ED - Empregabilidade Discursiva

Questão 1 

 

Resposta:

1) Capacidade de julgamento e de tomada de decisão

Esta competência é importantíssima nos dias de hoje, onde as informações nos chegam a cada segundo em um ritmo e volume que tornam o acompanhamento difícil de se executar. E é neste cenário que um Administrador deve tomar decisões rápidas e seguras e com o maior nível de acerto possível.

Ter uma boa capacidade de julgamento não significa ser inteligente e nem tomar boas decisões. A essência está em aprender com os erros cometidos do passado, aplicar o que aprendeu à próxima ocasião e não repetir os erros ou já cometidos ou insistir numa rota que sabe-se que não está dando certo.
Isto implica, também, em manter a mente aberta, a rever os cenários e buscar entender que às vezes resultados inesperados são problemas reais e fazem parte da equação e que isto frequentemente exige mudanças de parâmetros e quebra de paradigmas.

2) Criatividade

A criatividade, ou inteligência criativa, termo abordado por Bruce Nussbaum em seu livro Creative Intelligence: Harnessing the Power to Create, Connect and Inspire (HarperBusiness 2013), é outras das competências mais valorizadas nos profissionais da minha área, haja visto que, para fazer frente à concorrência e manter o nível de atuação da empresa em relação à fatia de mercado que ocupa e, quem sabe, aumenta-la, faz-se necessário buscar soluções muitas vezes inusitadas para as ocorrências cotidianas.

Na opinião de Nussbaum, todos nascemos criativos e podemos aprender a desenvolver tal potencial, já que a criatividade é também resultado de muita interação social e observação.

É possível desenvolver nossa criatividade de várias formas, tais como: utilizar experiências como ponto inicial para novas formas de realização de tarefas; ver o mundo e as coisas à sua volta de uma outra perspectiva, diferente da que usualmente utiliza; fazer uso da tecnologia, que nos proporciona diversas ferramentas que nos permite reinventar processos e incrementar produtos; etc.

Questão 2 

Resposta:

A: Principalmente a falta de atenção com o entrevistador, o que nos revela um segundo erro: o seu despreparo para a entrevista a que sabia que iria se submeter. Neste sentido, um curso de preparação para entrevistas de emprego (existem aos montes) ou um coaching poderia ser de grande ajuda para se atingir um nível muito mais satisfatório nas próximas entrevistas de emprego.

B: Em primeiro lugar, o candidato não está vestido adequadamente para uma entrevista de emprego, como se pode ver pelos trajes do entrevistador (que aparenta ocupar um cargo de gestão, talvez gerente, diretor ou proprietário da empresa). Em seu lugar, prestaria o máximo de atenção nas palavras do entrevistador e, caso o mesmo propusesse algum teste de aptidão ou de outro tipo, confiaria na minha capacidade e preparo e aceitaria de imediato a realização do mesmo. Também estudaria a empresa antes de me apresentar para a vaga, buscando dados que me permitissem conhecer melhor a organização para a qual eu estou me propondo a prestar serviços.

 

Questão 3 

Resposta:

a)

Empresa sediada na na região de Campinas / SP contrata: Gerente Comercial

Oferecemos, além dos benefícios legais:
Salário: R$10.000,00
Convênio médico e odontológico extensivo aos familiares
Plano de carreira
Participação nos Lucros e Resultados

Atividades: o profissional será responsável pela criação e organização de planejamentos empresariais, estabelecimento e acompanhamento de metas, averiguação de concorrentes e realização de negociações que beneficiem tanto a empresa quanto o cliente, análise de relatórios de vendas e aplicação de treinamentos com a finalidade de obter melhores resultados dos colaboradores, entre outras.

Exigimos: experiência comprovada de 5 anos em cargo gerencial, espírito de equipe e liderança, conhecimentos na área e formação em administração de empresas, sistemas da informação ou áreas afins, inglês fluente, sólidos conhecimentos em pacote Office e experiência em Gestão de Pessoas.

B: Além da capacitação exigida, procuraria passar ao entrevistador o quanto me sinto motivada e ansiosa por este novo desafio profissional, uma vez que, caso seja contratada, poderei aplicar todo o meu conhecimento e experiência na área além de contribuir efetivamente para a estabilidade e para o crescimento da empresa.

¹ Professor de Inovação e Design na Parsons New School of Design, em Nova York, além de ex-editor-chefe da BusinessWeek e bloga da Fast Company e da Harvard Business Review. Estudou antropologia, sociologia e ciência política na escola de pós-graduação da Universidade de Michigan.