ED - Empregabilidade /2ª PARTE /Entrega da Atividade Discursiva 2
Questão 1 (Resposta)
A geração dos millennials está aos poucos se tornando mais conservadora em relação à questão do emprego. Isto se deve à forte insegurança e instabilidade mundial, por conta dos recentes acontecimentos (saída do Reino Unido do bloco da União Europeia, êxodo de refugiados islâmicos, divergências entre os EUA e a Coreia do Norte, etc.) e também ao fato do Brasil atravessar sua pior crise econômica, política e de credibilidade em décadas.
Os gráficos das pesquisas mostram que a tendência dos millennials é a de manterem os empregos atuais em vista das dificuldades em se conseguir novas colocações no mercado e, por conta disso, atualmente os millennials aceitam com mais naturalidade os trabalhos com horários fixos e estruturas organizacionais mais rígidas.
Assim, torna-se de suma importância para os millennials estarem bem preparados para os desafios que o novo mercado de trabalho proporciona, seja através de uma sólida formação acadêmica, com cursos complementares e domínio de outros idiomas, seja através de realizações onde fiquem claramente expostas suas capacidades de liderança, proatividade e de trabalho em equipe.
Também é importante que os jovens desta geração tenham em mente que nem sempre iniciarão suas carreiras no emprego dos seus sonhos e que pensem em suas carreiras a médio e longo prazo, a fim de que não se sintam frustrados por conta da difícil realidade atual a nível de mercado de empregos.
Questão 2 (Reposta)
1) Sou uma pessoa já experiente no mercado de trabalho, tendo ocupado vários cargos ao longo da minha vida profissional até decidir empreender por conta própria. Já passei pelas áreas de comunicação (telefonia), RH (benefícios), operação (atendente de telemarketing), supervisão (supervisor de telemarketing). Ainda no setor operacional, já trabalhei como Vigia, depois como Supervisor de empresa de segurança e, atualmente, sócio proprietário de empresa de segurança e terceirização que conta com 62 colaboradores. Minha meta atual é diversificar os negócios passando a atuar no ramo de estamparia digital com alto grau de personalização (estamparia de camisetas, calças, bermudas, etc.) com foco em vendas através de lojas virtuais e pretendo alcançar este objetivo nos próximos 06 meses.
a) Para isto, o curso atual (Administração) vem suprir minhas necessidades em relação a conhecimentos específicos nas áreas de Marketing, Contabilidade e Custos, Matemática Financeira e muitas outras que fazem parte da grade curricular. Além disto, ao longo deste ano realizei cursos de Estamparia e Sublimação, de Design Gráfico com foco nos programas Corel Draw, Photoshop e Illustrator e fiz estágio de 16 horas em uma fábrica de camisetas e estamparia (silk screen e sublimação). Não é possível agregar o negócio pretendido ao negócio atual, por se tratarem de áreas totalmente distintas, porém, é perfeitamente possível conciliar os dois e agregar as funções visando o crescimento gradual de ambas as empresas de minha propriedade.
b) No cargo atual estou buscando desenvolver certas habilidades que não possuía, ou nas quais me considerava aquém do que podia apresentar, tais como o desenvolvimento de outros (ajudar as pessoas a melhorarem suas performances), a visão horizontal (incluir outros em processos de tomada de decisão), o autoconhecimento e a eficiência pessoal.
c) As próximas 3 metas que pretendo alcançar são: 1) conclusão do curso de Administração; 2) definição dos melhores equipamentos para iniciar o próximo negócio; e 3) a busca de pessoas capazes para dividir as tarefas e responsabilidades.
Questão 3 (Resposta)
A geração Y é, por natureza, de certa forma afoita em seu modo de pensar e tendem a achar que sabem de tudo, já que cresceram tendo a tecnologia como aliada. Para serem melhor recebidos pelas outras gerações, os jovens millennials precisar aprender a valorizar a experiência pessoal e profissional dos mais velhos, bem como procurar se adaptar às exigências do mercado em relação a horários, salários e planos de carreiras. Devem ter em mente que a imagem que eles têm de uma empresa “legal” de se trabalhar (funcionários com horários flexíveis, falta de rigor em relação ao vestuário, possibilidade de se trabalhar à distância ou em home office) nem sempre corresponde ao que a grande maioria das organizações apresenta.
Devem, acima de tudo, ter paciência para subir profissionalmente e focar seus objetivos no médio e longo prazo, para minimizar uma possível frustração pela busca de resultados imediatos que nem sempre se tornam realidade.