ED - Empregabilidade Discursiva 1

ED - Empregabilidade /1ª PARTE /Entrega da Atividade Discursiva 1

Questão 1 (resposta)

A geração dos chamados Millennials está fortemente ligada à tecnologia, já que nasceu e cresceu acostumada ao uso dos mais diversos aparelhos (notebooks, smartphones, etc) e plataformas como forma de interação (interação, streaming, chat, troca de dados e videoconferências em tempo real, etc.).

Essa liberdade no uso de tecnologias propicia aos jovens uma interatividade digital – aliada à velocidade como as informações são recebidas ou transmitidas, processadas e compartilhadas - jamais vista nas gerações anteriores. O mundo ficou pequeno.

Neste mesmo sentido, as novas tecnologias permitem o uso compartilhado dos ambientes de trabalho, facilitando a troca de ideias, o desenvolvimento e acompanhamento de projetos e influencia até mesmo no ambiente organizacional, tornando o local de trabalho mais agradável e produtivo.

Questão 2 (resposta)

a) Descrição das vantagens que possuo:

- Vontade de fazer alguma diferença para a empresa o quanto antes.

De fato, gosto de estar sempre em busca de algo que acrescente em meu trabalho ou para empresa, como rever processos e métodos, aplicação de meus conhecimentos em outras áreas na função que exerço, etc.

- Repertório vasto

Apesar de pertencer a uma época anterior à dos Millennials, meus conhecimentos, habilidades e experiência estão alinhados com a tecnologia, indo, inclusive, pouco além de simplesmente buscar informações na internet e usá-las no dia a dia, pois possuo conhecimento em vários programas, editores de texto e imagens, otimizadores, rede, etc., além de conhecimentos nas mais diversas áreas.

- Facilidade em colaboração

Acredito ter um perfil bastante proativo e com espírito de colaboração. Tenho em mente que o que é bom para o grupo e para a empresa, certamente será bom também para cada um dos membros da equipe.

- Preocupação com o propósito do trabalho

Gosto de fazer o que eu gosto, sobretudo se isto acrescenta algo em minha vida ou para a coletividade.

b) Plano de ação para as vantagens que não possuo

- Desafio ao status quo

Dependendo da função exercida, não me sinto à vontade contestando, logo de início, os processos definidos por pessoas com maior bagagem que eu. Mas para sanar isto, é possível, com o tempo, adquirir conhecimento e experiência em relação ao item a ser discutido, antes de apresentar minhas considerações.

- Olhar além da remuneração

Por ser de uma geração anterior aos Millennials, infelizmente, não posso me dar ao luxo de trabalhar simplesmente por prazer. A remuneração, assim, torna-se um item importante em minha carreira profissional. Isto pode ser compensado com horários e locais flexíveis, que me permitam realizar outras tarefas alternadamente com o trabalho.

c) Dentre as vantagens adicionais que um jovem pode apresentar no mercado de trabalho (e que não foram citadas no texto) estão: conhecimento em outras línguas, experiências com trabalhos voluntários, formação acadêmica consistente com o cargo que ocupa, entre outras.

Questão 3 (resposta)

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo e globalizado, é essencial que o jovem da geração Y incorpore alguns diferenciais. Dentre estes, são imprescindíveis o conhecimento de outras línguas e uma formação acadêmica de qualidade (tanto na teoria quanto na prática). O fascínio ou a disponibilidade para viagens ou mudanças, tanto em tarefas desempenhadas como de local de trabalho, o relacionamento interpessoal e a incorporação de conhecimentos em outras áreas diversas daquela onde o mesmo se especializou também podem ser itens importantes na hora da escolha do novo profissional pelas empresas.