A Bio Florais lança chocolates com ativos funcionais. São diversos produtos, para diferentes usos: Fitness, que ajuda a emagrecer; TPM, que diminui os efeitos da tensão pré-menstrual; Beauty, para melhorar a aparência e juventude da pele; e as opções com 50% e com 70% de cacau. Todos eles sem açúcar nem glúten, e sem leite. Para o lançamento a Bio Florais criou uma marca própria, desvinculada da marca máster: Activeslim – Chocolates Funcionais.
A criação da marca e das embalagens é da agência Dagon Comunicação Integrada. O flow pack que acondiciona os produtos, fornecido pela Esper, tem tons aveludados e uma rotulagem clean com o mínimo de informações, porém facilmente identificáveis. As caixas-display são produzidas pela Rip Editores.”
Disponível em: http://www.datamark.com.br/…/bio-florais-lanca-marca-de-ch…/ Acesso em: 31/07/2016
Considere as características dos produtos, do público-alvo e da marca descritos no texto e discorra sobre qual seria(m) a(s) estratégia(s) de preços e de comunicação adequadas para o caso.
Resposta:
"Pensar nas estratégias de marketing, é pensar em termos das estratégias de Produto, Preço (o valor mais adequado entre as possibilidades de aquisição dos consumidores e a rentabilidade da empresa), Praça (as formas mais adequadas de fazer com que o produto chegue nas mãos do consumidor) e Promoção (as estratégias usadas para tornar o produto conhecido no mercado).
Todos sabem que vivemos numa sociedade de consumo desenfreado. Basta ligar a televisão, folhear uma revista ou andar pelas ruas repletas de cartazes para nos depararmos com o reflexo dessa óbvia realidade: a presença maciça da publicidade, que nos alicia a consumir tudo e mais alguma coisa. Acredito que a primeira estratégia de Promoção, seria fazer um site somente com essa nova linha de produtos funcionais e utilizar de redes sociais e mídias, como a televisão, por exemplo, para que haja maior divulgação tanto dos produtos quanto da Marca, principalmente por se tratar de uma linha diferenciada que as pessoas buscam cada vez mais hoje em dia porque trata diretamente da saúde.
As embalagens já são um diferencial que chamam a atenção dos clientes como ponto positivo, porém seria interessante que a empresa colocasse mais informações para que, assim, o cliente possa ter maior segurança sobre o produto que está consumindo, já que se trata de produtos sem glúten e sem lactose, com efeitos funcionais ao organismo.
O bom atendimento ou atendimento diferenciado, tanto na loja física quanto on-line, também faz parte de uma boa estratégia de marketing. Cliente sempre volta a comprar quando se sente “abraçado” pela empresa ou pelo produto, quando ele percebe que o valor agregado. "
Em relação à estratégia de preços, você pode escolher uma das listadas abaixo e falar um pouco sobre ela, do seu ponto de vista, ou seja, porque você acha que a estratégia escolhida é a melhor opção para a Bio Florais.
PRECIFICAÇÃO BASEADA EM CUSTOS: Consiste em determinar um percentual e adicionar ao custo total do produto/serviço (lembrando que este custo total deve incluir os custos fixos, variáveis, diretos e indiretos). Os principais desafios desta forma de precificação são que alguns custos são de difícil rastreamento, há uma maior dificuldade em precificar mão-de-obra do que materiais e talvez os custos não equivalham ao valor percebido pelos clientes.
PRECIFICAÇÃO BASEADA NA CONCORRÊNCIA: Concentra-se nos preços praticados pelas empresas do mesmo setor ou mercado. Esta forma de precificação é útil quando os custos são difíceis de medir ou quando não se sabe como a concorrência reagirá.
Seus principais desafios incluem a dificuldade das pequenas empresas em cobrar preços equivalentes aos das grandes empresas (devido aos ganhos de escala destas últimas), a heterogeneidade dos serviços como um fator limitante para a comparação (já que nem sempre o serviço executado por uma empresa é exatamente igual ao executado por outra) e o fato de que talvez os preços estipulados não reflitam o valor para o cliente.
PRECIFICAÇÃO BASEADA NA DEMANDA: Envolve a definição de preços de modo coerente com o valor percebido pelos clientes, ou seja, os preços são baseados no que eles se dispõem a pagar. Por exemplo: a imagem que os clientes têm sobre a qualidade do produto ou serviço, a sua impressão sobre o atendimento, a confiabilidade na empresa etc.
Entre seus principais desafios estão o ajuste dos preços monetários para que seja refletido o valor dos custos não-monetários e também o fato de que como o cliente não possui acesso total aos custos do serviço, em determinados casos talvez o preço não seja um fator central para ele