ED - Educação Ambiental Discursiva

ED - Educação Ambiental /2ª PARTE /Entrega da Atividade Discursiva 2

1) O projeto de transposição do Rio São Francisco gerou controvérsias no cenário político. Como de praxe na, entre a classe política brasileira vigora um sistema onde cada um luta pela sua fração do “bolo” representado pelas verbas federais e, deste modo, tendo o interesse coletivo e social sido posto de lado, o que se viu foi uma série de projetos, anteprojetos e emendas que no final trouxeram mais benefícios aos agricultores e empresários do agronegócio do que para a população de um modo geral.

2) Inúmeros estudos comprovaram que a transposição afetou de maneira abrangente o bioma das regiões por onde o canal e suas ramificações foram construídos. Neste sentido, foram ignorados os vários anos de descaso com os povos indígenas, que já foram no passado duramente castigados pela violência do cangaço na região, além da inundação de suas terras pela represa de Itaparica no final dos anos 80 e também pelo fato de que boa parte das comunidades estão localizadas no chamado polígono da maconha, onde há décadas há relatos de conflitos agrários. Especificamente sobre a transposição, no decorrer do projeto houve um impacto social e ambiental devastador sobre os povos indígenas, as quais, a despeito da constituição nacional e dos tratados internacionais, jamais foram ouvidas a respeito do empreendimento.

3) A conclusão mais óbvia é a de houve, sim, negligência na grande maioria das ocorrências de desastres e acidentes durante a execução do projeto de transposição. Visando reduzir custos e maximizar lucros, as empresas contratadas para a execução dos trabalhos ignoraram continuamente recomendações e regras de segurança, sendo beneficiadas pela fiscalização conivente durante a vigência dos contratos.

Sites Consultados:
1. Conselho Indigenista Missionário. Disponível em <http://www.cimi.org.br/site/pt-br/…>. Acesso em 07/11/2017.

2. Relatório Rema Brasil. Disponível em <http://remabrasil.org:8080/…/po…/plonearticle_preview_popup…>. Acesso em 07/11/2017.

3. Terras Indígenas no Brasil. Disponível em <https://terrasindigenas.org.br/en/noticia/77710>. Acesso em 07/11/2017.