Auditoria e Consultoria em RH ATIVIDADE DISCURSIVA

A Quimix atua na área químico-farmacêutica, é classificada como empresa de grande porte, tanto em função de seu faturamento, quanto do número de funcionários, são 1500. Também pode ser considerada como uma empresa tradicional, por conta do tempo de mercado, atua há mais de 50 anos no Brasil e mantém políticas e práticas com poucas modificações durante esse tempo. Além disso, em seu quadro 80% dos funcionários tem na empresa seu primeiro e único emprego, que mantem alto comprometimento e dedicação com a empresa. Por sua vez, a organização trata os colaboradores como “filhos”, que precisam ser monitorados e auxiliados o tempo todo.

Nos últimos 10 anos a empresa vêm sentindo as mudanças no mercado em que atua, especialmente a perda de competitividade, por seus baixos índices de produtividade e qualidade. Nesse contexto, a empresa vem se questionando sobre o estilo de gestão que possui e pensando em promover mudanças.

Deu início, a uma série de seminários aos gestores das principais áreas da organização, onde foram abordados o cenário atual do mercado e do segmento, bem como discutidos os resultados da empresa nos últimos 5 anos. A partir desse trabalho, os gestores foram orientados a identificar os desafios que a empresa enfrenta e propor estratégias para enfrentá-los.

Fonte: adaptação de ORLIKAS, E. Consultoria Interna de Recursos Humanos: conceitos, benchmarking, cases, indicadores.- 11ª ed. - Taubaté: Danelli Editores, 2012.

Analise a figura a seguir:

 

Fonte: http://www.saude.sc.gov.br/…/saude_e_cidadania/ed_04/05.html

 

Com base nessas informações (case e figura), faça o que se pede nos itens a seguir:

. Identifique e conceitue o tipo de mudança a organização mostra estar empreendendo (radical, gradual ou sustentável).
. Analise se o processo apresentado pode ser considerado como uma forma de diagnóstico organizacional.
. Identifique e explique o que caracteriza o método de coleta de dados que foi utilizado nesse caso.

Resposta:

 1) Por todo o exposto no enunciado, vê-se que a empresa planeja uma ruptura com o modelo tradicional, ou seja, uma mudança organizacional RADICAL, que é aquela que ocorre diante da necessidade de uma profunda alteração nos princípios base da empresa, na sua gestão, na sua atuação e nos produtos, para que a empresa sobreviva e cumpra com sua missão. Empresas com uma longa história, como a Quimix, são as que geralmente necessitam empreender esse tipo de mudança, garantindo a superação da má fase e o lucro para os investidores. Com a implementação dessa mudança, a empresa pode terminar parecendo outra: novos funcionários, novo modelo de gestão, novos objetivos e, inclusive, novos mercados de atuação.

2) De acordo com Rosa (2001, p. 05), "Diagnóstico empresarial é o levantamento e análise das condições de uma empresa com a finalidade de se avaliar qual é o seu grau de saúde ou eficiência". Assim sendo, através dele é possível verificar a existência de problema ou disfunções que estão afetando os resultados da organização, bem como fornecer indicadores para ações interventivas que colaborem com a supressão das queixas. Portanto, o processo apresentado trata-se do início de um diagnóstico organizacional.

3) O método de coleta de dados utilizado foi o método histórico ou método da revisão teórica ("Deu início, a uma série de seminários aos gestores das principais áreas da organização, onde foram abordados o cenário atual do mercado e do segmento, bem como discutidos os resultados da empresa nos últimos 5 anos."), que é aquele onde é feita uma ligação entre os fatos ou teorias para se chegar a um resultado.