Discursiva responsabilidade social e ambiental

A Agenda 21 foi um processo de diretrizes com o intuito de analisar a situação atual do país visualizando de forma sucinta o desenvolvimento futuro de forma sustentável, tendo como eixo central a sustentabilidade.
Acompanhando a conservação do meio ambiente e crescimento econômico a agenda 21 vem buscando sempre estratégias partilhadas entre a sociedade civil e o setor público, construindo métodos de proteção ambiental. 
O IBGE disponibilizou a sociedade um conjunto de informações sobre a realidade brasileira em dimensões ambientais, sociais e econômicas ilustrada por meio de gráficos e mapas para serem analisados diversos panoramas relacionados ao desenvolvimento sustentável do Brasil.

#MICROECONOMIA

No monopólio existe importantes características que faz com que o mercado atinja um lucro extraordinário, ter somente uma empresa produtora que ofereça bens e serviços, não ter produtos que o substitua e ter uma barreira de entrada de novas firmas concorrentes. Uma fonte de barreiras ao acesso de novas empresas nesse mercado são monopólio puro ou natural (exemplo: serviços de correios, saneamento básico e redes elétricas) e com isso os consumidores não tem outra opção, com alta escala de produção requerida com elevados investimentos, proteção de patentes com direito único de produzir um bem ou serviços, ter um alto controle sobre matéria prima no mercado. O comportamento monopolista ele não acredita que quando os lucros estão elevados que vem a obter um resultado a curto prazo podendo assim atrair concorrentes, ou que com os preços elevados possam afugentar os consumidores fazendo que eles procurem uma oferta melhor. 
Com uma concorrência perfeita o ponto de maior equilíbrio de um monopolista é quando ele maximiza o lucro ou quando a receita e o custo marginal são iguais 
A existência de barreiras a entrada de novas firmas permitirá a persistência de lucros extraordinários também a longo prazo, sendo suposto que o monopólio não será afetado no longo prazo. 
Conclui-se que o lucro extraordinário de uma empresa persiste por longo prazo porque quando elas não têm concorrentes de mercado eleva o preço dos produtos e assim a demanda se torna maior e os consumidores se vêem obrigados a adquirir aquele produto