Farmácia Clínica Unidade Ensino 3

FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 3 - U3S1 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

Questão 1
Interação é ação combinada de uma ou mais drogas, administradas sucessivamente ou simultaneamente, podendo induzir determinados efeitos benéficos ou maléficos ao organismo. Essas interações podem ser do tipo sinérgica ou antagônica.

Assinale abaixo um exemplo de antagonismo químico.

a. droga A e droga B interagem em solução (antes da administração) e ocorre inativação, precipitação ou diminuição do efeito de uma delas.

Questão 2
Nas interações medicamentosas podemos observar o efeito do sinergismo que nada mais é que o efeito de dois ou mais medicamentos combinados, sendo igual ou maior que cada um deles isoladamente, essa pratica é comum na farmacoterapia.

Como pode ser classificado os tipos de sinergismo?

e. Adição, somação e potencialização

Questão 3
Note que temos um parâmetro de absorção para determinada droga, para isso a droga deve estar no mesmo meio em que sua característica natural, ou seja droga ácida em um meio ácido. Já para o parâmetro de excreção, esse meio deve ser contrário à sua característica natural, droga ácida em meio básico.

Bicarbonato de sódio aumenta a excreção urinária de fármacos ácidos, como por exemplo o ácido acetilsalicílico (AAS) , assim que tipo de interação é essa?

e. Farmacocinética, excreção


 FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 3 - U3S1 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

 

Questão 1
Interação medicamentosa é a modificação sofrida por um fármaco ou medicamento na presença simultânea de um ou mais medicamentos, substâncias fisiológicas ou substâncias exógenas não medicamentosas, tendo seu alvo de ação no organismo.

Assinale a seguir um dos objetivos da associação de medicamentos.

c. Diminuir a dose terapêutica

Questão 2
A biotransformação visa preparar o fármaco para ser excretado, nesse processo acontece o que chamamos de reação de fase I e fase II. No geral, a interação entre os fármacos está ligada ao processo de indução ou inibição enzimática de sistemas metabolizadores.

Assinale a seguir um fármaco indutor enzimático.

b. Fenobarbital

Questão 3
Sabendo que o fármaco para ser distribuído no organismo e para que possa atingir seu alvo de ação, esse fármaco precisa se ligar às proteínas plasmáticas, como a albumina. Ainda sabe-se que as interações que acontecem nesse sentido, visam deslocar o fármaco da sua ligação para a proteína que o transporta.

Assinale a seguir uma interação que ocorre com relação à distribuição de fármacos.

b. Heparina causa o deslocamento do Diazepam


 FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 3 - U3S2 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

 

Questão 1
O Segundo Consenso de Granada estabelece uma classificação dos problemas relacionados a medicamentos (PRM) em seis categorias, que por sua vez se agrupam em três sub-categorias, como: efetividade, necessidade e segurança. Qual a categoria do PRM 1 ?

d. Necessidade

Questão 2
O Estado de situação é a relação entre os problemas de saúde do paciente e seus medicamentos, assim, essas informações o profissional já deve obter na fase de entrevista com o paciente. Nessa etapa de grande importância notar se existe algum PRM que possa ser identificado como causador de algum desconforto ao paciente.

Na classe de segurança do problema relacionado a medicamento podemos ter quais dos PRM’S listados a seguir?

b. PRM5 ( O paciente apresenta um problema de saúde por uma insegurança não quantitativa de um medicamento) e PRM6 (O paciente apresenta um problema de saúde por uma insegurança quantitativa de um medicamento).

Questão 3
Na fase de estudo para análise dos medicamentos deve-se levar em consideração: forma farmacêutica, via de administração, mecanismo de ação, margem terapêutica, interação medicamentosa e contra indicação dos medicamentos que o paciente faz uso.

Quais os tipos de intervenção que podem acontecer no método dader?

a. Fisioterapêuta-paciente: quando se apresenta um PRM devido a causas derivadas da própria iniciativa do paciente quanto à forma de utilizar (o)s medicamento(s).


FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 3 - U3S2 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

Questão 1
O Método Dáder se baseia na obtenção da história farmacoterapêutica do paciente, isto é, os problemas de saúde que ele apresenta e os medicamentos que utiliza, e ainda a avaliação de seu estado de situação (em uma data determinada), são parâmetros que visam identificar e resolver os possíveis Problemas Relacionados com os Medicamentos (PRM) apresentados pelo paciente. Após esta identificação, realizam-se as intervenções farmacêuticas necessárias para resolver os PRM e posteriormente, os resultados obtidos serão avaliados.

Sobre o método Dàder, responda onde ele é utilizado na pratica clínica

c. O mundo inteiro utiliza essa ferramenta para desenvolver atenção farmacêutica

Questão 2 
A atenção farmacêutica visa trazer soluções para as falhas que acontece no seguimento farmacoterapêutico, contribuindo assim com a saúde pública em geral, prevenindo, detectando e solucionando os problemas relacionados as falhas das medicações. A atenção farmacêutica engloba todas as atividades assistenciais do farmacêutico para com o paciente.

Qual a principal atividade do farmacêutico no desenvolvimento da atenção farmacêutica?

d. Atuar no seguimento farmacoterapêutico

Questão 3

O seguimento farmacoterapêutico é uma prática clínica que tem como objetivo monitorar e avaliar, continuamente, a farmacoterapia do paciente melhorando os resultados em saúde. Mais especificamente o seguimento farmacoterapêutico tem como objetivo detectar problemas relacionados com medicamentos (PRM). Após sua identificação os objetivos são: prevenir e resolver esses resultados negativos que a medicação causou ao paciente. 
Assinale abaixo uma das bases do seguimento farmacoterapêutico.

d. Avaliação continua

 


FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 3 - U3S3 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

Questão 1
Os medicamentos vieram para ajudar na terapêutica e na recuperação da saúde dos pacientes, sendo considerado um grande marco e avanço nessa área. Mas nem sempre os medicamentos trazem somente benefícios a terapêutica, eles também representam um risco considerável a saúde de pacientes, aumentando consideralvelmente a morbidade e a mortalidade associados ao seu uso.

No que concerne a quantidade de medicamentos e o desenvolvimento de uma reação adversa, podemos afirmar que

b. Quanto maior o número de medicamentos que o paciente faz uso, maior a chance de desenvolver uma reação adversa a medicamentos.

Questão 2
Reação adversa é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não-intencional a um medicamento, que se manifesta após a administração de doses normalmente utilizadas no homem para profilaxia, diagnóstico ou tratamento de doença ou para modificação de função fisiológica.

Assinale abaixo uma das formas de se prevenir o desenvolvimento de uma reação adversa a medicamento?

d. Anamnese farmacêutica


Questão 3
Efeito adverso é qualquer ocorrência desfavorável passível de ocorrer enquanto o paciente está utilizando o medicamento, mas que não possui, necessariamente, relação causal com o tratamento. Vale destacar o efeito adverso grave que no caso pode ser fatal, trazendo ameaças a vida, aumentando a chance de hospitalização, podendo ainda acarretar anomalia congênita e dano permanente.

A qual termo se refere a seguinte definição: notificação relativa a um paciente com um evento clínico adverso suspeito de ter sido induzido por um medicamento

b. Notificação espontânea


 

FARMÁCIA CLÍNICA MÓDULO 3 - U3 - AVALIAÇÃO DA UNIDADE

Questão 1
Interação é a ação combinada de uma ou mais drogas, administradas sucessivamente ou simultaneamente, podendo induzir efeitos benéficos ou maléficos aos organismos vivos. Essas interações podem ser do tipo sinérgica ou antagônica.
Assinale abaixo um exemplo de antagonismo fisiológico

d. Dois fármacos apresentam efeitos opostos por mecanismo também independentes. Exemplo: Vasodilatadores e Vasoconstritores.

Questão 2
O seguimento farmacoterapêutico é uma prática clínica que tem como objetivo monitorar e avaliar, continuamente, a farmacoterapia do paciente com o objetivo de melhorar os resultados em saúde. Mais especificamente o seguimento farmacoterapêutico tem como objetivo detectar problemas relacionados com medicamentos (PRM). Após sua identificação os objetivos de determinado seguimento da farmacologia clínica são: prevenir e resolver os resultados negativos que a medicação causou ao paciente.

Assinale a alternativa que defina a avaliação continua, ou seja uma das etapas desse seguimento :

d.) Na Avaliação contínua, para que o profissional farmacêutico seja capaz de detectar um problema relacionado ao uso da medicação, ele deve estar continuamente avaliando esse paciente, assim ele também será capaz de prevenir os erros e resolver os já existentes. O profissional que desenvolve essa atividade na clínica deve ter características tais como: saber avaliar sintomas, sinais, interpretar exames laboratoriais.

Questão 3
A determinação da necessidade de medicação para uma situação individual de determinado paciente e o fornecimento do medicamento, na fase de tratamento e também após o tratamento, assegura a efetividade terapêutica.

Além da avaliação continua, modo continuo, documentação e modo sistemático de atuação, qual a outra etapa fundamental que acontece no seguimento farmacoterapêutico?

e. Envolvimento da equipe multidisciplinar

Questão 4
O rim é um órgão de extrema importância para manter o equilíbrio hidroeletrolítico no nosso organismo, no entanto dois fatores podem interferir na função desse órgão, são eles: a idade e as patologias que podem acometer esse órgão vital.
Assim a dose inadequada de antimicrobianos pode ocasionar quais dos problemas listados a seguir?

b. Ototoxicidade

Questão 5
O clearance de creatinina é um exame usado para avaliar a função renal. É usado para ajudar a diagnosticar disfunções nesse órgão. Para isso é usado um cálculo para homens e mulheres. Se ocorre disfunção renal os níveis de creatinina na corrente sanguínea se encontram aumentados.

É correto afirmar que é usado um cálculo para o clearance de creatinina para homens e outro para mulheres?

b. Sim, pois há variação fisiológica e constitutiva de massa muscular entre os dois grupos de pacientes