Capital de Giro e Demonstrações Financeiras

Ao estudarmos gestão de recursos financeiros, disponibilidades e estoques, vimos a importância da gestão do caixa e dos estoques e técnicas de projeção de caixa e controle de estoques. Quando estudamos os conceitos de capital de giro e gestão da análise de crédito e vimos como a política de credito afeta o capital de giro das empresas. Esses conceitos são fundamentais para a gestão de qualquer empresa, não importando seu porte ou ramo de atividade.

Com relação à gestão de recursos financeiros, disponibilidades e estoque e gestão da análise de crédito e capital de giro responder às seguintes questões:

* O que é?

* Como se faz essa gestão? Quais os mecanismos de controle?

* Por quê essa gestão é necessária?

Resposta:

Quando falamos de gestão de recursos financeiros, estamos falando de conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômicos e financeiros de uma empresa, fornecendo a este subsidio no que se refere a melhor administração financeira, através de análises e teorias, pois atualmente as empresas de um modo geral vêm sofrendo dificuldades por não possuírem total conhecimento de sua real situação financeira. O objetivo é maximizar os resultados financeiros de uma empresa a partir do controle, análise e planejamento das suas movimentações financeiras.

As disponibilidades representam os ativos de liquidez imediata da empresa que são: Caixa, Bancos e Aplicações Financeiras. O seu objetivo é de apurar e lançar o saldo disponível para que haja sempre capital de giro na empresa. Devem ser sempre registrados todos os recebimentos isto é as vendas à vista e a prazo, e também todos os pagamentos que são as compras á vista e a prazo, pagamentos de duplicatas, pagamentos de despesas e outros pagamentos.

Estoques são definidos como materiais, mercadorias ou produtos mantidos fisicamente disponíveis na empresa, aguardando seu ingresso no ciclo de produção. Na qual estão divididos em estoques de mercadorias e produtos acabados, produtos em elaboração, matérias-primas e embalagens e materiais de Consumo e almoxarifado entre outros. o objetivo geral da administração de estoques é de fazer com que eles circulem mais rápido possível, sem, causar perdas de vendas em função de faltas. Genericamente eles são mantidos para satisfazer as necessidades tais como: Criar segurança contra atrasos na entrega de matérias ou produtos por parte dos fornecedores; Aumentar a segurança perante grandes variações na procura; Obter vantagem da dimensão econômica de uma ordem de compra.

Capital de giro pode ser definido, pela quantidade de recursos que empresa precisa para operar regularmente, normalmente, é constituído pelas contas: disponibilidades, contas a receber de clientes e estoques, pois é através do capital de giro que se controla as entradas e saídas do caixa, determinando em que investir em curto prazo. É dessa forma que os créditos e as contas a receber se tornam o ponto chave para se planejar, organizar, controlar e dirigir as políticas e analises dos créditos que serão disponibilizadas aos clientes em curto prazo, para que o dinheiro disponível girem nesse período e possibilite novos investimentos no mesmo prazo.

A análise de crédito é definido como um processo organizado para analisar dados, de maneira a possibilitar o levantamento das questões certas acerca do tomador do crédito. "Este processo cobre uma estrutura mais ampla do que simplesmente analisar o crédito de um cliente e dados financeiros para a tomada de decisão com propósitos creditícios. a análise de crédito envolve a habilidade de fazer uma decisão de crédito, dentro de um cenário de incertezas e constantes mutações e informações incompletas. A análise ocorrerá conforme as necessidades do solicitante e dentro de um nível de risco aceitável, a partir de documentação apresentada e análise da mesma, objetivando a maximização dos resultados da instituição, ainda, que a análise de crédito é um processo organizado a fim de reunir e montar todos os fatos que conduzem ao problema, determinar as questões e suposições relevantes para a tomada de decisão, analisar e avaliar os fatos levantados e desenvolver uma decisão a partir das alternativas funcionais e aceitáveis.