promoção do uso racional e acesso da medicação à população.

No site da ANVISA é possível fazer esse tipo de notificação, onde o processo consiste em recebimento e análise de dados, repasse dos resultados aos interessados, e quando aplicáveis, os possíveis alertas sobre o medicamento à população. A qual definição compreende essa afirmação?

a. Notificação voluntária


FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 4 - U4S3 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

Questão 1
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a farmacovigilância é a ciência relativa à detecção, avaliação, compreensão, prevenção dos efeitos adversos ou qualquer problema relacionado aos medicamentos. Isso porque os medicamentos são uma importante ferramenta na terapia, na recuperação de doenças, na profilaxia e no diagnóstico de diversas doenças

Assinale a seguir a alternativa que contenha a definição de uma reação adversa.

e. As reações adversas são definidas como qualquer efeito prejudicial ou indesejado que ocorra após a administração das doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma enfermidade ou para modificação de uma função fisiológica.

Questão 2
Durante todas as fases clinicas de desenvolvimento do medicamento inúmeras reações são detectadas e relacionadas em bula, as reações adversas são definidas como todo efeito prejudicial ou indesejado que ocorre após a administração das doses medicamentosas, normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de uma enfermidade ou para modificação de uma função fisiológica.

Assinale a seguir ao menos uma das justificativas pelo qual o ensaio clinico é limitado quando comparado ao uso pós produto farmacêutico registrado?

a. Condição de saúde é controlada durante o ensaio clínico

Questão 3
O marco da farmacovigilância no mundo surgiu com o advento da talidomida em 1959; quando essa medicação era usada por gestantes gerou o nascimento de aproximadamente 4000 crianças com má formação. Só no Brasil no ano de 1960 tivemos 300 crianças afetadas com má formação embrionária devido ao uso da talidomida pelas suas mães durante a gestação. Assim:

I- Em 1974, o Ministério Público Federal inseriu as informações de risco de formação fetal, destacando-se a criação da portaria MS/SVS n˚ 344, de 12 de maio de 1998, que inclui a talidomida (Ftalimidoglutarimida) na Lista C3 (Lista das Substâncias Imunossupressoras).
II-Em 2003 cria-se a lei nº 10.651, de 16 de abril de 2003, no art. 1º, inciso III, exigindo que a embalagem e o rótulo exibam “ostensivamente a proibição de seu uso por mulheres grávidas ou sob risco de engravidar, deixando claro a grande probabilidade de ocorrência de efeitos teratogênicos.

III- Em 1968, a Organização Mundial de Saúde (OMS) coordenou a criação de um grupo de países em que o objetivo era agregar e quantificar as reações adversas nesses países: Austrália, Canadá, Dinamarca, Alemanha, Irlanda, Holanda, Nova Zelândia, Suécia, Reino Unido e Estados Unidos da América.

IV- Hoje em dia assegura-se o uso da medicação aos pacientes que necessitam do seu tratamento, uma delas inclui a prescrição de medicamentos que deve ser realizada por meio de notificação de receita de talidomida acompanhada do termo de responsabilidade/esclarecimento.

V- Nesse termo o médico esclarece ao paciente os riscos que a medicação pode trazer a sua saúde e suas possíveis consequências, essa regulamentação está disponível em- segundo art. 18 da RDC nº 11, de 22 de março de 2011. Mulheres em período fértil só pode fazer uso após exclusão de gravidez e comprovação por parte da paciente de métodos contraceptivos que impeçam sua gravidez durante o tratamento.

No Brasil desde a década de 70 que vem sendo feito esforços para produzir a farmacovigilância no nosso país, o início foi com a criação de legislações, destacamos a Política Nacional de Medicamentos criada em 1998, seu proposito foi garantir a segurança, eficácia e qualidade dos medicamentos por meio da promoção do uso racional e acesso da medicação à população.

Com relação a farmacovigilância como parte do estudo estudo desta medicação é correto o que se afirma em :

a. I, II, III, IV e V


 

FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 4 - U4 - AVALIAÇÃO DA UNIDADE

Questão 1
Prevenção em saúde é um tema importante que o farmacêutico contribui com relação à pratica com o paciente, sendo um exemplo de prevenção a orientação farmacêutica e outros aspectos, a respeito da automedicação. Assim vale orientar o paciente sobre os riscos que o uso de uma determinada medicação que não está prescrita pode acarretar a própria saúde.

A educação permanente em saúde é alvo de estudos e incentivos, tanto que o Ministério da Saúde (MS) criou uma portaria destinada a esses cuidados; de acordo com as afirmativas, assinale a seguir qual portaria tem essa ênfase.

d. Nº 198/GM em 13 de fevereiro de 2004

Questão 2
Os idosos sofrem alterações na farmacocinética, sendo que no caso da absorção por exemplo, tem-se a diminuição da secreção de ácido, o que também diminui a absorção de fármacos; assim a distribuição se altera com a diminuição de massa muscular e aumento do tecido adiposo. Ainda com a diminuição da função hepática há o comprometimento da metabolização de drogas.

Além dos idosos, qual categoria coloca ou predispõe ao aparecimento de reações adversas à medicamentos?

b. Gênero

Questão 3
As reações adversas na pratica clínica é algo comum, elas aumentam o período de hospitalização de pacientes, perda da qualidade de vida, havendo ainda aumento dos custos do tratamento, podendo acarretar danos maiores aos pacientes e até o óbito.

Assinale a seguir , qual a categoria mais aceita para a classificação das reações adversas.

a. Rawlins e Thompson 1998

Questão 4
A talidomida foi sintetizada na Alemanha, e em 1956 foi lançada no mercado farmacêutico com o nome comercial de Grippex; no ano seguinte foi lançada como Contergan com a função terapêutica contra a sedação. Nesse período a talidomida era vendido sem prescrição médica, pois foi vinculada a ela a idéia que a medicação era totalmente atóxica.

Qual a primeira indicação clínica da talidomida?

b. Tratamento da gripe

Questão 5
Somente no ano de 1959 foi que os médicos da Alemanha relataram o nascimento de crianças com malformação congênita, essas má formações eram em seu esqueleto, indo até a ausência de membros superiores e inferiores, surgindo assim a focomelia que nada mais é do que o encurtamento dos membros junto ao tronco, esse nome foi dado porque essa anomalia se assemelha a forma de uma foca.

Assinale a seguir qual outra alteração ocorreu com o uso da talidomida?

c. Amelia