Farmácia Clínica Unidade Ensino 2

Farmácia Clínica - Módulo 2 - U2S1 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

 

Questão 1
O óxido nítrico é um potente vasodilatador na inflamação promove aumento da permeabilidade vascular, tem ação citotóxica contra o agente agressor, aumento da produção de prostaglandinas, inibe a agregação plaquetária e inibe a adesão de células como neutrófilos e plaquetas.
Qual dos mediadores químicos abaixo é responsável por regular a ação das células inflamatórias como: quimiocininas, interferons, interleucinas, fatores de necrose tumoral e fatores de crescimento?

d. Citocinas

Questão 2
Os principais eicosanóides são as prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos, sendo que suas ações na inflamação variam desde vasodilatação, hiperalgesia e aumento da permeabilidade vascular. Eles participam de diversos processos fisiológicos, assim como na inflamação.
Assinale a seguir, uma das ações das prostaglandinas:

b. Contração do trato gastro intestinal

Questão 3
Os anti-inflamatórios tem ação contra a inflamação, analgesia e antitérmica, podem ser administrados por via oral, intramuscular e tópica, tem absorção rápida, pico sérico de 1 a 4 horas, tempo de meia vida de 2 a 5 horas, metabolismo hepático e excreção renal.

Assinale a seguir um derivado do ácido aril propiônico, usado como anti-inflamatório

b. Naproxeno e Ibuprofeno


 Farmácia Clínica - U2S1 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

Questão 1
O nitroprussiato de sódio é um complexo de ferro, cianetos e componente nitroso com ação poderosa como agente vasodilatador usado pela via parenteral. Assim, ele dilata os vasos arteriais e venosos, diminuindo a resistência vascular. Esse é o mecanismo de ação do nitroprussiato de redução da pressão arterial. ).
Assinale abaixo outro fármaco da classe dos vasodilatadores.

b. Hidralazina

Questão 2
A redução da pressão arterial estimula a liberação de renina pelo córtex renal. A renina é um hormônio que atua sobre o angiotensinogênio, transformando em angiotensina I, a seguir a enzima conversora de angiotensina (ECA), converte angiotensina I em angiotensina II. A angiotensina II tem uma potente atividade vasoconstritora e de retenção de sódio, que é capaz de elevar a pressão arterial e estimular a liberação de aldosterona
Qual dos fármacos abaixo possui como mecanismo de ação a inibição da enzima conversora de angiotensina II?

b. Captopril, Lisinopril e Enalapril

Questão 3
Os antagonistas de cálcio são usados na terapêutica para tratamento de anginas, arritmias e também dilatam as arteríolas do nosso sistema circulatório, sendo assim, um redutor da pressão arterial. O mecanismo de controle da pressão arterial consiste na inibição do influxo de cálcio nas células musculares lisas arteriais.
Qual dos fármacos abaixo possui como mecanismo de ação ser um antagonista de cálcio?

e. Nifedipina


 

Farmácia Clínica - U2S2 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

Questão 1
O termo depressão é usado comumente para descrever uma relação humana normal diante de uma perda importante, ou ainda, pode representar um sentimento de tristeza. Na psiquiatria, a depressão consiste em um transtorno do humor e representa uma síndrome com sinais e sintomas bem definidos.

Os principais sintomas da depressão de acordo com o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, da American Psychiatric Association (DSM-IV) são:

e. Humor deprimido;

Questão 2
Os benzodiazepínicos (BZD) em superdosagem aguda são consideravelmente menos perigosos do que outros agentes hipnóticos. Eles causam sono prolongado, sem depressão grave da respiração ou da função cardiovascular. Entretanto, na presença de outros depressores do SNC, particularmente o álcool, os BZD podem causar depressão respiratória grave e até mesmo potencialmente fatal.

Porém mesmo na ausência de uma super dosagem os benzodiazepínicos podem causar efeitos colaterais, assim, assinale a alternativa que contenha alguns desses efeitos:


c. Comprometimento da coordenação motora e amnésia;

Questão 3
Para ser considerado um ansiolítico, um fármaco deve aliviar os sentimentos de tensão e preocupação e sinais de estresse, que são típicos do indivíduo ansioso. Em altas doses essas drogas também induzem o sono, e elas são, assim, chamadas algumas vezes hipnóticas.

Um dos fármacos utilizados na clínica medica para tratamento da ansiedade é a Buspirona. Assinale o seu mecanismo de ação.

b. Antagonista parcial dos Receptores 5-HT1A;


 

Farmácia Clínica - U2S2 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

Questão 1
Em alguns casos da Esquizofrenia faz-se necessário uma internação, isso acontece quando o tratamento farmacológico já não é capaz de controlar as crises. Na maioria dos casos estão associados outros medicamentos aos antipsicóticos, na tentativa de restabelecer uma melhor qualidade de vida aos seus portadores

Assinale abaixo um antipsicótico atípico.

a. Sulpirida

Questão 2
Os neurolépticos ou antipsicóticos possuem seu efeito terapêuticos devido suas ações em receptores D2, sendo necessário um bloqueio de aproximadamente 80% dos receptores para resultar em eficácia terapêutica, ou seja, diminuição dos sintomas da doença.

Assinale abaixo um exemplo de fármaco neuroléptico típico e atípico respectivamente:

b. Clorpromazina e Risperidona

Questão 3
Uma das mais importantes doenças psiquiátricas é a esquizofrenia, ela afeta jovens e adultos de forma incapacitante, geralmente tem um início ainda na adolescência e segue no decorrer da vida com episódios agudos e pode se tornar uma doença crônica. O portador dessa doença, têm uma diminuição na sua expectativa de vida por cerca de 20 a 30 anos a menos, isso devido à alta taxa de suicídio e alterações cardiovasculares inerentes a doença.

Assinale abaixo qual o neurotransmissor chave envolvido na esquizofrenia.

b. Dopamina

 


 

Farmácia Clínica - U2S3 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA

Questão 1
A mefloquina tem como efeito colateral na quimiprofilaxia : náuseas, vômitos, tontura, distúrbios do sono e do comportamento, dor epigástrica, ainda diarreia, dor abdominal e cefaleia. Efeitos neurológicos tais como depressão, confusão, psicose aguda e até mesmo convulsões, também já foi observado, sem esquecer de alterações cardíacas como arritmias e bradicardia.

Quais as vias de administração da mefloquina?

d. Somente oral

Questão 2
Indivíduos de origem mediterrânea e asiática com deficiência de G6PD tem tendência a apresentar deficiências graves, enquanto os de origem africana apresentam defeitos bioquímicos mais leves e sendo assim diminui o risco de hemólise.

Uma das contra-indicações da primaquina é em pacientes com deficiência de G6PD, qual outra contra-indicação esse fármaco apresenta?

b. granulocitopenia

Questão 3
Fármacos que atuam no trânsito intestinal são denominados de fármacos catárticos que são também chamados laxantes, purgantes ou purgativos e possuem ação de facilitar a eliminação de fezes. São geralmente são administrados por via oral.

A qual classe terapêutica pertence o bisacodil?

d. Laxativo estimulante


 

Farmácia Clínica - U2S3 - ATIVIDADE DE APRENDIZAGEM

Questão 1
O óleo mineral não é recomendado em menores de 6 anos e idosos, devido ao risco de aspiração já seu uso crônico na gravidez pode provocar hipoprotrombinemia e doença hemorrágica do recém-nascido

Em qual classe terapêutica se encaixa o óleo mineral?

d. Emoliente fecal

Questão 2
O mecanismo de ação da loperamida consiste em diminuir a motilidade intestinal por ação direta sobre as camadas musculares circular e longitudinal da parede intestinal, inibindo a liberação de acetilcolina e prostaglandinas nos plexos mioentéricos

Com base no mecanismo de ação da loperamida ela pode ser considerada um________________. Preencha a lacuna com uma das alternativas abaixo.

e. Agente antimotilidade

Questão 3
E raro ocorrer com o uso da cloroquina sintomas como náuseas, anorexia, cafaléia, mal estar, visão embaçada, vômitos e dor abdominal, já o prurido é comum principalmente em povos como os africanos. Sua administração em longos períodos e com grandes doses pode desenvolver doenças reumatologias e ototoxicidade irreversível, retinopatia, miopatia e neuropatia periférica

Por qual das vias de administração citadas a seguir pode ser usada para administrar a cloroquina?

e. Somente intramuscular


 

Farmácia Clínica - U2 - AVALIAÇÃO DA UNIDADE

Questão 1
Os anti-inflamatórios tem ação contra a inflamação, no caso de analgesia e ação antitérmica. Podem ser administrados por via oral, intramuscular e via tópica, tendo absorção rápida, com pico sérico de 1 a 4 horas. A meia vida dos anti-inflamatórios podem variar de 2 a 5 horas, com metabolismo predominantemente hepático e excreção renal.
Qual a frequência de secreção dos glicocorticoides?

d. Período da manhã

Questão 2
São os mais recentes fármacos desenvolvidos para o tratamento da esquizofrenia, surgiram na década de 70 e são mais eficazes em diminuir os efeitos extrapiramidais do que as substancias típicas. Esses novos fármacos incluem a risperidona, clozapina, sulpirida, olanzapina dentre outros, todos são capazes de melhorar tanto sintomas positivos quanto sintomas negativos da esquizofrenia.
Assinale um dos efeitos colaterais da clozapina:

c. Agranulocitose

Questão 3
Existem inúmeros subtipos de receptores para serotonina. Os dois principais receptores pré-sinápticos são o 5HT1A e 5HT1B que são classificados como autorreceptores, ou seja, são receptores inibitórios que acabam por controlar a liberação de serotonina.

Em qual dos processos patológicos abaixo a serotonina tem sua ação terapêutica?

c. Alucinações

Questão 4
O bisacodil possui o mecanismo de ação por meio da ação de irritação da musculatura lisa intestinal levando ao aumento do peristaltismo, provocando a eliminação das fezes, devido ao acúmulo de fluidos e eletrólitos intestinais.

Fármacos como o bisacodil é capaz de desenvolver quais dos termos farmacológicos listados a seguir?

b. Tolerância farmacológica

Questão 5
São efeitos colaterais da cloroquina, náuseas, anorexia, cefaleia, mal estar, visão embaçada, vômitos e dor abdominal, já o prurido é comum principalmente em povos como os africanos. Sua administração em longos períodos e com grandes doses pode desenvolver doenças reumatologias e ototoxicidade irreversível, retinopatia, miopatia e neuropatia periférica.

Por qual via de administração é possível administrar a cloroquina?

b. VO, IM e EV