ED - CIÊNCIA,TECNOLOGIA E SOCIEDADE SIMULADO GERAL

1) Eleita pelo dicionário Oxford (referência no papel de catalogar novos termos) como expressão do ano de 2016, o termo “pós-verdade” foi definido como “relativo ou referente a circunstâncias nas quais os fatos objetivos tem menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais”. De forma simplificada, a utilização dessa expressão se refere à diminuição do peso dado para a verdade factual e valorização das versões de um fato com objetivo de sustentar opiniões e ideologias.

https://www.infoescola.com/sociedade/fake-news/

Em agosto de 2018 o então Ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Fux, assinou um termo de parceria para combater Fake News com uma associação. Qual foi essa associação?
Escolha uma:

2) “O boato pode vir de uma piada de um grupo de Whatsapp de amigos, com ironia, em uma montagem brincando com uma foto sua. Pode ser um meme que vai circular na família sem nenhuma repercussão mais negativa, mas pode acontecer também algo mais trágico, como uma pessoa sendo espancada no meio da rua porque parecia com uma suposta sequestradora de crianças”, diz Fabio Goveia, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo.

https://g1.globo.com/e-ou-nao-e/noticia/as-consequencias-dos-boatos-na-vida-das-pessoas-e-suas-implicacoes-legais.ghtml

Neste ano de 2018 a Índia alcançou um recorde negativo e trágico em relação a fake News. De acordo com o jornal Times of India, quantas pessoas morreram em dois meses devido aos casos de fake News no país?
Escolha uma:

3) Um estudo feito pela Sam Houston State University mostrou que as consequências “offline” das ameaças e ofensas virtuais podem fazer com que os jovens queiram até mesmo deixar de ir à escola. De acordo com essa pesquisa, 29% dos 3.500 alunos entrevistados já tinham sido vítimas de bullying, ao passo que 7% deles já havia sofrido cyberbullying. Segundo os pesquisadores, a tendência é de que esse número ainda aumente. Prevenir é o melhor remédio. Se você deseja que os seus filhos tenham uma educação plena, monitorar o bullying virtual é uma medida necessária.

https://escoladainteligencia.com.br/entenda-a-importancia-de-monitorar-o-bullying-virtual/

Como prevenir o cyberbullying na escola?
Escolha uma:

4) Mas o que faz pessoas comuns, que talvez não se comportem assim na vida offline, adotarem uma postura agressiva no mundo virtual, atacando os demais por motivos, muitas vezes, banais? Para Orkut Büyükkökten, criador da finada rede social que levava o seu nome, “a internet transformou a humanidade de muitas maneiras, deixou muitas coisas mais fáceis e eficientes, mas estamos mais sozinhos e desconectados do que nunca”.

Ele acredita, ainda, que um dos motivos que explicam esse campo de batalha nas redes sociais é a cultura do narcisismo, pois estamos “cercados de espelhos, que refletem não verdadeiramente como nos sentimos, mas o que queremos que o mundo veja em nós”. E tudo isso foi potencializado com a chegada do Facebook e Instagram, nos anos mais recentes.
https://canaltech.com.br/comportamento/uma-analise-sobre-a-propagacao-do-odio-pela-internet-e-suas-consequencias-100018/

Para combater crimes de ódio e cibernéticos foi criada uma delegacia especial. Qual o nome dessa delegacia?
Escolha uma:

5) É perceptível que grandes marcas e empresas continuam a investir em propaganda e assim agem porque têm visão a médio e longo prazo, focada em resultados e crescimento e na relação com seus consumidores. Poucas empresas ou marcas se mantém e até mesmo sobrevivem com a falta de investimento em comunicação.

https://exame.abril.com.br/negocios/dino/em-tempos-de-crise-invista-em-comunicacao-shtml/

Em tempos de crise é comum o mercado se retrair, investimentos são cortados e despesas são revistas. Mas o discurso para enfrentar um mercado retraído é justamente o contrário, investir para aparecer. A Gigante digital Google criou uma ferramenta de publicidade que hoje é a maior fonte de receita da empresa. Qual o nome dessa ferramenta?
Escolha uma:

6) As redes sociais nos permitem trazer à tona nossas diferentes personas e nelas mostramos facetas que muitas pessoas não conhecem. Normalmente somos exatamente aquilo que mostramos. Mas essa não é uma exclusividade do nosso povo. Claudio Pinhanez conta que 40% dos tweets em língua inglesa trazem mensagens violentas e racistas. A verdade é que na solidão da interação temos a tendência de, quando provocados, não pensar para contestar, abrindo assim a possibilidade para reações exageradas. Nosso corpo responde química e fisicamente às emoções, por isso sempre é melhor respirar antes de impulsivamente agir.

Em 2015 uma jornalista da TV Globo, a garota do tempo, sofreu comentários racistas na página do Jornal Nacional no Facebook. Uma campanha nas redes sociais teve início com a mensagem Somos Todos e o nome da jornalista. Posteriormente os agressores foram identificados pela Polícia Federal. 
Fonte: https://www.linkedin.com/pulse/o-%C3%B3dio-nosso-de-cada-dia-intoler%C3%A2ncia-nas-redes-fernanda-nascimento acesso em 15 de outubro de 2018
http://g1.globo.com/economia/midia-e-marketing/noticia/2016/06/campanha-contra-racismo-coloca-vitima-e-agressor-frente-frente.html acesso em 15 de outubro de 2018

Qual é o nome da jornalista que foi atacada?
Escolha uma:

7) os objetivos de marketing da empresa, seu planejamento estratégico, diferenciais competitivos e posicionamento de mercado só podem ser aplicados de forma adequada pelos funcionários e colaboradores da organização se o endomarketing e a comunicação interna fizerem seu trabalho, isto é, para que a empresa leve aos seus clientes serviços ou produtos que correspondam a seus desejos e necessidades, é necessário que todos na empresa estejam familiarizados com esses objetivos e como serão alcançados.

https://www.agendor.com.br/blog/comunicacao-interna-endomarketing/

Qual o nome que se dá para a estratégia de marketing utilizada para a comunicação interna das empresas?
Escolha uma:

8) Informações falsas são fabricadas e publicadas com ajuda de robôs, programas que simulam ações humanas repetidas vezes e de maneira padrão na internet. Assim, as notícias falsas funcionam, principalmente, como uma isca para que pessoas reais como eu e você compartilhem e disseminem esses boatos. Elas vêm por meio de perfis falsos nas redes sociais, sites falsos de notícias, boatos pelo WhatsApp e imitações idênticas de noticiários famosos. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Oxford, as Fake News são capazes de fazer um tema se transformar em tendência, atacar uma figura pública, espalhar um boato e, inclusive, ser importante arma política.

http://objeto.digital/blog/curiosidades/fake-news-voce-sabe-como-elas-surgem-e-como-identifica-las

As fake News costumam se espalhar pela internet, mas em 2003 ela foi inventada e disseminada pela TV através do programa de um famoso apresentador. Uma entrevista com supostos integrantes de uma organização criminosa foi ao ar e várias celebridades foram ameaçadas. A polícia investigou a gravação e descobriu a mentira posteriormente. O programa onde a falsa entrevista foi divulgada era apresentada por qual apresentador brasileiro?
Escolha uma:

9) Não é nada fácil reconhecer que seu filho apresentar um comportamento inadequado, mas você pode ajudá-lo a ter empatia pelos colegas com alguns hábitos. O primeiro ponto a ser observado é a que a autoridade dos pais não deve ser exercida por meio da violência, pois a criança vai aprender que a agressão é o caminho para resolver suas frustrações e será inevitável que ela aja dessa mesma maneira com as outras pessoas. Além disso, é preciso dar o exemplo: de nada adianta dizer à criança que ela deve respeitar colegas e professores se elas frequentemente presenciam seus pais desrespeitando vizinhos, prestadores de serviços, um ao outro e a elas próprias. Ainda, deixe claro que presenciar ou incentivar um colega a praticar bullying, mesmo que a criança em si não pratique a agressão, também é um comportamento inaceitável.

https://www.colegiosaojudas.com.br/bullying-na-escola/

O bullying sempre existiu. Mas porque atualmente os efeitos dele são mais nocivos?
Escolha uma:

10) Como as redes são baseadas na interatividade entre os usuários e as páginas comerciais, ninguém está livre de ser criticado diante de seu público alvo. Essas críticas de certa forma criam situações constrangedoras — e que podem influenciar de maneira negativa para reputação da empresa.

Em 2012 tivemos o caso Spoleto, onde o grupo Porta dos Fundos fez um vídeo sobre o mal atendimento nos restaurantes do grupo. A resposta da empresa foi muito elogiada e conseguiu reverter um vídeo que tinha tudo para ser negativo em um case de sucesso de como responder uma crítica nas redes sociais. 
Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2012/08/30/spoleto-tira-proveito-de-viral-ironico.html acesso em 15 de outubro de 2018

Neste caso especifico qual a forma de contribuição da rede social:
Escolha uma: