Quais são os sistemas de produção escolhidos pela fábrica para o processo produtivo do refrigerante Coca-Cola e para o refrigerante Fanta? Por encomenda (por tarefa ou job shop)? Em Lotes? Em Linha? Em fluxo contínuo?
II. Explique por que esses sistemas foram os escolhidos para o processo produtivo de cada um desses refrigerantes.
Resposta:
Para a Coca Cola, se usa o sistema de fluxo continuo, já para a Fanta é Jobbing ou Job Shop, que é o tipo de processo altamente customizado, porem onde cada produto compartilha os recursos das operações com outros produtos.
Questão 2
Com o volume de produção que ultrapassa mais de 800 milhões de unidades fabricadas por dia, o refrigerante de coca necessita deste processo de produção em massa para atender à demanda. Já o refrigerante de Fanta, sua história tem início em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, quando a fábrica alemã da Coca Cola, localizada em Essen, deixou de receber o xarope base utilizado no preparo do tradicional refrigerante de cola devido às sanções impostas pelos Aliados, Max Keith, então chefe de operações da unidade alemã, se viu obrigado a procurar outros ingredientes para a criação de um novo produto na tentativa de evitar a suspensão das atividades da unidade fabril, além de manter o maquinário em funcionamento. O resultado desses esforços foi o surgimento de um refrigerante com sabor de fruta.