ED-EMPREGABILIDADE-discursiva 2

 

 


Atividades discursivas envolvem conceitos muito pessoais, por isso não existem textos prontos. Para se dar bem na matéria, crie textos com suas próprias palavras enfatizando os seguintes tópicos:

Questão 1
- A geração dos millennials está se tornando mais conservadora em relação à questão do emprego, por conta da instabilidade mundial (saída do Reino Unido do bloco da União Europeia, êxodo de refugiados sírios, divergências entre os EUA e a Coreia do Norte, conflitos na Venezuela, etc.) e também ao fato do nosso país atravessar sua pior crise econômica e política em décadas.
- Os gráficos mostram a tendência dos millennials a manterem os empregos atuais, levando em conta as dificuldades em se conseguir novas colocações no mercado
- Os millennials devem estar preparados para os desafios do novo mercado de trabalho, através de uma boa formação acadêmica, cursos complementares e domínio de outros idiomas. Capacidade de liderança, proatividade e de trabalho em equipe também são muito bem vindos!
- Os jovens desta geração devem ter em mente que nem sempre iniciarão suas carreiras no emprego dos seus sonhos. Assim, devem planejar suas carreiras a médio e longo prazo, a fim de que não se sintam frustrados por conta da difícil realidade atual. 

Questão 2
1) É uma pergunta bastante pessoa. Descreva sua experiência profissional e trace um plano de carreira (o que você deseja estar fazendo daqui 1 ano, 2 anos, 5 anos, 10 anos...).

a) Enumere e descreva o que você acha que precisa ter ou conhecer para iniciar na carreira escolhida;
b) Se estiver trabalhando ou estudando, descreva o que você está aprendendo atualmente que vá ajudar na carreira planejada;
c) Descreva 3 metas que pretende alcançar para conquistar o cargo desejado no seu plano de carreira (pode ser a conclusão do seu curso de formação, cursos auxiliares, de idiomas, estágios, etc. Seja o mais detalhista possível!

Questão 3
- A geração Y é, por natureza, afoita em seu modo de pensar e tendem a achar que sabem de tudo;
- Para se socializarem com as outras gerações, precisar aprender a valorizar a experiência pessoal e profissional dos mais velhos;
- Devem procurar se adaptar às exigências do mercado em relação a horários, salários e planos de carreiras.
- Devem ter em mente que a imagem que eles têm da empresa ideal de se trabalhar nem sempre corresponde ao que realmente é na grande maioria das empresas.
- Devem, acima de tudo, focar seus objetivos no médio e longo prazo, para minimizar uma possível frustração pela busca de resultados imediatos que nem sempre se tornam realidade.